O FUTURO CHEGA AO TRABALHO EM ALTURA

O FUTURO CHEGA AO TRABALHO EM ALTURA

Quais os principais fatores que justificam hoje esse novo “boom” no mercado de plataformas, Brasil incluído? Como a demanda em alta pode ser atendida com pressões inflacionárias, restrições de mão de obra e interrupções na cadeia de suprimentos? Qual o custo-benefício e as aplicações ideais para plataformas 100% elétricas, como as séries DaVinci e EC da JLG? E quais as opções intermediárias e de ponta aos clientes que não querem aderir neste momento a equipamentos 100% elétricos?

Essas e outras questões são respondidas na entrevista a seguir, exclusiva para para o caderno Plataformas da revista Crane Brasil por Luca Riga, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócios e Marketing da JLG para a América Latina, e Adriano Peres Leandro, Gerente Sênior de Vendas e Desenvolvimento de Mercado da JLG na América do Sul.

Luca-Adriano
Luca Riga e Adriano Peres Leandro, da JLG Industries

 “Boom” no mercado de acesso

Depois de quase uma década, a economia do Brasil está mostrando sinais de recuperação. Mesmo em meio à pandemia do COVID-19, os gastos com construção e infraestrutura do Brasil aumentaram e sua robusta indústria de mineração está se fortalecendo. Como há muito mais confiança hoje nos principais mercados, as locadoras estão investindo na atualização de frotas antigas e na expansão para atender às novas necessidades dos clientes. Antecipando essa mudança no mercado, a JLG passou a última década desenvolvendo novos equipamentos e tecnologias para atender a essas novas necessidades.

Plataformas totalmente elétricas

A América Latina está acompanhando a Europa na adoção de equipamentos de elevação totalmente elétricos, e o Brasil representa boa parte desses números. Prevemos que em breve os empreiteiros da região verão as plataformas de lança EC e as plataformas tipo tesoura DaVinci em operação localmente.

Plataformas elétricas não são novidades porque nossos engenheiros trabalharam muito para criar modelos que podem oferecer um desempenho durante todo o dia em uma variedade de ambientes de trabalho (internos e externos). As locadoras e empreiteiras reconhecem os avanços feitos nessa tecnologia e muitas vezes ignoram as unidades híbridas em favor das plataformas totalmente elétricas, que exigem menos manutenção, não precisam de combustível e podem trabalhar em uma ampla variedade de ambientes sem sacrificar o desempenho.

daVinci-1

Aumento de produtividade no trabalho

As plataformas movidas a bateria são mais usadas para aplicações internas, mas com a introdução da plataforma tipo tesoura totalmente elétrica DaVinci, essas plataformas estão sendo usados em uma gama ainda maior de aplicações internas, incluindo dentro de áreas onde a contenção de vazamentos é uma consideração primária. Por exemplo, o trabalho interno em data centers requer máquinas leves e ecologicamente corretas que podem ser operadas em áreas confinadas ou em lajes com restrições de peso e entre sistemas de armazenamento delicados, servidores e controladores. Esta aplicação, embora adequada para plataformas de trabalho em baixa altura, também é ideal para a nova plataforma tipo tesoura DaVinci. Com zero componentes hidráulicos, a plataforma DaVinci elimina o risco de vazamentos. Dito isso, temos as plataformas elétricas tipo tesoura mais tradicionais podem ser equipados com um sistema de contenção de vazamentos que captura vazamentos e pingos, substituindo a necessidade de cobrir a parte inferior da máquina com panos, fazendo com que elas também possam ser selecionadas para este tipo de trabalho.

EC450AJ 2 1

As plataformas de lança JLG EC450AJ e EC520AJ possuem máquinas semelhantes aos modelos à combustão em termos de desempenho, mas oferecem uma solução mais limpa e ecológica para os locais de trabalho. Quando comparados às máquinas convencionais à combustão, essas novas plataformas EC oferecem emissões e níveis de ruído reduzidos, tornando-os ideais para áreas urbanas e áreas internas de trabalho. E, graças ao seu desempenho semelhante ao modelo à combustão, esses equipamentos estão de acordo com as expectativas dos empreiteiros de uma máquina em aplicações externas. Como exemplo, esses modelos também têm velocidades de elevação e capacidades de plataforma similares com boa manobrabilidade em terrenos semirregulares.

Disponibilidade de produtos e peças

Desafios da cadeia de suprimentos, mão de obra escassa e inflação alta são questões globais pelas quais todas as indústrias estão navegando, não apenas o mercado de construção. Como fabricante global, a JLG está bem posicionada para atender às necessidades de nossos clientes brasileiros melhor do que a maioria dos fabricantes, pois podemos obter materiais e componentes, bem como construir equipamentos em várias fábricas em todo o mundo. Estamos trabalhando com nossas equipes internacionais para trazer mais modelos de equipamentos de nossas instalações na China e na Europa para colocar o máximo de equipamentos em campo no Brasil o mais rápido possível, mitigando o risco de longos prazos de entrega.

Custo-benefício da eletrificação

A América Latina está acompanhando a Europa na adoção de equipamentos de elevação totalmente elétricos, e o Brasil representa boa parte desses números. Plataformas elétricas não são novidades porque nossos engenheiros trabalharam muito para criar modelos que podem oferecer um desempenho durante todo o dia em uma variedade de ambientes de trabalho (internos e externos). As locadoras e empreiteiras reconhecem os avanços feitos nessa tecnologia e muitas vezes ignoram as unidades híbridas em favor das plataformas totalmente elétricas, que exigem menos manutenção, não precisam de combustível e podem trabalhar em uma ampla variedade de ambientes sem sacrificar o desempenho.

equipe-JLG

Treinamento e ações de pós-venda

A JLG e seus parceiros de locação realizarão diversos eventos nos próximos meses para empreiteiros e outras locadoras. Mas, nossos esforços em treinamento têm sido contínuos para nos preparar para o lançamento desses novos produtos. Muitas locadoras do Brasil participaram de nossos eventos online Champion Training durante os piores meses da pandemia. Mais recentemente, porém, vários clientes de locação participaram de um evento no Reino Unido em maio, e recebemos outros para visitar a fábrica em junho. Todos esses esforços proporcionam aos nossos clientes um conhecimento mais profundo de nossos produtos e uma compreensão mais completa de nossa equipe, o que lhes dá a tranquilidade de saber que estão trabalhando com uma marca em que podem confiar para atender às necessidades de seus negócios.

Equipamentos híbridos e kits de conversão

Desde o início da empresa, a JLG sempre trabalhou para antecipar as tendências do setor e responder antes com soluções que realmente atendam às necessidades dos clientes. Por exemplo, na década de 90, a JLG lançou sua primeira PEMT elétrica dedicada à construção, que evoluiu para nossos populares modelos de plataforma de lança EC. Hoje, a JLG continua a oferecer uma ampla gama de modelos de plataformas à combustão e híbridas e não planeja descontinuar nenhuma dessas opções tão cedo. Nosso trabalho é ajudar os clientes a identificar o tipo certo de máquina para suas necessidades e fornecer uma máquina que ofereça desempenho ideal para suas aplicações específicas. Atualmente, a JLG oferece kits de conversão elétrica na Europa que pretendemos oferecer na América Latina no futuro.

JLG Bluetooth Analyzer Reader web

Desafios atuais e futuros do trabalho em altura

As empresas de construção de hoje estão procurando ferramentas digitais para ajudar a simplificar os negócios. Ferramentas digitais como a experiência digital Access Your World da JLG, o aplicativo Mobile Control e o aplicativo DaVinciGo ajudam a fazer isso.Porém, essas não são as únicas ferramentas em que a JLG está investindo para apoiar as empreiteiras. Oferecemos soluções de gerenciamento de frota ClearSky, uma plataforma de telemetria fácil de usar que fornece acesso a dados e relatórios. O sistema pode ser usado para rastrear a produtividade e o tempo de atividade da frota enquanto monitora proativamente a integridade e a segurança da frota.

Além disso, o sistema de detecção aprimorado SkySense da JLG é popular no Brasil. Este sistema usa sensores avançados de detecção de objetos e tecnologia ultrassônica para ajudar a aumentar a conscientização dos operadores sobre seus arredores imediatos, estabelecendo zonas de alerta e distâncias de parada com base nas direções da máquina. Os operadores recebem alertas visuais e sonoros quando a plataforma se aproxima de um objeto, e os sensores direcionam automaticamente a máquina para desacelerar e parar, se necessário. Ele fornece um nível extra de proteção para os operadores e as máquinas que estão alugadas

JLG-RE2 Solar Project MEWP Concept

Parceria da JLG com a RE2 Robotics

Nossa parceria com a RE2 Robotics é importante para o desenvolvimento futuro de produtos. Nossas equipes de engenharia estão trabalhando em soluções que adicionam robótica às máquinas de forma a ajudar os operadores a serem mais produtivos em diversos ambientes de trabalho. Não temos um cronograma específico de quando esses tipos de produtos estarão disponíveis no mercado, mas queremos que todos no Brasil saibam que eles fazem parte de muitas inovações de produtos importantes da JLG n

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×