35 anos de atuação em nível global, dos quais 15 anos de atividades no mercado brasileiro. Nessa trajetória, a Hansa Meyer tem se destacado pela estruturação de equipes locais em todos os países onde atua, conseguindo, desse modo, aliar os elevados padrões internacionais com o conhecimento das particularidades e desafios próprios de cada região.
No Brasil, o comando da operação está a cargo de Rudolfo Zillmann, diretor geral, mas também stakeholder, ou seja, alguém pessoalmente interessado no sucesso das operações da Hansa Meyer Global do Brasil Transportes Internacionais Ltda.
No decorrer de sua história, a Hansa Meyer, de operador logístico global de bens de capital se desdobrou em um leque de atividades de transportes integrados. “O mundo mudou e o perfil dos nossos clientes, cada vez mais exigentes, também. Com isso, a Hansa Meyer Global Brasil teve que se reinventar e se adaptar”, diz Zillmann . “Hoje nossos clientes contam com uma empresa completa e experiente em todos os ramos da logística, nacional ou internacional. Com isso, agregamos valor aos nossos serviços e otimizamos os riscos aos nossos clientes”.
O maior diferencial da Hansa Meyer, segundo ele, é o fato de poder atender, de porta a porta, no mercado interno ou internacional, as diferentes demandas de transporte, “com profissionalismo, dedicação e sob medida às necessidades de cada projeto”. O escopo de serviços que a empresa disponibiliza para seus clientes realmente é bem amplo e abrangente.
A começar pelo agenciamento de carga internacional (aéreo, FCL/LCL, BBulk, RORO), tanto de carga geral, quanto embarques de correias em bobinas ou veículos autopropelidos, por exemplo. A Hansa Meyer Global representa o armador Hansa Shipping Line Ltd. Um NVOCC devidamente registrado em Londres, com seguro P&I (assim como todo e qualquer outro armador) e responsabilidades como tal. A expertise em cargas projeto fica mais evidente na realização de transporte rodoviário nacional e internacional (FTL e Heavyloads). Nesse caso, o portfólio da Hansa Meyer inclui também, entre outros, o transporte de turbinas, geradores, filtros para a indústria de mineração, estruturas metálicas, caldeiras, compressores, mandrilhadoras, prensas e FCL IG/OOG.
Por fim, a Hansa Meyer complementa e agrega aos seus serviços atividades complementares e típicas de engenharia de movimentação de cargas. Tais como, o desenvolvimento de soluções logísticas, projeto e construção de dispositivos de transportes, acompanhamento de operações de içamentos e remoções com time próprio de engenharia, confecção e desenvolvimento de Planos de Rigging, com supervisão própria em todos os projetos.
Como grupo internacional, em seus 15 anos de atuação no mercado brasileiro de transportes, a Hansa Meyer implementou um método de trabalho que permite mobilizar os melhores recursos, em termos de transportes, içamento e remoção técnica, de modo a apresentar a melhor solução ao cliente final. Não se trata de simples subcontratação de serviços, até porque, desde o primeiro momento, a Hansa Meyer estruturou equipes próprias formadas por profissionais brasileiros com grande experiência nesse tipo de atividades.
“Para o transporte rodoviário, todo fornecedor – para ser homologado – recebe uma visita de nosso departamento técnico e todos seus dados são avaliados, inclusive sua situação financeira e cadastral junto aos órgãos brasileiros responsáveis, antes da validação de sua contratação”, explica Rudolfo Zillmann. Mais adiante, todas as operações de carregamento, transporte e descarregamento sempre são acompanhadas por um profissional da Hansa Meyer. “Antes de qualquer carregamento, o equipamento é vistoriado e a sua capacidade certificada, bem como as condições de trabalho”.
Tanto no Brasil quanto no exterior, diz Zillmann, o foco é sempre o de buscar parceiros estratégicos para as operações, além de trabalhos de prospecção e ação em conjunto com os demais escritórios da Hansa Meyer Global distribuídos nos principais países com os quais o Brasil possui relações comerciais. A inovação é outra prioridade. “Recentemente inserimos em nossos projetos o monitoramento on line de nossos transportes através de uma ferramenta, chamada por nós de Hansa Spy, que ajudamos a desenvolver em parceira com a startup BobTon”.
A Hansa Meyer Global Brasil possui divisões especificas para cada área de atuação e, com essa estrutura, consegue atender clientes em todo território nacional. A equipe está distribuída por diferentes departamentos: Operacional (de Importação e Exportação); Customs Broker; Trucking & Rigging (juntamente com o time de Engenharia); Pricing e Comercial.
Esse time da Hansa Meyer Global Brasil está totalmente integrado com qualquer outra de suas subsidiarias, todas com padrões e procedimentos bastante similares. Além disso, clientes globais do Grupo possuem uma pessoa “Key Account” em cada Hansa Meyer, o que facilita na coordenação e gerenciamento dos projetos, tratativas comerciais e operacionais dentro do grupo e junto ao cliente.
O fato de não ter uma estrutura inchada tem sido uma vantagem importante para a empresa frente aos demais concorrentes, com estruturas maiores, durante a pandemia de coronavírus. “Desde março de 2020, estamos trabalhando sob regime home office, mas ainda assim nossos colaboradores não se sentiram afastados ou desestimulados”, diz Zillmann. Segundo ele, o empenho e comprometimento de todos, além do contato e acompanhamento diário do time todo, ainda que virtualmente, não fez com que o foco se perdesse.
“Tivemos muito trabalho e muitos desafios – além daqueles que a própria pandemia nos trouxe, mas concluímos o ano passado satisfatoriamente bem”. Quanto às perspectivas para o futuro, ele entende que “o cenário ainda é bastante preocupante e devemos ser cautelosos quanto às ações para estarmos preparados para o crescimento que deve começar a mostrar sinais a partir de 2022”.
AS GRANDES OPERAÇÕES DA HANSA MEYER BRASIL
Neste ano de 2021, a Hansa Meyer Global do Brasil tem realizado importantes operações, a despeito das limitações impostas pela pandemia. Duas delas, certamente terão registro destacado no histórico de realizações da empresa. A primeira, o transporte rodoviário de seis turbo-geradores com pesos entre 160 e 200 ton cada, do interior de São Paulo até o Porto de Santos, destinados à exportação para Industria de Óleo & Gá.
A outra, o transporte rodoviário, com operações de carga e descarga, além de posicionamento na base, de três turbinas (com pesos entre 160 ton e 200 ton) e três geradores (155 ton cada), desde o Porto de Santos e Jundiai até interior do Estado de São Paulo.
Em 15 anos de atividades no Brasil, outros marcos operacionais foram alcançados:
- Importação do maior pórtico a ser instalado no Brasil (Estaleiro Enseada em Maragogipe, BA – 2015);
- Afretamento AN-124 (2ª maior aeronave cargueira do mundo) para importação de correias em bobinas;
- Transportes rodoviários nacionais de turbinas e geradores (de 100 ton a 200 ton cada)
- Exportação de transformadores de 70 a 280 ton para diversos países da América do Sul, Central, do Norte e Oriente Médio
- Importação de planta completa de biomassa para unidade fabril em Mato Grosso do Sul;
- Exportação de equipamentos (linha amarela) usados para diversos países na Europa e África;
- Transporte rodoviário nacional e operações de carga/descarga e posicionamento na base de geradores e turbinas em Lençóis Paulista (SP);
- Transporte rodoviário nacional (com desenvolvimento de dispositivo/estrutura especial para transporte) de turbo-geradores (de 160 a 200 ton) do interior de São Paulo até o Porto de Santos;