GRANDES PERFORMANCES EM PLENA PANDEMIA

Neste ano de 2021, tivemos um número recorde de 74 inscrições ao Top Crane. Consolidados os dados, excluindo-se as inscrições em duplicidade e outras em que o formulário, disponibilizado para livre download no website da Crane Brasil, não havia sido preenchido ou continha dados absolutamente insuficientes para qualquer análise ou juízo de valor, chegamos a um bom número de 56 inscrições validadas (praticamente o mesmo que tivemos na premiação anterior, em 2020).

O que não deixa de ser relevante, considerando-se que os dados apurados agora referem-se a operações realizadas, como estabelecido no Regulamento do Top Crane 2021 (igualmente disponibilizado no website da Crane Brasil), no período de 01.09.20 e 01.09.21, por acaso, quase coincidente com o intervalo de eclosão e pico da epidemia de coronavírus, com grande impacto na cadeia produtiva e no segmento de movimentação – como na sociedade de um modo geral.

Ainda assim, tivemos 56 inscrições, nas categorias de Içamento, Plano de Rigging, Transporte, Remoção Técnica e Segurança-Treinamento. Cabe destacar que os prêmios mais concorridos foram os de içamento e de rigging, subsidiados, por sua vez, em nada menos do que 46 estudos de rigging, ou planos de içamento. Por outro lado, a categoria Segurança-Treinamento, por incrível que possa parecer, só recebeu duas inscrições.

Esse fato pode ser atribuído a vários fatores. As empresas podem ter considerado essas duas providências como algo intrínseco à atividade e preferiram apostar suas chances nas operações como um todo. Não é o caso de se cogitar que as participantes tenham considerado a premiação em Segurança e Treinamento como algo menor e sem o mesmo glamour que as demais.

Seja como for, em respeito às duas empresas inscritas nessa categoria, os indicadores apresentados somaram pontos na disputa de outras categorias, nas quais essas mesmas empresas, por acaso estavam concorrendo. Essa decisão da Comissão Julgadora, abriu espaço para mais uma premiação nas categorias de Içamento e Planos de Rigging (as mais concorridas), já que não havia margem crítica e comparativa mínima para duas premiações em Segurança e Treinamento, como previsto inicialmente.

Os 12 cases premiados, número limite da premiação, (cinco em Içamento, três em Planos de Rigging, dois em Transportes e dois em Remoção Técnica) resultaram de um trabalho exaustivo e consciencioso, sob responsabilidade da equipe de jornalistas da Crane Brasil, com suporte técnico e voluntário de cinco experientes engenheiros da área de movimentação de cargas. Agradecemos a eles e a todos que participaram, principalmente os que não venceram neste ano – e que, como sempre, não terão nomes ou operações revelados, pois a finalidade do Top Crane sempre foi, e continua sendo, prestigiar cases exemplares, sem depreciar quem quer que seja.

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