Diversas novidades foram apresentadas pelas fabricantes para trabalhos em altura nos últimos meses, especialmente durante a realização de eventos como a Rental Show, em Nova Orleans, nos Estados Unidos, e a Intermat, em Paris, na França. Confira abaixo os maiores destaques lançados em 2015.
Inovações na linha Genie
A divisão AWP (Aerial Work Plataforms) da Terex apresentou as mais recentes inovações na linha de plataformas aéreas de trabalho (PTAs) da marca Genie. Entre elas está a família de super booms, incluindo uma lança telescópica que atinge 60 m de altura em menos de cinco minutos e confere mais rapidez às operações de acesso. A lança articulada da Z-62/40 movida a diesel, por sua vez, foi totalmente redesenhada para substituir os equipamentos dessa categoria na faixa de 20 m de altura de trabalho. Já o modelo Z-33/18, com acionamento elétrico e lança articulada, atinge 12 m de altura e é indicado para aplicação em áreas internas.
PALFINGER amplia família de plataformas
A plataforma aérea P280AXE, montada sobre caminhão, atinge 28 m de altura de trabalho e integra a família de plataformas leves Smart, produzidas na Itália. Como são implementadas em veículos de baixo peso bruto (PBT), essas plataformas apresentam configuração compacta e acessam locais com pouco espaço. Tudo isso sem contar sua alta mobilidade, já que dispensam o transporte por carretas até o local de aplicação e podem se locomover facilmente de um ponto a outro.
JLG investe numa linha diversificada
A JLG lançou duas plataformas com lanças telescópicas, os modelos 400S e 460SJ. A primeira possui capacidade irrestrita para 230 kg e altura de 12,29 m. A opção de tração às quatro rodas e o eixo oscilante garantem o desempenho da máquina em qualquer terreno. Já a PTA 460 SJ tem a mesma capacidade, mas um alcance maior, de 14,02 m. A empresa também apresentou uma nova plataforma com lança articulada, o modelo 450 AJ, para trabalhos em até 15,5 m de altura.
Foco articulado da Haulotte
O destaque da Haulotte é a plataforma articulada para terreno acidentado HA 16 RTJ PRO, uma espécie de “irmã menor” da HA 16 RTJ. A máquina pode ter trabalhos a uma altura de até 16 m e possui um alcance horizontal de 8,3 m. Ela pode operar num terreno com declive máximo de 40%. Apesar de menor que sua “irmã”, o equipamento possui peso de 6,6 t. A plataforma possui também uma velocidade de operação de até 5,6 km/h.
A novidade nos 30 anos de Skyjack
Completando 30 anos em 2015, a Skyjack desenvolveu uma nova plataforma de trabalho aéreo com lança telescópica. A empresa anunciou a criação de dois modelos da nova SJ86 T, uma com altura de 25 m e outra com jib, com 26,2 m. Com o jib acoplado, a máquina pode operar em alturas de até 28,04 m e alcance horizontal de 23,42 m. A rotação da plataforma é de 170º.
MEC apresenta PTA articulada
A empresa norte-americana MEC apresentou sua nova plataforma de trabalho aéreo articulada, 60-J. A máquina permite trabalhos a uma altura de até 20,1 m, com até duas pessoas dentro – padrão para a sua capacidade, de 227 kg. O equipamento robusto pesa aproximadamente 8 t e possui largura de 2,4 m. O tanque tem capacidade para 121 L de diesel. A rotação total da plataforma é de 180º, sendo 90º para cada lado.
Manitou apresenta manipulador compacto
A Manitou lançou o manipulador telescópico MT 625, com transmissão hidrostática. O equipamento compacto e versátil possui capacidade para até 2,5 t e alcance máximo de 3,38 m. O desenho do manipulador foi planejado para canteiros de obras com espaços reduzidos. O equipamento possui 1,80 m de largura e 1,93 m de altura. Ainda assim, a companhia projetou uma cabine bastante espaçosa, dando maior conforto ao operador. Outro ponto positivo é o joystick, que pode controlar qualquer tipo de operação necessária na lança ou na fixação.