GUINDASTE FLUTUANTE PARA OBRAS OFFSHORE

Atenta aos investimentos previstos em geração eólica no Mar do Norte, a Hochtief, gigante alemã da área de engenharia e infraestrutura, acaba de incorporar a sua frota de equipamentos uma embarcação apropriada para obras offshore. Trata-se de um navio guindaste de 136,5 m de comprimento e 6.500 ton. de capacidade de carga, dimensionado para operar em lâminas d’água com profundidades médias de 50 m e sob severas condições de ventos e marés.

Construído em um estaleiro de Gdansk, na Polônia, o navio conta com um guindaste de 1.200 ton. de capacidade e com sistema de posicionamento dinâmico, que confere estabilidade durante o içamento das cargas, evitando que o movimento das ondas comprometa a operação. O sistema emprega quatro propulsores diesel-elétricos de azimute e três de proa, bem como conversores de apoio, que mantêm a embarcação sempre na mesma coordenada, anulando os deslocamentos provocados pelas ondas, ventos e marés.

Devido a esse sistema, a Hochtief o classifica como o mais adequado para enfrentar as condições operacionais dos mares do Norte e Báltico. Equipado com motor de 24 MW, que atinge velocidades de até doze nós, ele pode ser considerado um dos mais potentes navios de elevação de carga do mercado offshore, com capacidade para atuar na instalação das maiores turbinas eólicas existentes no mundo. Recém incorporado à frota da empresa, ele já foi deslocado para um contrato de implantação de usina eólica no Mar do Norte, que terá capacidade para 400 MW.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×