LICENÇA DE INSTALAÇÃO PARA MINA DE OURO EM GOIÁS

LICENÇA DE INSTALAÇÃO PARA MINA DE OURO EM GOIÁS

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, entregou, dia 28 de abril, aos executivos da Hochschild Mining, a Licença de Instalação (LI) para início das obras projeto Mara Rosa.  O projeto Mara Rosa, que pertencia à antiga Amarillo Gold, será uma operação de mineração a céu aberto (open pit), que segue em estágio avançado de desenvolvimento com previsão de produção comercial em dois anos.

Na cidade de Mara Rosa (GO), o governador garantiu que a mineradora pode contar com total parceria do Governo do Estado de Goiás, “para facilitar que cheguem na meta de produção, trazendo desenvolvimento à essa região no norte do estado”.

Com investimento total previsto em aproximadamente R$ 900 milhões, deve produzir 102 mil onças de ouro nos quatro primeiros anos de operação, e 80 mil nos anos subsequentes. A vida útil estimada inicialmente é de 10 anos, com grande potencial de expansão. Na fase de obras, a expectativa é para a criação de 1.350 empregos diretos, e outros 810 na etapa seguinte, de operação.

MaraRosa-LI-

Eduardo Hochschild,  presidente do Conselho de Administração, afirmou que sua empresa tem orgulho de participar do desenvolvimento mineral do Brasil, um país com um vasto histórico de trabalho e inovação em mineração. “Na Hochschild Mining, temos o compromisso de fazer do projeto Mara Rosa um modelo para outras companhias, sempre com responsabilidade e compromisso social. Estamos felizes por estar no Brasil e confiamos que este será o primeiro de grandes anúncios que faremos nos próximos anos”.

“Contaremos com as empresas e trabalhadores de Mara Rosa e cidades próximas, pois queremos que todos cresçam conosco. Daremos aos jovens a oportunidade de seu primeiro emprego, capacitaremos os funcionários para assumir novas funções e incentivaremos todos aqueles que queiram participar do nosso projeto, independentemente de sexo, idade, origem ou condição física”, afirmou Ignácio Bustamante, CEO da Hochschild Mining.

Por sua vez, o country manager da Hochschild no Brasil, Edson Del Moro informou que este será um passo importante, também, em relação à sustentabilidade e proteção ambiental, como o primeiro projeto greenfield da região já iniciado sem uma barragem de rejeitos. “Por meio de um sistema de filtragem e empilhamento a seco de resíduos, eliminamos os riscos de uma barragem, ao mesmo tempo em que reaproveitamos 85% da água, que retorna ao processo produtivo em um circuito fechado, garantindo mais segurança e proteção à comunidade e ao meio ambiente”.

Quem é a Hochschild Mining

A Hochschild Mining é uma empresa peruana de mineração de ouro e prata, listada na Bolsa de Valores de Londres, com operações na América do Norte, Central e do Sul. No Brasil, tem como ativo o projeto Mina de Posse, que adquiriu da antiga Amarillo Gold, um open pit (mineração a céu aberto) localizado no município de Mara Rosa, região Norte do Estado de Goiás.

Com foco em pesquisa e desenvolvimento de projetos, a empresa conta com 66 mil hectares em requerimento de lavra, sendo desse total 2,4 mil hectares já com portaria de lavra. Em 2021, recebeu a primeira Licença de Instalação e segue rumo à etapa de construção, com expectativa de produção comercial para 2024 e previsão de produzir 102 mil onças de ouro nos 4 primeiros anos da operação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×