PONTOS DE IÇAMENTO PARA CARGAS OFFSHORE (PARTE 1)

PONTOS DE IÇAMENTO PARA CARGAS OFFSHORE (PARTE 1)

Por: Leonardo Roncetti (1)

Os pontos de içamento são os locais onde as lingas ou acessórios são conectados à carga, permitindo o içamento. O posicionamento, dimensionamento e detalhamento dos pontos de içamento são fundamentais para a integridade e equilíbrio da carga, além de preservar a linga e acessórios, aumentando a confiabilidade da operação.

A falta dos pontos de içamento ou sua especificação indevida tem contribuído na ocorrência de incidentes e acidentes dos mais diversos tipos no meio offshore e, por isso, proprietários de plataformas estão cada vez mais, exigindo dos fabricantes dos equipamentos e estruturas, a certificação desses pontos de içamento, tanto na fase de projeto como na fase de fabricação e montagem.

A tabela a seguir mostra os tipos de pontos de içamento propostos pelo autor.

Tipo Descrição Exemplo
1 Dispositivos não industrializados e não produzidos em série, incorporados temporária ou definitivamente na carga, projetados para uso em uma carga específica Olhais de chapa soldados, braçadeiras, munhões, alças
2 Dispositivos industrializados e produzidos em série por fabricante específico, incorporados temporária ou definitivamente na carga, para uso generalizado Olhais parafusáveis, olhais soldáveis, ganchos
3 Regiões específicas da própria carga Nó de treliça tubular com uma linga em forca ou cesto

 

4 A própria carga, envolvida por uma ou mais lingas Tubo içado com linga de 2 pernas em forca
5 A própria carga, envolvida ou suportada por algum dispositivo industrializado Garras, tenazes, barras ou pinos, ganchos, ganchos tipo “C”
6 Pontos de contato superficial com a carga Dispositivos magnéticos ou de sucção

Com a padronização, a especificação é facilitada. Por exemplo, em uma especificação para o fabricante de uma estrutura offshore a ser montada em plataforma, o proprietário pode restringir o uso dos tipos: “É proibida a adoção de pontos de içamento tipos 4, 5 e 6” ou “Os módulos devem, obrigatoriamente, possuir pontos de içamento do tipo 2”.

Foto em destaque: Olhal tipo 1 utilizado para içamento de estrutura offshore

leonardo roncetti(*) Leonardo Roncetti, engenheiro, é doutorando em içamento offshore pela COPPE-UFRJ, mestre em estruturas offshore pela COPPE-UFRJ, e diretor da TechCon Engenharia e Consultoria. Contatos: leonardo@techcon.eng.br

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