GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA

GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA

A CTG Brasil completou, em outubro de 2023, dez anos de atividades no Brasil. Originada a partir da estratégia de internacionalização da China Three Gorges Corporation (CTG Corp), a subsidiária brasileira se tornou uma das maiores geradoras de energia limpa do país. Atualmente, opera conta com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, em 11 estados brasileiros.

Toda sua operação é conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). No total são 8,3 GW de capacidade instalada, com 23,4 mil GWh de produção nas usinas controladas diretamente pela CTG Brasil e de 479 mil MWh de produção por parques eólicos, incluindo participação em ativos

CTG Brazil - UHE Ilha Solteira
CTG Brazil – UHE Ilha Solteira

A empresa vem investindo continuamente na modernização e otimização das operações. Segundo Renato Castilho, gerente de engenharia de manutenção da CTG Brasil, o investimento total previsto da CTG Brasil para a modernização das usinas de Ilha Solteira e Jupiá, iniciado em 2017, é de R$ 3 bilhões até 2038. O projeto é inclui a reforma de 34 unidades geradoras e sistemas auxiliares e pela implantação já em 2022 do novo Centro de Operação da Geração (COG), localizado na UHE Ilha Solteira. “A CTG Brasil está realizando obras de modernização no quarto maior complexo hidrelétrico do Brasil e esse é um dos maiores projetos de investimento de melhorias em hidrelétricas do país. O programa de modernização realizado em etapas garante a melhor disponibilidade e confiabilidade das unidades geradoras para o sistema interligado. O projeto busca valorização das regiões próximas as operações, gerando desenvolvimento da economia local”.

No último dia 09 de fevereiro, a CTG Brasil concluiu a modernização da décima primeira unidade geradora (sendo seis da UHE Jupiá e cinco da UHE Ilha Solteira) e a décima segunda está em modernização na usina Ilha Solteira. “O terceiro lote que inclui a modernização de mais seis unidades geradoras já foi iniciado e está prevista a parada da primeira unidade geradora no início de 2025”, explica Castilho.

Ele lembra que todos os transformadores da usina Rosana foram substituídos e os transformadores da usina Taquaruçu estão em processo de modernização. Já a Usina Salto conta com equipamentos novos, que estão operando em boas condições. “Todos os ativos da CTG Brasil são avaliados periodicamente e passam por um rigoroso processo de manutenção preditiva e preventiva”.

CTG - UG-13
Execução de serviços de modernização do parque gerador da CTG Brasil

O gerente de engenharia de manutenção da CTG Brasil diz que o intercâmbio entre profissionais brasileiros e chineses tem sido muito enriquecedor. “Os chineses são abertos para aprender conosco e com a nossa cultura e os brasileiros com a deles. Há um respeito mútuo e isso é algo genuíno. A relação Brasil e China para grandes projetos hidrelétricos não é nova. A construção da usina Três Gargantas – maior do mundo e que pertence à CTG, na China – teve uma influência muito grande com a experiencia brasileira na construção da usina Itaipu. Ou seja, é uma relação de três décadas de muito sucesso e a tendência é se fortalecer ainda mais”.

Como resultado da implementação do Sistema de Gestão Integrado, a CTG Brasil tornou-se referência no setor brasileiro de geração de energia como uma das únicas empresas com a certificação em quatro normas internacionais ISO (sigla para International Organization for Standardization, ou, em português, Organização Internacional para Padronização: ISO 9001 (Gestão de Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental), ISO 45001 (Gestão de Saúde & Segurança) e ISO 55001 (Gestão de Ativos) de forma integrada. Em 2023, a companhia teve suas operações auditadas pela Fundação Vanzolini e, pelo quarto ano, foi atestada em conformidade com as normas ISO mencionadas.

Ainda em 2023, de forma inédita, conquistou as certificações ISO 37001 e ISO 37301, o que segundo Castilho, trouxe ainda mais engajamento das áreas de negócio com o Sistema de Gestão Antissuborno e de Compliance, reforçando as diretrizes baseadas em ética, integridade e transparência e reiterando o seu compromisso com a mitigação de riscos de corrupção e suborno. “A CTG Brasil está comprometida com o seu Sistema de Gestão, e as certificações ISOs estão diretamente ligadas à governança corporativa e à cadeia de valor sustentável, como parte da estratégia ESG da CTG Brasil”.

CTG Brasil - UHE Chavantes
CTG Brasil – UHE Chavantes

Inovação e P&D

A CTG Brasil direciona investimentos para projetos de inovação e P&D.  Vários programas estão em andamento nesse sentido, tais como: controle de mexilhão dourado, monitoramento de macrófitas, distrito industrial verde (hidrogênio verde), geradores fotovoltaicos bifaciais, biocombustível a partir de macrófitas e armazenamento de energia. “Investimos tanto na nossa eficiência comercial como na excelência operacional e gestão dos nossos ativos de energia hidrelétrica. Desenvolvemos soluções para otimização da geração eólica e solar combinadas com armazenamento por baterias, o hidrogênio verde, além de avaliar a geração offshore e a implementação de usinas reversíveis, dentre outros”.

Barragens

Lembrando que as barragens de minérios são construídas de formas totalmente diferentes das barragens de usinas para geração de energia elétrica, Renato Castilho garante que todas as barragens administradas pela CTG Brasil são seguras, consideradas de baixo risco e operam dentro dos requisitos da Lei de Segurança de Barragens. E que a CTG Brasil tem implementado diversas iniciativas para modernizar e melhorar o sistema de monitoramento de barragens do seu portfólio de hidrelétricas no Brasil. O processo de automação já foi implementado nas usinas Ilha Solteira, Jupiá e Salto e possibilita a coleta de dados em tempo real para os instrumentos que são considerados fundamentais na identificação de eventuais anomalias nas estruturas, totalizando cerca de 20% dos pontos de monitoramento existentes. Está em andamento a implantação do projeto de automação para os demais empreendimentos hidrelétricos da empresa. Além disso, 228 novos instrumentos foram incorporados ao sistema de monitoramento existente, garantindo maior abrangência e confiabilidade na supervisão de segurança dessas barragens.

Para garantir a segurança das comunidades no entorno de suas operações, a proteção ao meio ambiente e o uso múltiplo dos reservatórios, diz Castilho, a CTG Brasil tem como uma de suas prioridades a gestão responsável e diligente de seus reservatórios e barragens. Períodos de estiagem prolongada ou de fortes chuvas alteram os padrões normais de operação e para assegurar a boa gestão dessas situações, a CTG Brasil conta com o Sistema de Operação em Situação de Emergência (SOSEm), um plano de ação que prevê medidas operacionais e critérios para emissão de boletins de alerta e avisos às prefeituras e Defesas Civis. Durante o período de cheias, as comunidades são continuamente informadas das vazões que estão sendo liberadas nas usinas por meio do Boletim Informativo de Vazões (BIV), e disponibiliza o canal de atendimento Telecheias (0800 770 2428) 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Além disso, empresa está concluindo a implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE). Todas as rotas de evacuação nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) já foram implementadas e estão ocorrendo os últimos testes das sirenes do sistema de alerta sonoro, por meio de 36 torres. O próximo passo será a realização dos exercícios simulados, realizados em conjunto com as Defesas Civis, e com a participação das comunidades localizadas na ZAS.

Projetos socioambientais

Na estratégia da Plataforma ESG da CTG Brasil, a preservação da biodiversidade assume um papel de destaque com investimentos realizados em projetos de restauração florestal, repovoamento de peixes, monitoramento de fauna silvestre e incentivo ao aumento de cobertura florestal em propriedades rurais inseridas nas bacias hidrográficas onde a Companhia opera suas UHEs. Já em investimento social, a CTG Brasil realiza seus investimentos sociais em duas vertentes: investimento social privado e recursos direcionados por meio de Leis de Incentivo Fiscal. Entre os principais projetos estão: Guri, Musicou, Futebol de Rua, entre outros. Em uma iniciativa recente, em parceria com o SENAI Paraíba a empresa está investindo em treinamento e qualificação de pessoal. “É parte da estratégia de cuidado e desenvolvimento das comunidades em que atua. As formações visam contribuir para o aumento na empregabilidade, geração de renda e desenvolvimento econômico e social da região do futuro Complexo Eólico Serra da Palmeira”.

Ele diz que um dos principais objetivos da CTG Brasil é construir um ambiente que proporcione a cada profissional uma jornada integral de desenvolvimento – desde a atração e durante seu desenvolvimento na Companhia. “Desde o onboarding, são oferecidas oportunidades para possibilitar que cada profissional assuma o protagonismo de seu desenvolvimento de carreira. A Academia CTG Brasil, ecossistema de aprendizagem da Companhia, dispõe de seis áreas de conhecimento e desde 2020 contribui para a gestão de conhecimento e o atingimento da estratégia da Companhia”.

Imagem em destaque: Área CTG Brasil (UHE Jupiá) – Foto: Henrique Manreza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×