A Darcy Pacheco Soluções de Peso, sediada em Nova Santa Rita (RS), com atuação em todo território nacional e certificada pelas normas ISO 9001, ISO 14001 (já implementada) e ISO 45001 (com cronograma para certificação na próxima auditoria) recebeu o Prêmio Top Crane 2023, na Categoria Plano de Rigging – Case’2023, pelo planejamento envolvido no içamento da montagem completa de novo shaft, em planta de mineração, no município de Jaguarari (BA). A carga consistia de estruturas metálicas e grandes componentes, com volume de 15.000 m³, que deveriam ser içadas a uma altura de 50 m.
O Planejamento de Rigging indicou para essa operação o uso de nove guindastes sobre pneus, modelos Liebherr (LTM 1100-4.2) e Grove (RT765, RT890, GMK 5250), com capacidades para 250, 110, 90 e 60 t e um guindaste sobre esteiras Liebherr LR 1750 (750 t). O serviço foi realizado em 150 dias. O grande desafio é que havia apenas um vídeo de montagem de uma estrutura semelhante na África do Sul. Não se tinha definido como seria a montagem até o início do projeto.
A estratégia seguida pela equipe da Darcy Pacheco foi adequar cada etapa da montagem de acordo com a capacidade do equipamento ofertado. O estudo de Rigging iniciou seis meses antes do início da obra e foi pautado nas capacidades de carga do equipamento principal. Quando a obra iniciou, a cada nova montagem, se elaborava um plano de rigging específico para a situação apresentada. O plano era elaborado baseado na política de “muitas mãos”: a engenharia técnica do Grupo Darcy Pacheco junto do supervisor de movimentação de carga e engenharia do cliente na obra e na África do Sul.
Semanalmente ocorriam reuniões de escopo das movimentações, bem como análise preliminar de risco de cada atividade que seria executada. Em alguns casos, houve mudanças no processo de montagem visando a diminuição dos riscos envolvidos no rigging.
Os pontos de içamento de cada movimentação também eram planejados caso a caso, de acordo com o andamento de montagem da obra, para que não houvesse atrasos e, ao mesmo tempo, se garantisse a segurança nos processos. O sucesso veio com uma obra executada por completo antes do prazo previsto e sem nenhum acidente envolvendo rigging.
A área de Rigging da Darcy Pacheco é composta por quatro profissionais, com experiência média de 5,5 anos. Sendo a mais experiente com 11 anos. A equipe é formada por engenheiros mecânicos e civis (dos quais, dois formandos).