MÆRSK BATIZA SEGUNDO PORTA-CONTÊINERES MOVIDO A METANOL

MÆRSK BATIZA SEGUNDO PORTA-CONTÊINERES MOVIDO A METANOL

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 04, em Yokohama, no Japão, o segundo grande navio porta-contêineres movido a metanol do mundo foi batizado como “Astrid Mærsk”. A Sra. Liza Uchida, esposa do CEO da Nissan, Makoto Uchida, foi a madrinha e batizou o navio.

O “Astrid Mærsk” é o segundo dos 18 grandes navios movidos a metanol encomendados pela Maersk, uma frota cuja entrega está programada para 2024 e 2025. Espera-se que estas novas embarcações contribuam significativamente para as metas net zero da Maersk e apoiem os clientes no alcance dos seus objetivos de descarbonização.

“A Maersk dá passos importantes na jornada rumo à transição energética do transporte marítimo. Ninguém pode fazer isso sozinho. Para permitir cadeias de abastecimento verdes e acelerar o movimento do transporte marítimo em direção ao net zero, é essencial uma ação conjunta e contínua por parte de clientes dedicados como a Nissan, parceiros da indústria e fornecedores”, afirma Vicente Clerc, CEO da AP Moller – Maersk.

“É importante ressaltar que, para manter a dinâmica, há necessidade de regulamentações globais da Organização Marítima Internacional (IMO), para superar a disparidade de preços entre os combustíveis fósseis e verdes, a fim de garantir condições de concorrência equitativas”

A cerimônia aconteceu no Terminal de Cruzeiros Daikoku Pier, na cidade de Yokohama, onde o público também pôde embarcar para uma visita ao navio. “Yokohama ocupa um lugar especial na história da Maersk. Desde a primeira escala do navio, no Porto de Yokohama, há um século, temos colaborado com os nossos muitos parceiros e partes interessadas na cidade”, complementa Toru Nishiyama, diretor geral da Maersk no Nordeste da Ásia.

“A cerimônia de hoje simboliza a nossa relação duradoura com Yokohama e o Japão como um todo. Ao embarcarmos na nossa jornada ‘All the Way to Zero’, o apoio e a parceria da comunidade japonesa são inestimáveis. Continuaremos a dar prioridade aos nossos esforços para minimizar o impacto ambiental e climático das nossas atividades, promovendo ao mesmo tempo o crescimento econômico e a prosperidade na região”.

A Maersk estabeleceu meta de ser net zero em toda a sua operação, a partir de base científica, até 2040. Para tanto, instituiu metas tangíveis e ambiciosas de curto prazo, para 2030, visando garantir progresso significativo no período. A empresa equipará a sua frota com 25 navios porta-contêineres com motores bicombustíveis, capazes de navegar com metanol verde. Entre esses, estão o navio alimentador “Laura Mærsk”, implantado no comércio intra Europa, em setembro de 2023, o “Ane Mærsk”, navio porta-contêineres de grande porte (16 mil TEUs), implantado no comércio Ásia-Europa, em janeiro de 2024, e agora o “Astrid Maersk”.

A abordagem de colaboração da Maersk com Yokohama é focada em desenvolver uma infraestrutura verde de abastecimento de metanol na cidade, solidificando ainda mais o compromisso da Maersk em reduzir as emissões e promover práticas ecológicas na indústria marítima.

 

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