ODEBRECHT DISPONIBILIZA ÁREA DE TREINAMENTO AO MERCADO

ODEBRECHT DISPONIBILIZA ÁREA DE TREINAMENTO AO MERCADO

TREINAMENTO

Por Redação Crane Brasil

Em maio desse ano, a Construtora Norberto Odebrecht disponibilizou sua área de treinamento, ligada ao setor de equipamentos (ODEq), para outras empresas e para pessoas físicas. Além dos treinamentos com foco nas pessoas voltadas a desempenho e manutenção dos equipamentos, estão disponibilizados também treinamentos relacionados com a operação de aplicação dos mesmos, içamento de carga e linha branca e amarela.

Na área de Guindastes e Movimentação de Cargas, a OdeqTraining tem capacitação em todos os níveis, desde sinaleiro amarrador, até técnicos e engenheiros que fazem os Planos de Rigging. Os programas são voltados para aquelas pessoas que já tem alguma experiência e querem se atualizar nas novas tecnologias ou para aquelas sem experiência, que querem iniciar uma carreira nessa área de movimentação de cargas – sejam como operadores, sinaleiros ou no planejamento das operações.

Mesmo pessoas sem experiência, com treinamentos específicos, podem se capacitar para uma nova função, diz Carlos Gabos, Gerente de Treinamentos em Movimentação de Cargas. Segundo ele, inicialmente é feita a avaliação física e psicológica, depois a capacitação teórica, que tem uma parte à distância, através de EAD via internet e, em seguida, o participante passa por simuladores onde adquire a habilidade básica.

Segundo Gabos, nessa fase é onde o participante comete erros e aprende a mitigá-los, o que seria impossível de simular na operação real. “Uma vez aprovado no simulador, ele passa para a aula prática no equipamento, iniciando pelas operações mais simples, até atingir as operações mais complexas, com várias funções ao mesmo tempo”, explica ele.

Na área movimentação de cargas e trabalho em altura, a OdeqTraining já tem uma programação de cursos para cada uma das funções envolvidas. O nível básico é o de auxiliar de movimentação de cargas, seguido pelo de sinaleiro amarrador (em algumas empresas chamado de rigger) e, depois, programas de capacitação para supervisores, rigger (nesse caso, envolvidos no planejamento da operação), técnicos e engenheiros de segurança, além, é claro, de operadores de diferentes tipos de equipamentos ( guindastes, guindautos, gruas, pórticos e pontes rolantes, implementos multiuso, manipuladores telescópicos e plataformas para trabalhos aéreos.

A ODEqTraining está em processo de reconhecimento como centro de treinamento  pela ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção), que tem um programa para certificação de pessoas que atuam na movimentação de cargas. Após a capacitação e aprovação pela ODEqTraining, o participante passa por um processo, com o objetivo de se certificar pela ABENDI.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×