MONTAGEM DE GALERIA EM MINERAÇÃO

A Transnacional respondeu por mais uma importante etapa do principal empreendimento brasileiro de minério de ferro, em fase de expansão em Canaã dos Carajás, no sudoeste do Pará.

Em apenas dois dias (4 e 5 de julho), a empresa realizou o içamento e montagem de uma galeria do transportador de correias com peso de 48 t.

A operação envolveu 9 equipamentos em trabalho simultâneo: Liebherr LTM 1500-8.1, Link Belt HTC-8675 II, SANY STC 800, XCMG QAY 220, (2) SANY STC 75C, TADANO GR-600EX (RT), (3) Plataformas elevatórias JLG 1250 AJP, com alcance de 42 m, e (2) pranchas retas Facchini de 4 eixos (14.0 m).

Os içamentos para essa estrutura foram realizados em 3 etapas:

  • Galeria (base) : 48,0t. Equipamento: Liebherr LTM 1500-8.1;
  • Galeria (lança – 1° parte) : 34,0t + içamento do cavalete de ancoragem da galeria : 14,0t. Equipamentos: 1 x Liebherr LTM 1500-8.1 (galeria) + 1 x SANY STC 800 e 1 x Link Belt HTC-8675 II (cavalete) | 2 x Plataformas elevatórias JLG 1250 AJP – Alcance 42.0m (encaixe do cavalete na galeria);
  • Galeria (lança – 2° parte) : 77 t + içamento do cavalete de ancoragem da galeria : 22 t. Equipamentos: 1 x Liebherr LTM 1500-8.1 e 1 x XCMG QAY 220 (galeria) + 2 x SANY STC 75C | 1 x Link Belt HTC-8675 II |1 x TADANO GR-600EX (cavalete) | 3 x Plataformas elevatórias JLG 1250 AJP (encaixe do cavalete na galeria).

Planejamento e estratégia de pré-montagem

Segundo Napoleão Luna, Diretor Comercial e Operações da Transnacional, o planejamento e a estratégia de pré-montagem da Galeria TR-1085KS-05 foram fundamentais para o sucesso da operação.  “A solução proposta influenciou diretamente no período de trabalho do guindaste principal, reduzindo a carga horária em todas as operações em 35%, com a conclusão satisfatória em todos os serviços”.

Os planos de rigging para as 3 etapas de içamento foram elaborados pela equipe Transnacional. Definidas as áreas a serem construídas, para patolamento do guindaste de 500 toneladas e alocação final da galeria no solo. Para que fosse realizada antecipadamente a compactação necessária do terreno, foram estabelecidas duas questões decisivas para a movimentação..

Primeiro, a posição do guindaste Liebherr LTM 1500-8.1 em relação ao talude. E, em segundo, o giro máximo que o cavalete de ancoragem “Y” deveria realizar. Para que não houvesse colisão com a estrutura do prédio que iria receber parte da galeria.

Luna explica que, após a fixação parcial da carga em um dos pontos, o guindaste deveria realizar uma angulação de 6° da carga. No sentido do ponto de fixação de nível mais baixo. Para que houvesse o encaixe e, posteriormente, o torqueamento dos parafusos.

Configuração do guindaste principal

A configuração do guindaste Liebherr LTM 1500-8.1 foi definida em T3Y3. Com comprimento de lança de 47.3 metros, cavalete de ancoragem “Y” com angulação de 15° e 165.0 toneladas de contrapeso.  Dentro do planejamento, também foi definido como iria ser a rota dos colaboradores com as cordas guias. Por se tratar de uma área de aclive e declive elevados, o risco com essa ação foi mitigado.

Leandro Freire, Coordenador Técnico da Transnacional, diz que a mobilização de equipamentos foi facilitada. Pelo fato da empresa contar com base em Parauapebas e em Canaã dos Carajás. “Já tínhamos guindastes, empilhadeiras, pranchas e guindautos no site. E os mesmos foram aproveitados para a pré-montagem e montagem das estruturas”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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