LOCAR ADQUIRE GUINDASTE SANY PARA 900 TONELADAS

LOCAR ADQUIRE GUINDASTE SANY PARA 900 TONELADAS

Após vários meses de discussões técnicas entre as áreas de engenharia de ambas as empresas e muitas negociações comerciais, a Locar Guindastes e Transportes Intermodais fez um pedido de 21 guindastes da marca Sany. Além do SAC9000C8-8, modelo All Terrain, para 900 toneladas, o primeiro da marca Sany com essa capacidade a chegar no país, a Locar adquiriu também 10 unidades do lançamento da marca para 2025, modelo AT SAC2500T7-8BR, para 250 t, e 10 truck cranes STC1200T7, com capacidade para 120 t.

O foco desse investimento, diz Amilcar Spinetti Filho, diretor da Locar, é a ampliação dos recursos disponíveis, garantindo uma padronização da frota e atendendo aos clientes de forma rápida, em função também da grande capilaridade que a locadora tem hoje. “Ressaltamos ainda que a Locar tem em sua estratégia a renovação constante da frota, permitindo dessa forma uma maior disponibilidade e confiabilidade com alta tecnologia embarcada com foco em segurança”.

“Essa compra da Locar é muito representativa para a Sany do Brasil, pois mostra o reforço da confiança deste gigante do mercado de locação em nossos produtos”, diz o executivo de vendas Enio Pallaro. Ele lembra que a Locar já é um dos maiores clientes Sany no Brasil, com mais de 40 equipamentos em sua frota, e agora aumenta este número em 50%, consolidando a parceria iniciada em 2020 com a aquisição dos primeiros guindastes da marca. Esse pacote começa a ser entregue já nos primeiros meses de 2025.

SAC2500T7-8BR
SAC2500T7-8BR

O grande destaque nesse novo investimento da Locar, sem dúvida, é o modelo SAC9000C8-8. A máquina para 900 t é o maior guindaste Sany a ser entregue no Brasil e o segundo desse modelo adquirido fora da China. Também representa um marco em termos de mercado, comprovando a aceitação crescente pelos locadores brasileiros de guindastes chineses acima de 250 t. “A Sany percebeu esta abertura e agiu ativamente com seu time Comercial e de Engenharia da China para apresentar aos clientes todas as características e opcionais dos nossos equipamentos, efetuando inclusive alterações nos projetos para atender de forma mais versátil as demandas de operações no mercado brasileiro”, diz Enio Pallaro.

Segundo ele, entre equipamentos já entregues e os que já tem pedidos são 14 unidades Sany acima de 250 t em operação ou a ingressar no Brasil nos próximos meses. No início de 2024 foram entregues as primeiras 3 unidades AT de 400 t (para a própria Locar, Bolbi e Mongel), bem como um AT de 600 t e um de 700 t (Mongel). Em março deste ano, a I.V. Guindastes recebeu o Sany SAC8000T7-8 (800 t), em junho e setembro, respectivamente, a Codequip e a MW Guindastes, receberam o modelo SAC6000T7-8 (600 t) e agora recentemente, a Saraiva integrou em sua frota os modelos SAC8000T7-8 (800 t) e o SAC4500T7, o primeiro Sany de 450 t a chegar ao Brasil. Além destes guindastes já entregues, estão encomendados também um modelo sobre esteiras de 400 t (para a Guindastes Centro Oeste), e dois ATs de 800 t para um outro grande locador de guindaste no mercado brasileiro, todos para entrega no início de 2025.

Sany 900 t-Locar

No caso da Locar, Amilcar Spinetti Filho lembra que o SAC9000C8-8, em particular, sendo a primeira máquina desse modelo no Brasil, mereceu um estudo bem detalhado em parceria com a Sany visando incluir esse equipamento na estratégia de investimento. “É um equipamento bem versátil e com diversas opções de acessórios que pode atender praticamente todos os segmentos do mercado, como por exemplo: mineração, indústria, siderurgia, petroquímica, celulose e energia (eólica, principalmente)”.

O SAC9000C8-8T a ser entregue para a Locar já incorpora todos os recursos da nova linha Sany, como cabines Icab, com maior espaço interno e conforto, tanto para o motorista, quanto para o operador. E motorização, tanto inferior quanto superior, Mercedes-Benz. A lança de 8 seções, com 103 m de comprimento, poderá ser complementada por jib de 66 m, jib de 76 m para torres eólicas, Luffing jib de 90 m e Superlift que possibilita uma altura máxima de elevação de 155 m. O contrapeso é variável, com três posições de operação, com total de 183 t.

Com essa versatilidade, diz Amilcar Spinetti Filho, será uma máquina com fácil acesso as áreas mais restritas em virtude de possuir somente 07 eixos. “Com a lança telescópica de 103 m, ganhamos uma redução significativa do seu tempo de montagem em virtude de não precisar muitas vezes do acessório “luffing jib” que se torna necessário em algumas operações pela necessidade de içamentos em grandes alturas. Já com o luffing jib de 90 m nos garante números que impressionam em alcance e altura de trabalho e, somado a tudo isso, ainda contaremos com o jib para trabalhos em torres de energia eólica de 76 metros”.

Independente disso, ele antecipa que a Locar fez algumas considerações e solicitações de mudança em alguns itens do projeto do equipamento visando ser uma máquina mais versátil para nosso mercado. “Teremos novidades”.

Amilcar Spinetti Filho, entre Enio Pallaro (executivo de vendas) e Vera Guo (diretora comercial), da Sany do Brasil
Amilcar Spinetti Filho, entre Enio Pallaro (executivo de vendas) e Vera Guo (diretora comercial), da Sany do Brasil

Em razão da urgência do cliente, explica Enio Pallaro, o equipamento virá inicialmente com as configurações de série, exceto a pintura, que será personalizada com as cores da Locar, inclusive para todo o pacote de 21 equipamentos. “Mais um ponto que mostra o interesse da Sany em estreitar cada vez mais a parceria com o cliente, oferecendo condições especiais para a negociação de grandes pacotes de equipamentos”.

Enio Pallaro garante que a questão de peças de reposição é uma preocupação muito grande da Sany no geral, e a maior prova é o estoque em Jacareí (SP) com mais de R$ 200 milhões em custo de peças. “Todos os novos lançamentos já chegam aqui acompanhados de um robusto estoque de peças sobressalentes, e com a SAC9000C8-8 não vai ser diferente”.

“Temos um modelo de contrato bem estruturado desde o nosso primeiro investimento com a Sany em 2020”, explica o diretor da Locar. “E todos vem sendo cumpridos desde então. E podemos notar a evolução da tecnologia com foco na segurança e confiabilidade Nossa satisfação e confiança com os equipamentos só aumenta e nos deixa muito tranquilos em continuar investindo.

Em relação ao SAC9000C8-8, acrescenta Enio Pallaro, além do treinamento padrão dos operadores durante a entrega técnica, fez parte da negociação com o cliente a presença de um técnico especialista no equipamento nos primeiros quatro meses de operação do mesmo em campo, de forma a garantir a máxima disponibilidade e agilidade na operação neste período inicial de adaptação dos operadores ao guindaste.

“O pós-venda é de extrema importância em qualquer bem considerado como durável”, lembra Amilcar Spinetti Filho. “Sem sombra de dúvida, o valor do investimento é um fator importantíssimo e muitas vezes decisivo quando pensamos em investir, mas o pós-venda é o pilar de sustentação dessa decisão, pois é ele que vai garantir não só o ciclo de vida da máquina, mas sua confiabilidade e produtividade e nesse ponto temos a Sany como um grande parceiro”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×