IPAF ElevAÇÃO:  TRABALHO EM ALTURA NO BRASIL

O IPAF Elevação, evento promovido pela Federação Internacional de Plataformas Aéreas, foi realizado entre os dias 2 e 3 de fevereiro, no Hotel Rancho Silvestre, em Embu das Artes (SP). Trata-se de um encontro anual, realizado pela segunda vez no Brasil, que reuniu cerca de 150 profissionais entre fornecedores e usuários de equipamentos. Dentre os conferencistas deste ano, a IPAF convidou Andrew Studdert, CEO da NES Rentals, uma das maiores locadoras dos Estados Unidos, e Carlos Gabos, engenheiro da área de equipamentos da Odebrecht, para dar uma perspectiva, em ambos os casos, do usuário de PTAs.

Studdert falou das particularidades da gestão em sua empresa. Como, por exemplo, o rígido programa de inspeções, nos mesmos moldes da aviação, a disseminação de uma cultura de intervenção e comprometimento com a segurança em todos os níveis da empresa, e um aspecto curioso: para aumentar a produtividade, a NES incentiva o home office, ampliando o número de horas em que o profissional pode passar com sua família.

Carlos Cabos posicionou-se tanto como usuário, como contratante de serviços de elevação. A Odebrecht, explicou ele, espera dos seus fornecedores: informação técnica, desenvolvimento conjunto (com a Mills, foi desenvolvido um controle de acesso a PTAs, e com a Terex, está em desenvolvimento um simulador operacional), apoio em ações de treinamento e suporte técnico.

Em uma outra palestra, Gianfranco Pampalon, auditor fiscal do Ministério do Trabalho, fez uma apresentação brilhante e esclarecedora da “cultura de segurança” do brasileiro (e que deve valer para muitos outros povos também). Uma frase chave da apresentação: “se eu sempre fiz ao meu modo e nunca ocorreu nenhum acidente, porque iria fazer de outra maneira (segundo as normas)”. Para ilustrar, Pampalon também mostrou fotos reais, provavelmente tiradas em inspeções de campo, mostrando o improviso que ainda cerca o trabalho em altura.

Roland Colombari, diretor de Qualidade e Manutenção da Cunzolo, fez um balanço das atividades do Conselho Brasileiro da IPAF e dos objetivos para 2015. A prioridade foi e continuará sendo trabalhar pela revisão do Anexo IV da NR18, que trata de PTAs.

Ao final das apresentações, Antonio Barbosa, gerente da IPAF para a América Latina, presidiu a eleição de quatro novos conselheiros. Foram indicadas as empresas JLG, Terex, Solaris e Haulotte – que somarão esforços com a Mills, Cunzolo, W Rental e RCB Locações.

O encontro da IPAF foi patrocinado pela Genie-Terex, JLG,SKYJACK, HAULOTTE, DILVAC, SSOCAGE E FJ SUPPLY. A revista Crane Brasil deu apoio institucional ao evento, juntamente com a revista Proteção, a ALEC e  SOBRATEMA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×