O FUTURO DAS TESOURAS ELÉTRICAS CHEGA À AMÉRICA LATINA

O FUTURO DAS TESOURAS ELÉTRICAS CHEGA À AMÉRICA LATINA

A JLG Industries lançou uma nova tesoura totalmente elétrica, a DaVinci™ AE1932, agora disponível nos mercados latino-americanos – Brasil incluído. O equipamento não possui componentes hidráulicos, o que evita  vazamentos no local de trabalho. E também, por ser totalmente elétrica, tem nível zero de emissões. A tesoura de 5,79 m (19 pés) foi projetada e construída expressamente para aplicações nas quais é necessário cumprir rigorosos regulamentos ambientais.

Cada componente da tesoura DaVinci foi totalmente otimizado, incluindo o controle, o sistema de elevação, assim como os sistemas de acionamento e de direção, para reduzir o consumo de energia da unidade em até 70% em comparação com tesouras convencionais. Uma das grandes vantagens desse conceito inovador é atingir um consumo de energia reduzido por utilizar uma única bateria de lítio.

“A tesoura DaVinci AE1932 representa a próxima geração em eletrificação”, afirmou Shashank Bhatia, diretor sênior de engenharia de plataformas elevatórias móveis de trabalho em alturas (MEWP) da JLG. “Contanto que não haja escassez de tesouras alimentadas por baterias no mercado atualmente, esses outros modelos continuarão a incluir cilindros hidráulicos para sua atuação, o que requer óleo hidráulico para operação, deixando aberta a possibilidade de se ter que lidar com derramamentos, que complicam a operação em locais de trabalho delicados.

Sistema de controle em tempo real

As tesouras DaVinci ™ utilizam uma arquitetura distribuída, na qual cada sistema (elevação, acionamento e direção) está conectado de forma independente, ajudando a reduzir quedas de tensão e latência e, ao mesmo tempo, permitindo que o sistema de controle na tesoura se conecte e comunique diretamente com cada sistema.

Como cada sistema de controle está conectado a toda a máquina, a tesoura DaVinci pode transmitir dados de volta para os operadores, gerentes de frotas e técnicos de manutenção por Bluetooth e redes de telefonia celular. Isso permite a criação da estrutura apropriada para novos recursos, como o aplicativo DaVinciGo, que proporciona informações em tempo real sobre as condições da máquina e a situação da bateria, assim como a capacidade de que os técnicos de manutenção realizem diagnósticos remotos e transmitam atualizações de software remotamente.

Sistema de acionamento com imãs permanentes

O sistema de acionamento na tesoura totalmente elétrica DaVinci possui ímãs permanentes, que geram torque e criam movimento para o motor girar. Estima-se que o desempenho de cada ímã permanente possa aumentar a eficiência de um motor em até 20-30%, em média. Motores de ímãs permanentes oferecem uma longa vida útil de operação e não necessitam de serviços de manutenção.

Sistema de direção independente

Para uma operação tranquila, os controladores do sistema de direção independente no garfo da DaVinci são projetados para ajudar a reduzir o mau uso dos pneus no local de trabalho, ajudando a controlar o desgaste dos pneus e limitando danos em pisos delicados.

O sistema de direção intuitivo da AE1932 permite que os operadores da tesoura DaVinci operem facilmente a máquina em espaços restritos e ao redor deles, além de locais com acesso limitado, para realizar o trabalho onde for necessário.

Sistema de elevação com atuador eletromecânico

O sistema de elevação da nova tesoura DaVinci foi projetado com um atuador eletromecânico da tesoura, substituindo assim, o design com cilindros hidráulicos das tesouras elétricas tradicionais. Como não há componentes hidráulicos, a AE1932 não vaza, o que significa que ela pode ser usada sem “fraldas” de proteção.

“Seu design simplificado faz a AE1932 se destacar ao trabalhar em alturas”, disse Bhatia. “As tesouras alimentadas por baterias convencionais têm mangueiras redirecionadas ao longo da pilha da tesoura, enquanto que o modelo DaVinci não incorpora mangueiras, proporcionando uma aparência “clean” e moderna e, ao mesmo tempo, reduzindo significativamente a manutenção de cada unidade.”

Além disso, o sistema da tesoura DaVinci foi desenvolvido para recuperar energia quando a plataforma desce, enviando essa energia de volta para a bateria, para maximizar sua utilização entre cargas, ou seja, sua autonomia operacional.

Sistema da bateria com menor tempo de carga

As tesouras DaVinci podem ser totalmente carregadas em apenas 3,5 horas, aumentando sua utilização durante o dia de trabalho em comparação com as tesouras elétricas tradicionais, que requerem um tempo de carga até três vezes maior.

Para obter benefícios adicionais de produtividade, o sistema também pode ser carregado de forma oportuna em cinco minutos ou menos para 30,48 m (100 pés) de deslocamento, mais um torque suficiente para carregamento.

E o mais importante, a bateria de lítio na DaVinci pode ter uma vida útil de até 10 anos, o que significa que não deve ser necessário trocar a bateria. Além disso, ela não requer manutenção durante toda a vida útil para a qual a tesoura foi projetada.

Outro recurso de destaque é que a tesoura DaVinci apresenta um sistema avançado de gerenciamento da bateria, que monitora a utilização da unidade e os níveis de carga e, ao mesmo tempo, fornece informações detalhadas de diagnóstico sobre os sistemas da bateria e de carregamento por meio do aplicativo DaVinciGo.

Especificações de desempenho

A tesoura totalmente elétrica DaVinci AE1932 é uma resposta às expectativas do setor quanto a desempenho e produtividade em uma tesoura de 5,79 m (19 pés), incluindo uma capacidade nominal de 275 kg (606 lb) para ambientes internos e externos. A tesoura DaVinci AE1932 possui uma velocidade de deslocamento de 6,4 km/h (4 mi/h), que é até duas vezes maior do que a de uma tesoura tradicional. Isso permite que a máquina se mova rapidamente nos locais de trabalho.

Outro recurso que melhora sua produtividade é a velocidade de acionamento elevada progressiva. Esse recurso desacelera a unidade quando ela se eleva, ao invés de descer em média a 0,8 km/h (0,5 mi/h) como em uma tesoura padrão. AJLG é a pioneira desse recurso no setor. Esse modelo ocupa pouco espaço, pesa 1.564 kg (3.450 lb) e possui uma capacidade de inclinação de 25%.

As tesouras DaVinci também cumprem as mais modernas normas ANSI e CSA do setor, incluindo um sistema de detecção de carga, uma porta de fechamento automático e o sistema de guarda-corpo QuikFold da JLG. Além disso, ela incorpora o sistema Mobile Control da JLG™ como item de série, permitindo que os usuários dirijam, manobrem e carreguem a tesoura a partir de qualquer dispositivo portátil operado por iOS ou Android.

“Com seus recursos de produtividade voltados para o usuário final, a tesoura DaVinci AE1932 define uma nova referência no setor em desempenho e manutenção”, acrescentou Luca Riga, gerente sênior de marketing e desenvolvimento de negócios. “Não há dúvidas de que o lançamento da DaVinci AE1932 será um divisor de águas na forma como os produtos dessa categoria são desenvolvidos na América Latina. Os clientes parecem identificar na categoria de tesouras produtos que são commodities, mas a JLG está comprovando que a inovação pode transformar algo que parece simples em um avanço tecnológico no setor.”

Faça aqui o download do infográfico em português com os novos recursos da tesoura DaVinci AE1932

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×