LINGAS ESPECIAIS PARA IÇAMENTO OFFSHORE (PARTE 2)

LINGAS ESPECIAIS PARA IÇAMENTO OFFSHORE (PARTE 2)

Por Leonardo Roncetti *

As lingas são dispositivos que, entre outras funções, fazem a conexão da carga a ser içada ao equipamento de içamento, podendo ser fabricadas em diversos materiais, como cabo de aço, corrente, têxteis e fibras especiais como HMPE. Podem também ser formadas pela combinação de vários materiais, podendo-se ter uma cinta têxtil na região da carga e uma linga de cabo de aço na região do gancho do guindaste, por exemplo.

Há também uma variedade grande de capacidades, podendo ir desde poucos quilogramas até milhares de toneladas. Nesse último caso, quando se necessita de grande capacidade de içamento, lingas convencionais vão se tornando mais difíceis de serem utilizadas, abrindo espaço para as lingas especiais.

Uma linga especial das mais utilizadas é a chamada cablelaid, que é geralmente formada por seis cabos de aço dispostos (laid) em forma de helicoide sobre um cabo central. Esse cabo central forma a alma da linga, formado uma estrutura de 7 cabos distintos, podendo ter diâmetros totais entre 60 a 500 milímetros.

Os cabos que formam o cablelaid devem ter alma de aço, podendo ser de categoria 1770 e 1960, classe de construção 6×36. Os olhais podem ser formados mecanicamente com presilhas, soquetes ou com trançado manual, que é a forma mais comum.

A carga máxima de trabalho dessas lingas pode chegar a mais de 3.000 toneladas para uma única perna, podendo içar-se mais de 10.000 toneladas com um arranjo de 4 pernas.

Portanto, consegue-se lingas com grandes capacidades utilizando-se cabos de aço convencionais. Outra grande vantagem do cablelaid é a sua flexibilidade, comparada com um cabo de aço único de diâmetro equivalente. O cabo único seria muitíssimo mais rígido, tornando impraticável o manuseio, além da inviabilidade econômica de se fabricar cabos com grandes diâmetros.

Além da linga com olhais, é possível fabricá-la em forma de laço sem fim, chamada grommet, com basicamente as mesmas características da linga formada por olhais, porém, utiliza-se um único cabo contínuo para formar as 7 partes.

O projeto e utilização dessas lingas podem ser feitos baseados na norma EN 13414 parte 3 e o guia IMCA M179, que trazem todos os critérios de projeto, fabricação, testes e utilização dessas lingas, que ampliam as opções dos engenheiros em içamentos pesados (heavy lift) ou quando é necessária grande flexibilidade das lingas.

OBS: A primeira parte deste artigo pode ser acessada em http://cranebrasil.com.br/lingas-especiais-para-icamento-offshore-parte-1/

 

leonardo roncettiLeonardo Roncetti, engenheiro, é doutorando em içamento offshore pela COPPE-UFRJ, mestre em estruturas offshore pela COPPE-UFRJ, e diretor da TechCon Engenharia e Consultoria.Contatos:leonardo@techcon.eng.br

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