O ESTADO DA ARTE NA INFRALOGÍSTICA

O ESTADO DA ARTE NA INFRALOGÍSTICA

Realizada de 25 a 27 de abril, em Stuttgart, na Alemanha, a LogiMAT confirmou a expectativa que se tem em relação a toda feira setorial de equipamentos: tendências e novas tecnologias. O evento reuniu 1.563 expositores de 39 países e 62.343 visitantes, que tiveram a oportunidade de presenciar o lançamento de mais de 100 novidades. No caso, veículos industriais motorizados, sejam eles empilhadeiras, paleteiras ou rebocadores com direção autônoma, semiautomática ou com controles totalmente manuais.

O foco da LogiMAT é a infralogística, mas dá uma ideia do desenvolvimento industrial atual, sobretudo de empilhadeiras, para atender diversas aplicações. O destaque, claro, foi a automação, a transformação digital e a integração de tecnologias de ponta como robótica, sensores e inteligência artificial (IA), bem como a eletrificação crescente da indústria e outras soluções com foco na sustentabilidade e eficiência energética.

Os fabricantes de empilhadeiras estão aprimorando continuamente seus equipamentos, aumentando a segurança com sistemas de assistência, enquanto investem pesadamente em tecnologias alternativas de energia e recursos de direção autônoma. Abaixo, um quadro com as principais novidades apresentadas por fornecedores e fabricantes de equipamentos, peças e acessórios:

LogiMAT 2023

Lançamentos e novas tendências tecnológicas na LogiMAT 2023

Hubtex Empilhadeiras elétricas de contrapeso multidirecional projetadas para carregamento frontal e lateral. Inclinação do mastro disponível e redução de dimensões em até 20%.
Linde Material Handling Empilhadores rebaixados e para corredores estreitos. Alternativas inovadoras ao volante, como o minivolante e o joystick, e uma estação do motorista desacoplada que protege o operador de vibrações. Vários sistemas de segurança e assistência.
Still Empilhadeiras elétricas. Robô móvel autônomo (AMR). Modelos com bateria de íons de lítio, veículos com célula de combustível e carregamento inteligente com soluções de gerenciamento de energia.

 

Combilift Cinco novas opções de empilhadeiras multidirecionais
EP Equipment Europe Empilhadeiras elétricas movidas a lítio e com um contrapeso aerodinâmico
Baoli EMEA Empilhadeiras de alta elevação alimentadas por baterias de íons de lítio

 

Jungheinrich Automação robótica móvel.
Toyota Material Handling Células de combustível e tecnologia de íons de lítio. Hardware de telemática integrado e sistema de gerenciamento de frota para otimizar a duração da bateria e o uso de energia.
Bulmor Industries Sideloaders elétricos com capacidades de elevação de 5 a 18 t. Pacotes modulares de energia.
BYD Europe Estacionamento eletrônico com modo de suspensão automático da bateria. Eixo de direção redesenhado para redução de raio de giro.
Elokon Gerenciamento de frota baseado em nuvem com um sistema de assistência de empilhadeira que pode ser operado por aplicativo de celular
Hoppecke Batterien Carregador gigante projetado para reduzir os custos de energia em até 30% usando um sistema de circulação de eletrólito e recursos como início de carga suave e atraso automático ao operar vários carregadores.

 

 

Vetter Industries Família SmartFork de garfos com câmera integrada de última geração. montada no porta-garfos para ajudar o operador a armazenar, inspecionar e recuperar mercadorias facilmente em alturas.
CAM Pinça para dispositivos eletrônicos que usa sensores para detectar a carga e otimizar a pressão de fixação da superfície. Nova pinça de fardos de celulose para usinas de reciclagem e um dispositivo de palete duplo para empilhadeiras.
Ravas Europe Balança iCP com porta-garfos com tecnologia Weigh in Motion, projetada para pesar produtos difíceis de embalar ao usar acessórios como pinças ou rotadores.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×