PORTA A PORTA EM NÍVEL GLOBAL

PORTA A PORTA EM NÍVEL GLOBAL

35 anos de atuação em nível global, dos quais 15 anos de atividades no mercado brasileiro. Nessa trajetória, a Hansa Meyer tem se destacado pela estruturação de equipes locais em todos os países onde atua, conseguindo, desse modo, aliar os elevados padrões internacionais com o conhecimento das particularidades e desafios próprios de cada região.

No Brasil, o comando da operação está a cargo de Rudolfo Zillmann, diretor geral, mas também stakeholder, ou seja, alguém pessoalmente interessado no sucesso das operações da Hansa Meyer Global do Brasil Transportes Internacionais Ltda.

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No decorrer de sua história, a Hansa Meyer, de operador logístico global de bens de capital se desdobrou em um leque de atividades de transportes integrados. “O mundo mudou e o perfil dos nossos clientes, cada vez mais exigentes, também. Com isso, a Hansa Meyer Global Brasil teve que se reinventar e se adaptar”, diz Zillmann . “Hoje nossos clientes contam com uma empresa completa e experiente em todos os ramos da logística, nacional ou internacional. Com isso, agregamos valor aos nossos serviços e otimizamos os riscos aos nossos clientes”.

O maior diferencial da Hansa Meyer, segundo ele, é o fato de poder atender, de porta a porta, no mercado interno ou internacional, as diferentes demandas de transporte, “com profissionalismo, dedicação e sob medida às necessidades de cada projeto”. O escopo de serviços que a empresa disponibiliza para seus clientes realmente é bem amplo e abrangente.

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Rudolfo Zillmann

A começar pelo agenciamento de carga internacional (aéreo, FCL/LCL, BBulk, RORO), tanto de carga geral, quanto embarques de correias em bobinas ou veículos autopropelidos, por exemplo. A Hansa Meyer Global representa o armador Hansa Shipping Line Ltd. Um NVOCC devidamente registrado em Londres, com seguro P&I (assim como todo e qualquer outro armador) e responsabilidades como tal. A expertise em cargas projeto fica mais evidente na realização de transporte rodoviário nacional e internacional (FTL e Heavyloads). Nesse caso, o portfólio da Hansa Meyer inclui também, entre outros, o transporte de turbinas, geradores, filtros para a indústria de mineração, estruturas metálicas, caldeiras, compressores, mandrilhadoras, prensas e  FCL IG/OOG.

Por fim, a Hansa Meyer complementa e agrega aos seus serviços atividades complementares e típicas de engenharia de movimentação de cargas. Tais como, o desenvolvimento de soluções logísticas, projeto e construção de dispositivos de transportes, acompanhamento de operações de içamentos e remoções com time próprio de engenharia, confecção e desenvolvimento de Planos de Rigging, com supervisão própria em todos os projetos.

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Como grupo internacional, em seus 15 anos de atuação no mercado brasileiro de transportes, a Hansa Meyer implementou um método de trabalho que permite mobilizar os melhores recursos, em termos de transportes, içamento e remoção técnica, de modo a apresentar a melhor solução ao cliente final. Não se trata de simples subcontratação de serviços, até porque, desde o primeiro momento, a Hansa Meyer estruturou equipes próprias formadas por profissionais brasileiros com grande experiência nesse tipo de atividades.

“Para o transporte rodoviário, todo fornecedor – para ser homologado – recebe uma visita de nosso departamento técnico e todos seus dados são avaliados, inclusive sua situação financeira e cadastral junto aos órgãos brasileiros responsáveis, antes da validação de sua contratação”, explica Rudolfo Zillmann. Mais adiante, todas as operações de carregamento, transporte e descarregamento sempre são acompanhadas por um profissional da Hansa Meyer. “Antes de qualquer carregamento, o equipamento é vistoriado e a sua capacidade certificada, bem como as condições de trabalho”.

Tanto no Brasil quanto no exterior, diz Zillmann, o foco é sempre o de  buscar parceiros estratégicos para as operações, além de trabalhos de prospecção e ação em conjunto com os demais escritórios da Hansa Meyer Global distribuídos nos principais países com os quais o Brasil possui relações comerciais. A inovação é outra prioridade. “Recentemente inserimos em nossos projetos o monitoramento on line de nossos transportes através de uma ferramenta, chamada por nós de Hansa Spy, que ajudamos a desenvolver em parceira com a startup BobTon”.

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A Hansa Meyer Global Brasil possui divisões especificas para cada área de atuação e, com essa estrutura, consegue atender clientes em todo território nacional. A equipe está distribuída por diferentes departamentos: Operacional (de Importação e Exportação);  Customs Broker; Trucking & Rigging (juntamente com o time de Engenharia); Pricing e Comercial.

Esse time da Hansa Meyer Global Brasil está totalmente integrado com qualquer outra de suas subsidiarias, todas com padrões e procedimentos bastante similares. Além disso, clientes globais do Grupo possuem uma pessoa “Key Account” em cada Hansa Meyer, o que facilita na coordenação e gerenciamento dos projetos, tratativas comerciais e operacionais dentro do grupo e junto ao cliente.

O fato de não ter uma estrutura inchada tem sido uma vantagem importante para a empresa frente aos demais concorrentes, com estruturas maiores, durante a pandemia de coronavírus. “Desde março de 2020, estamos trabalhando sob regime home office, mas ainda assim nossos colaboradores não se sentiram afastados ou desestimulados”, diz  Zillmann. Segundo ele, o empenho e comprometimento de todos, além do contato e acompanhamento diário do time todo, ainda que virtualmente, não fez com que o foco se perdesse.

“Tivemos muito trabalho e muitos desafios – além daqueles que a própria pandemia nos trouxe, mas concluímos o ano passado satisfatoriamente bem”. Quanto às perspectivas para o futuro, ele entende que “o cenário ainda é bastante preocupante e devemos ser cautelosos quanto às ações para estarmos preparados para o crescimento que deve começar a mostrar sinais a partir de 2022”.

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AS GRANDES OPERAÇÕES DA HANSA MEYER BRASIL

Neste ano de 2021, a Hansa Meyer Global do Brasil tem realizado importantes operações, a despeito das limitações impostas pela pandemia. Duas delas, certamente terão registro destacado no histórico de realizações da empresa. A primeira, o transporte rodoviário de seis turbo-geradores com pesos entre 160 e 200 ton cada, do interior de São Paulo até o Porto de Santos, destinados à exportação para Industria de Óleo & Gá.

A outra, o transporte rodoviário, com operações de carga e descarga, além de posicionamento na base, de três turbinas (com pesos entre 160 ton e 200 ton) e três geradores (155 ton cada), desde o Porto de Santos e Jundiai até interior do Estado de São Paulo.

Em 15 anos de atividades no Brasil, outros marcos operacionais foram alcançados:

  • Importação do maior pórtico a ser instalado no Brasil (Estaleiro Enseada em Maragogipe, BA – 2015);
  • Afretamento AN-124 (2ª maior aeronave cargueira do mundo) para importação de correias em bobinas;
  • Transportes rodoviários nacionais de turbinas e geradores (de 100 ton a 200 ton cada)
  • Exportação de transformadores de 70 a 280 ton para diversos países da América do Sul, Central, do Norte e Oriente Médio
  • Importação de planta completa de biomassa para unidade fabril em Mato Grosso do Sul;
  • Exportação de equipamentos (linha amarela) usados para diversos países na Europa e África;
  • Transporte rodoviário nacional e operações de carga/descarga e posicionamento na base de geradores e turbinas em Lençóis Paulista (SP);
  • Transporte rodoviário nacional (com desenvolvimento de dispositivo/estrutura especial para transporte) de turbo-geradores (de 160 a 200 ton) do interior de São Paulo até o Porto de Santos;

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