GUINDASTES TATUAPÉ INVESTE EM NOVOS EQUIPAMENTOS

GUINDASTES TATUAPÉ INVESTE EM NOVOS EQUIPAMENTOS

Depois da LTM 11200-9.1, com a qual ampliou a capacitação técnica de sua frota de 800 t para 1.200 t, a Guindastes Tatuapé acaba de receber o guindaste Liebherr de lança treliçada LG 1750. A escolha e opção por estes dois novos recursos, segundo Marcelo A. Monteiro, gerente comercial da locadora, decorreu de uma estratégia de investimentos que prioriza a ampliação e manutenção da diversificação da frota atual.

O objetivo principal é o de criar novas opções de atendimento, tanto na locação na área industrial e no mercado em geral, como nas operações de manutenção e montagem de parques eólicos. “Nossa frota é muito completa, com as mais diversas opções de guindastes industriais, guindastes telescópicos sobre pneus (RT, TC e AT), guindastes telescópicos sobre esteiras (LTR), guindastes treliçados sobre esteiras e guindastes treliçados sobre pneus”.

Ele lembra que, com o Liebherr LTM 11200-9.1 (1.200 t), a locadora ganha maior competitividade nos içamentos mais técnicos que envolvem grande capacidade de elevação de cargas a grande altura. Já para o Liebherr LG 1750, diz Monteiro, o maior ganho é a melhoria do custo de movimentação entre a base e o local do trabalho. “Além de um prazo de montagem e desmontagem um tanto quanto menor quando comparamos com os guindastes tradicionais treliçados sobre esteiras que já compunham a nossa frota.”.

O LTM 11200-9.1 foi adquirido com todos os opcionais disponíveis de fábrica, e terá a maior capacidade em altura de içamento no mercado brasileiro quando montado na versão “Luffing Jib”. Com o LG 1750, também foram adquiridos componentes para a versão “SL14D2B”. Nessa configuração, a capacidade de içamento é de quase 160 t a uma altura superior a 135 m.

tatuape-LTM

Otimização de recursos

Marcelo Monteiro destaca também que LTM 11200-9.1, quando equipado com sua lança “T7” de 100 m, pode propiciar grandes vantagens em comparação com os outros guindastes telescópicos de grande capacidade que tem o limitante entre 50 e 60 m no comprimento da lança telescópica, o que, para içamentos em alturas superiores ao comprimento da sua lança, faz com que seja necessária a montagem do Jib fixo ou do Luffing Jib. Ou seja, com a lança principal do LTM 11200-9.1 que tem maior alcance, não é preciso encaminhar para obra uma quantidade maior de acessórios – o que resulta em redução nos custos de transporte, prazo de montagem e etc.

Outro diferencial, segundo ele, é a possibilidade de instalação e montagem de diversas versões intermediárias (T7F, T7Y, T7YVEF, T7YVEV2F e etc.) que ainda ampliam a altura de içamento, com poucos acessórios adicionais e que tendem a reduzir os custos de transporte por conta do menor número de veículos transportadores adicionais, aliados ao tempo utilizado na montagem e desmontagem do guindaste que também é reduzido.

Em relação ao LG 1750, no que tange à otimização de recursos, o grande ponto a ser destacado, diz Marcelo Monteiro, é a sua versatilidade. “Quando comparado aos guindastes treliçados sobre esteiras convencionais e com capacidade similar, além de uma redução substancial nos custos de transporte, a grande vantagem é que pode deslocar-se de um ponto a outro na obra “semi” montado por vias convencionais de 6 m em média de largura”. Mesmo em relação à versão NT (Narrow Track), a comparação é vantajosa, garante o gerente comercial. “Vale destacar ainda que a versão “SL14D2B” do LG 1750 atende completamente a todas as demandas de içamento (pesos e altura) no mercado atual de manutenção e montagem dos parques eólicos”.

Marcelo Monteiro diz que a aquisição de novos ativos, com possibilidades completas de configuração, tem o propósito de atender as mais variadas demandas. Um mercado prioritário, no entanto, é mesmo o eólico, reforçando e consolidando o espaço conquistado nos últimos anos. “Sem dúvida representam um importante reforço em todas as operações de manutenção em parques eólicos. Além de abrir novos horizontes nas montagens nos parques eólicos com torres de última geração (mais altas e com içamento de maiores cargas) que terão grande demanda nos próximos anos”.

tatuape-ltm11200

Parceria com a Liebherr

No total, a Guindastes Tatuapé conta com cerca de 350 diferentes recursos em sua frota para movimentação horizontal e vertical de cargas. Com essas aquisições, chega a uma frota com mais de 150 equipamentos de elevação de cargas, 60% dos quais da marca Liebherr. A primeira aquisição foi em 1993, um guindaste telescópico sobre pneus modelo LT 1060 com capacidade para 60 t. Segundo Marcelo Monteiro, a parceria “ganha & ganha” entre a locadora e a Liebherr fez com que, desde a década de 90, não passasse um ano sequer em que frota não fosse ampliada com algum novo recurso da Liebherr.

“Esta parceria que já tem 30 anos foi sempre fortalecida com a adição desta tecnologia de ponta que nos propiciou alavancar nossa posição no mercado tão concorrido como a área de movimentação de cargas no Brasil. Nestes anos todos sempre recebemos o apoio da fábrica seja no território nacional com o apoio da assistência técnica ou muitas vezes com o apoio direto da matriz na Alemanha. Nos orgulhamos muito em sermos parceiros deste grande fabricante mundial de equipamentos de ponta”.

Portal MyLiebherr

Suporte e recursos embarcados

Ele elogia em particular o cumprimento por parte da Liebherr do “atendimento” em “garantia” e os procedimentos de entrega técnica onde os profissionais da locadora são capacitados para as operações de montagem, operação e desmontagem em todas as configurações possíveis de cada equipamento. “Nossa área de manutenção também acompanha esse processo para se familiarizar com os componentes específicos e as características “não comuns” de cada guindaste em particular. Se necessário ainda existe sempre a possibilidade de uma consulta especifica ou pontual junto a engenharia e a assistência técnica da Liebherr no Brasil para dirimir quaisquer dúvidas”.

Finalmente, ele lembra que a Liebherr está aperfeiçoando um novo procedimento para substituir e incrementar o já conhecido Sistema Liccon, que é o site / sistema “My Liebherr”, um novo conceito para cuidar de todas as variáveis do equipamento dentro de uma única plataforma. Vai desde a elaboração dos planos de Rigging, especificação e configuração da máquina, controle da mão de obra (capacitação, treinamento e exigências legais) controles de manutenção e telemática à distância. “Estamos cadastrando nossos recursos “Liebherr” nesta nova plataforma para poder contar e utilizar desta ferramenta tecnológica de controle e apoio para nossa frota”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×