Na Bauma 2022, a Liebherr deu um novo passo na aplicação do inovador cabo de fibra de alta resistência. Resultado de 10 anos de trabalho de desenvolvimento da Liebherr e do fabricante de cabos Teufelberger, esses cabos já amplamente testados, nos últimos três anos, nos guindastes de torre da conhecida série EC-B, chegam agora ao guindaste de torre para projetos especiais, o 1188 EC-H 40 Fibre e ao guindaste de torre de lança basculante, o 258 HC L 10/18 Fibre.
O cabo de fibra de alta resistência para guindastes de torre de grande porte tem um diâmetro de 25 milímetros (versões anteriores: 20 e 22 milímetros). A diferença significativa no peso entre um cabo de aço de 25 milímetros e um cabo de fibra da mesma resistência permite aos novos guindastes de torre com cabo de fibra avançarem, por exemplo, na construção predial e montagens industriais de forma ainda mais eficiente. Também equipados com o cabo de fibra de 25 milímetros estão os últimos “modelos potentes” da série EC-B: o 370 EC-B 16 Fibre e o 520 EC-B 20 Fibre.
Vantagens do cabo de fibra
Particularmente o cabo de fibra mais leve é percetível em guindastes de torre de grandes alturas de gancho, como os da série HC-L. As vantagens do peso significativamente mais baixo do cabo tornam-se evidentes a cada metro de altura do gancho. Utilizando um cabo de fibra, a capacidade de carga máxima pode ser aumentada em até 20% quando comparado com as versões que utilizam cabo de aço.
Além disso, o cabo de fibra tem uma vida útil significativamente mais longa do que um cabo de aço. Uma vez que o cabo de fibra pesa apenas cerca de um quinto do peso de um cabo de aço, é também muito mais fácil para os montadores o manusearem. A manutenção também é mais simples porque o cabo de fibra não precisa de ser lubrificado. Isto também pode reduzir o tempo de inatividade do guindaste de torre.
A segurança durante a operação de guindastes de torre também é visivelmente maior: os diferentes componentes das camadas de revestimento desgastam-se de forma diferente e, quando a camada vermelha aparece, o operador do guindaste de torre vê que o cabo precisa de ser substituído. Além disso, os cabos de fibra são outra forma de reduzir a pegada ambiental. Isto é possível devido ao material do cabo e também pela possibilidade de construção mais leve do guindaste de torre.
Lança basculante hidráulica
A Liebherr mostrou também o seu primeiro guindaste de torre de lança basculante hidráulica. O 195 HC-LH 6/12 pode levantar até 2.550 quilos na ponta da lança em seu raio máximo. O guindaste de torre de lança basculante hidráulica alcança estes valores quando combinados com o sistema de torre 16 EC telescopável, que com as suas dimensões de 1,6 x 1,6 metros requer pouco espaço e pode ser transportado de forma simples até o local por um caminhão ou conteiner. Sistema de torre estreito, grandes alturas de gancho, alto desempenho e telescopável: este pacote completo torna único o guindaste de torre de lança basculante hidráulica da Liebherr.
Além disso, o guindaste de torre de lança basculante hidráulica é especialmente caracterizado pela sua facilidade de montagem e simplicidade no transporte. Além disso, a configuração otimizada fora de operação e a facilidade de controle com os sistemas de assistência Litronic conhecidos, como o Micromove, a limitação de área de trabalho (ABB) e o controle/nivelamento de altura de gancho, são do mais alto nível.
Sistemas de assistência inteligentes
Em Bauma, a Liebherr deu uma visão sobre as novas ferramentas de planejamento e análise, como modelos 3D para o planejamento detalhado de um canteiro de obras. Um diário digital do canteiro de obras ajuda a analisar, posteriormente, a eficiência do equipamento de construção.
A Liebherr está também trabalhando em soluções que melhoram ainda mais a operação dos guindastes de torre: De um lado, através da nova interface de controle intuitiva TC-OS, e de outro lado, através da operação remota para guindastes de torre.
Graças à nova interface de controle, que já existe em muitos guindastes de torre, os operadores e os técnicos de serviço navegam através de uma estrutura de menus orientada para a buscao, através do touchscreen. Com operação remota, o operador também pode controlar a máquina de fora da cabine. Isto proporciona mais flexibilidade na configuração do seu dia de trabalho.
O foco está também no desenvolvimento de novos sistemas de assistência, que apoiam o operador de guindastes de torre com sensores e algorítmos inteligentes, contribuindo assim para a segurança no canteiro de obras. Todas estas tecnologias nivelam o caminho para o futuro da operação de guindastes de torre.