LINGAS ESPECIAIS DE IÇAMENTO (PARTE 7)

LINGAS ESPECIAIS DE IÇAMENTO (PARTE 7)

Por Leonardo Roncetti (*)

As correntes de aço formam lingas de içamento e amarração muito versáteis, duráveis, flexíveis e fáceis de encurtar. Porém, tem como desvantagem serem bem mais pesadas que outras lingas de mesma resistência, de cabo de aço ou cinta têxtil.

Para alcançar um produto ótimo, incorporar todas as vantagens das correntes e eliminar a desvantagem do maior peso, foi criada a corrente têxtil (soft chain em inglês), que é até oito vezes mais leve que a corrente de aço de mesma resistência, viabilizada pelo uso de fibras de HMPE, Polietileno de Alto Peso Molecular, em português. Sobre HMPE, leia artigo na Crane Brasil nº 70 (https://bit.ly/37DYUCT).

Por exemplo, uma corrente grau 8, diâmetro 13 mm e Carga Máxima de Trabalho (CMT) de 5,3 toneladas, com comprimento de 10 metros, pesa 36 kg. A corrente têxtil com mesmo comprimento e CMT de 5 toneladas pesa 5,8 kg.

Essa redução do peso permite que o amarrador manuseie muito menos peso em uma jornada de trabalho, com menor fadiga e maior produtividade.

Resumindo as vantagens das lingas de corrente têxtil, tanto para içamento como para amarração para transporte, tem-se:

  • Até oito vezes mais leve que a corrente de aço;
  • Muito mais resistente ao corte e abrasão que as lingas de cinta têxtil;
  • Mais segura de manusear e mais ergonômica que a corrente de aço, evitando acidentes pessoais;
  • Maior resistência à ataques químicos, graxa, sujeira e água salgada, em relação às cintas têxteis comuns;
  • Fabricação com menor impacto ao meio ambiente que a corrente de aço;
  • Mais silenciosa no uso que a corrente de aço;
  • Não absorve água;
  • Flutua em água;
  • Preserva a superfície da carga;
  • Não conduz corrente elétrica;
  • Isenta de corrosão;

Como desvantagens, pode-se citar a menor disponibilidade do material no mercado brasileiro, por ser produto de recente desenvolvimento (2015) e porque há apenas em fabricante no Brasil. Com mais essa opção de linga para içamento e amarração, que incorpora alta tecnologia de materiais, o engenheiro de içamento pode otimizar seus projetos, trazendo às operações mais segurança e aos operadores, mais conforto.

 leonardo roncetti(*) Leonardo Roncetti, engenheiro, é doutorando em içamento offshore pela COPPE-UFRJ, mestre em estruturas offshore pela COPPE-UFRJ, e diretor da TechCon Engenharia e Consultoria.Contatos:leonardo@techcon.eng.br

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