FATORES QUE AFETAM A SEGURANÇA NOS IÇAMENTOS

FATORES QUE AFETAM A SEGURANÇA NOS IÇAMENTOS

Por: Camilo Filho (*)

Existem muitos fatores que podem afetar uma operação de içamento e é importante que o pessoal envolvido nessas operações esteja ciente. De forma geral, podem ser classificados como:

  • Máquina: Seleção de equipamentos de içamento adequados para o trabalho, bem como a integridade do equipamento para a realização do trabalho;
  • Material: Carga que será içada;
  • O local do içamento: Ambiente em que a operação de içamento será realizada e inclui o posicionamento e estabilidade do equipamento;
  • Homem: Competência, funções e responsabilidades do pessoal envolvido na operação de içamento;
  • Método: Planejamento e procedimentos a serem adotados para a operação de içamento.

IÇAMENTOS ROTINEIROS X NÃO ROTINEIROS

  • Um içamento pode ser categorizado como um içamento rotineiro se for de natureza repetitiva, no mesmo local e envolver cargas semelhantes em forma, tamanho e peso, ou seja, múltiplos içamentos de itens semelhantes. O princípio subjacente é que os riscos envolvidos em um içamento de rotina já são conhecidos e mitigados.
  • Um içamento não rotineiro refere-se à operação de içamento complexa, realizada pela primeira vez ou içamento próxima à capacidade do guindaste (neste caso não rotineiro e crítico). Por exemplo, uma operação em tandem “tilt-up” (ou seja, içar usando dois ou mais guindastes para verticalizar uma estrutura longa) é um içamento complexo não-rotineiro e crítico. Ele exigirá uma avaliação detalhada de riscos e método de engenharia antes que a operação seja realizada. Medidas específicas de controle para mitigar os riscos envolvidos em uma operação tão complexa precisarão ser colocadas em prática. Por exemplo, para enfrentar o risco de uma estrutura longa fletir durante uma operação de verticalização, a quantidade e a localização dos olhais de içamento precisarão ser considerados no projeto e incorporados na estrutura a ser içada. Em suma, um içamento não rotineiro exigirá um planejamento extensivo.
  • Não obstante o acima, é uma percepção equivocada assumir que, enquanto o peso da carga estiver abaixo de uma determinada tonelagem, ele pode ser classificado como um içamento de rotina e, portanto, exigir menos planejamento ou supervisão.
  • Com base em experiências passadas, a maioria dos acidentes com guindastes acontece durante içamentos de rotina, ao invés de não rotineiros. Portanto, qualquer operação de içamento, seja rotineira ou não, requer o mesmo nível de considerações de segurança.

Os tópicos a seguir descrevem os fatores com maior detalhamento e identificam áreas que devem ser consideradas antes de qualquer operação de içamento ser realizada. É importante notar que as seguintes áreas abordadas não se limitam ao aqui exposto. Quando mais detalhes forem necessários, os usuários são aconselhados a consultar os manuais de operação ou manutenção, ou o fornecedor/fabricante do equipamento.

 1- A máquina

1.1 O dimensionamento do equipamento

Um dos fatores mais críticos no planejamento de uma operação de içamento é garantir que o equipamento selecionado para o trabalho tenha capacidade de içamento suficiente e alcance para lidar com a carga pretendida.

1.2 A manutenção do equipamento

Outro aspecto importante é a manutenção do equipamento, de modo a garantir sua integridade estrutural. Com base em incidentes passados, a atenção precisa ser focada nas seguintes partes críticas que suportam e monitoram a carga.

  • Cabos de aço
  • Sistemas de frenagem e bloqueio
  • Sistemas de segurança

2- Material

2.1 Peso da carga

2.2 Centro de gravidade

2.3 Método de amarração

3- O local da operação

Uma vez selecionado o equipamento de içamento e a carga determinada, o planejamento deve então focar no local em que o equipamento está operando e como o equipamento está configurado. Além das condições climáticas ambientais, cada canteiro de obras terá que considerar os perigos localizados específicos que devem ser eliminados ou mitigados para garantir uma operação segura.

3.1 Solo

3.2 Interferências visíveis e invisíveis

3.3 Condição de visibilidade

3,4 Isolamento da área de operação

3.5 Condições ambientais

4- O homem

Investigações sobre acidentes mostraram que o erro humano é a principal causa de acidentes envolvendo operações de içamento. Portanto, é importante que cada membro da equipe (operador, auxiliar, rigger e supervisor) seja adequadamente treinado e competente para desempenhar suas funções.

4.1 Apto para o trabalho

4.2 Função e responsabilidades

4.3 Comunicação

5- O método

5.1 Conhecer o peso da carga, C.G. e o raio de operação

5.2 Amarração da carga para que esteja estável e balanceada

5.3 Realizar um teste, içando ligeiramente a carga de seu apoio, para verificar sua estabilidade e peso

5.4 Manter alinhados o C.G. da carga, o gancho e a cabeça da lança no caso dos guindastes

5.5 Estabilidade da carga durante o movimento e giro do guindaste

5.6 Apoiando a carga e aliviando a amarração e os cabos de carga

camilofilho* Camilo Filho é engenheiro mecânico, especialista em içamentos pesados, com mais de 39 anos de experiência em operações com guindastes e movimentação de carga. Com vários cursos na área feitos no exterior, é responsável por vários trabalhos de grande envergadura no Brasil e no exterior. Atualmente é autônomo e consultor da IPS Engenharia de Rigging. Sugestões e comentários enviar para camilofilho@hotmail.com.

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