MAMMOET ADQUIRE GUINDASTE TADANO CC 38.650-1

MAMMOET ADQUIRE GUINDASTE TADANO CC 38.650-1

Marcelo Varela, Gerente Regional de Vendas LATAM da empresa, aponta as razões de escolha e os planos para sua utilização no Brasil: 

marcelo-varela
Marcelo Varela, Gerente Regional de Vendas LATAM da Mammoet

Razões de escolha

Crane Brasil: Do ponto de vista técnico-operacional, porque a Mammoet optou pelo TADANO CC 38.650-1?

Marcelo Varela: A CC38.650-1 é um dos equipamentos mais apropriados para atendimento ao segmento eólico, com uma grande capacidade de carga concentrada em um equipamento robusto e confiável. A sua capacidade de içamento também garante uma continuidade de atuação no futuro, em um cenário de aumento de pesos de componentes eólicos e de alturas de torres. Junto com a unidade que veio para o Brasil, foram pedidos mais dois equipamentos para operação na América do Norte e Europa.

Crane Brasil: Quais recursos pareceram mais importantes e significativos para o time da Mammoet? Principais diferenciais técnicos do equipamento.

Marcelo Varela: Falando especificamente do caso brasileiro, a decisão de se trazer esse equipamento surgiu da necessidade específica de içamento de seções de torres eólicas de concreto do nosso cliente, que não eram satisfeitas por outros equipamentos na faixa de 600 a 750 ton disponíveis no mercado brasileiro.

mammoet-tadano5

Crane Brasil: Nas operações da Mammoet, além do segmento eólico, que outras aplicações poderão ser atendidas por esse novo equipamento?

Marcelo Varela: O foco principal será o setor eólico, porém, o equipamento estará disponível para atuação em todos os segmentos atendidos pela Mammoet, onde enxergamos um maior potencial de utilização nos segmentos Petroquímico (refinarias e plantas químicas), Offshore (estaleiros e sites de construção de módulos) e Mineração/Siderurgia (plantas em construção/expansão assim como paradas de planta).

Crane Brasil: Recentemente, em 2021, a Mammoet trouxe ao Brasil um guindaste Demag CC2800-1 (600 t) depois da conversão completa das esteiras originais com 9,9 metros de largura para a configuração com 5,3 metros para atender as condições operacionais dos parques eólicos brasileiros. Quais os resultados alcançados com esse equipamento? Ele ainda está em operação no Brasil? Em que medida sua performance contribui para a definição agora pelo CC 38.650-1.

Marcelo Varela: Os resultados vêm sendo positivos, com o equipamento atuando dentro dos níveis de performance e confiabilidade originalmente previstos. A conversão se mostrou uma decisão acertada ao adaptarmos um conjunto de esteiras do tipo “narrow track” que vinha com baixa utilização no exterior, em um equipamento que já vinha operando no Brasil. Com isso, conseguimos potencializar um recurso existente a relativo baixo custo, para uma plataforma específica para o segmento eólico, extremamente demandado no Brasil. O equipamento segue em utilização no país, com previsão de utilização de longo prazo.

demag-mammoet

Crane Brasil: Maior provedora de serviços de transporte e elevação pesada de engenharia do mundo, quais referências a Mammoet tem da marca Tadano e, em particular, da linha Demag, incorporada ao Grupo Tadano?

Marcelo Varela: A linha Demag é sem sombra de dúvidas uma das linhas mais utilizadas pela Mammoet, principalmente na categoria de equipamentos de lança treliçada sobre esteiras. Em nossa frota mundial, temos exemplares de praticamente todas as capacidades, desde a CC2400 até a CC8800. Dentro de nossa frota atual na América Latina, além das máquinas brasileiras, dispomos também de CC2400 e CC2800.

Suporte pós-venda

Crane Brasil: Quais as condições de suporte exigidas pela Mammoet e o que está sendo oferecido pela Tadano em relação ao novo CC 38.650-1?

Marcelo Varela: A Tadano está prestando suporte de maneira profissional e completa o processo de comissionamento e entrega técnica do equipamento. Somado a isso, já estamos trabalhando há meses em estreitar o relacionamento entre as empresas no Brasil de modo a assegurar um atendimento técnico contínuo.

mammoet-tadano1
TADANO CC 38.650-1 na fase de montagem em projeto eólico no Rio Grande do Norte

Crane Brasil: Por se tratar de um novo equipamento no Brasil, houve necessidade de ações específicas de treinamento.

Marcelo Varela: Temos no Brasil uma equipe com grande experiência nesse equipamento, mas contamos também com todo suporte da Tadano na primeira montagem e comissionamento do equipamento no site, assim como todo apoio de nossas áreas operacionais dentro de nossa atuação nas Américas, que engloba a América do Norte, onde temos outros equipamentos iguais em operação nos Estados Unidos e Canadá.

Mobilização do equipamento

Crane Brasil: O TADANO CC 38.650-1 já foi montado diretamente no site. Em que projeto eólico especificamente? OBS: Se não for possível identificar o projeto e/ou cliente, por questões contratuais, basta citar o estado onde ele está mobilizado.

Marcelo Varela: O equipamento está alocado em um projeto de longo prazo no Rio Grande do Norte.

Crane Brasil: Quanto tempo ele deverá ficar mobilizado nesse site e em que tipo de operações ele será utilizado?

Marcelo Varela: Ele tem capacidade para realizar todos os içamentos de todos os componentes eólicos, porém, atuará principalmente no içamento de seções de torre de concreto devido a uma ótima capacidade frente às alturas de lança necessárias.

Crane Brasil: Há perspectiva de novos contratos eólicos (ou de outro segmento) para esse equipamento nas operações da Mammoet no Brasil?

Marcelo Varela: A perspectiva é de manter esse equipamento operativo no Brasil, no mínimo, pelos próximos 2 a 3 anos.

mammoet-tadano4

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×