FROTA DE PTAs CRESCE 8% E JÁ SUPERA 1,1 MILHÃO DE UNIDADES

Frota_plataformas

O levantamento anual promovido pela IPAF (Federação Internacional de Acesso Motorizado) apontou um crescimento de 8% na frota global de plataformas de trabalho aéreas (PTAs), que agora soma aproximadamente 1,12 milhão de unidades para locação em todo o mundo. Com a recuperação econômica e o retorno dos investimentos em construção civil, os Estados Unidos registraram um aumento de 7% na demanda dos equipamentos e já contam com uma frota de mais de 500 mil unidades, ou seja, quase a metade das PTAs disponíveis para locação no mundo.

Segundo o IPAF, essa frota deverá contribuir para que as locadoras norte-americanas alcancem este ano uma receita de US$ 8,5 bilhões, o que representa um crescimento de 8% em relação ao volume de negócios em 2014. Na Europa, onde a frota de plataformas aéreas chegará este ano a 285 mil unidades, espera-se um ritmo menor de expansão. A entidade estima que a receita das locadoras do Velho Mundo crescerá 3% em relação a 2014, totalizando cerca de 2,3 bilhões de euros.

A IPAF atribui a forte expansão na demanda mundial de PTAs ao ingresso desse equipamento no mercado chinês, que registrou aumentos de 25% e 30% no seu consumo nos dois últimos anos. Ainda assim, a frota chinesa para locação é inexpressiva em termos absolutos na comparação com a Europa e América do Norte, totalizando cerca de 9 unidades.

Apesar de a América Latina não ser contabilizada no estudo do IPAF, estima-se que o parque de PTAs brasileiro seja de cerca de 30 mil unidades (2,7% do total mundial). Esses números colocam o Brasil como o detentor da maior frota na região, mesmo porque sua utilização ainda é pequena em alguns países sul-americanos. Mesmo assim, há de se ressaltar a rápida popularização desse conceito para serviços em alturas em mercados como o Chile e Colômbia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×