PEQUENAS CARGAS, GRANDES RISCOS

PEQUENAS CARGAS, GRANDES RISCOS

Por: Camilo Filho (*)

Muito mais comum do que imaginamos, os guindastes tombam com pequenas cargas e até mesmo sem carga. Na maioria das vezes, quando pensamos em um acidente envolvendo o tombamento de um guindaste, logo imaginamos que foi devido a uma carga pesada demais para ser içada pelo guindaste. No entanto, acidentes com tombamento de guindastes, podem ocorrer por diferentes motivos.

No caso do acidente da Fig.1 (acima), ele estava sem carga, apenas baixando a lança para lubrificá-la; o peso próprio da lança foi suficiente para que o guindaste perdesse estabilidade e tombasse.

No acidente da Fig.2, o guindaste estava apenas içando um pequeno motor elétrico (Fig.3). No entanto, os estabilizadores não foram abertos e o guindaste tombou devido ao grande comprimento da lança e um ângulo pequeno. O que deveria ter sido um içamento simples tornou-se muito caro. Lembre-se de que quanto maior o comprimento da lança, maior é o momento de tombamento.

Não é porque o guindaste tem um alcance longo, que você precisa usar toda a lança. Muitas vezes, o tombamento do guindaste é o resultado da lança ser estendida além do comprimento necessário para o trabalho e da configuração inadequada.

Dicas-Figura2
Figura 2

Por sorte não houve vítimas, só danos materiais; no caso, a camionete branca (Fig.4).

Dicas Figuras 3e4
Figuras 3 e 4

A perda de estabilidade resultando em um incidente de tombamento ou quase acidente não deve ser considerada uma ocorrência comum. Acidentes custam muito caro, causam danos à imagem da empresa e, o melhor, geralmente podem ser evitados. Quase acidentes, tem a vantagem de oferecer subsídios para “lições aprendidas”, sem que haja danos materiais, vítimas e etc.

Então, como mitigá-los?

Seguem algumas dicas:

  • Certifique-se de que o operador seja certificado, com formação, conhecimento e experiência para operar o equipamento.
  • Existem muitos tipos de guindastes. Leia o manual do fabricante para ter certeza de entender os quadrantes operacionais, as posições da superestrutura e as cargas permitidas para cada área de operação
  • Preste muita atenção aos diagramas de alcance, pois eles fornecem uma representação gráfica das posições seguras da lança.
  • NUNCA levante cargas onde a tabela de carga não forneça capacidades.
  • NUNCA exceda as capacidades indicadas na tabela de carga.
  • Capriche no patolamento, certifique-se sempre de que os estabilizadores estejam ajustados de acordo com a tabela em uso (0 %, 50% ou 100%).
  • Nunca permita que o operador dê “by pass” no LMI. Quando você começar a sentir o guindaste tombar, já é tarde demais, o guindaste já está sobrecarregado.
  • Sempre tente posicionar o guindaste de modo que a parte crítica do trabalho, seja feita pela área de maior estabilidade do guindaste. Isso poderá evitar os efeitos de uma sobrecarga acidental do guindaste durante o içamento.
(*) camilofilhoCamilo Filho é engenheiro mecânico, especialista em içamentos pesados, com mais de 39 anos de experiência em operações com guindastes e movimentação de carga. Com vários cursos na área feitos no exterior, é responsável por vários trabalhos de grande envergadura no Brasil e no exterior. Atualmente é autônomo e consultor da IPS Engenharia de Rigging. Sugestões e comentários enviar para: camilofilho@hotmail.com

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