A ICSA (International Crane Stakeholders Assembly), entidade que reúne, a nível global, a indústria fabricante de guindastes e os sindicatos de empresas de guindastes, publicou dois novos documentos de orientação gratuitos e detalhados sobre o uso de guindastes móveis.
O primeiro guia “ICSA 005 “Working with Land-based Mobile Cranes on Floating Vessels” (Trabalhando com Guindastes Móveis Terrestres em Embarcações Flutuantes) é o tão esperado relatório sobre o uso de guindastes móveis em barcaças.
O segundo, “ICSA_N006 – Using Mobile Cranes with freely suspended vibratory equipment for Pile Driving / Extraction” (Utilização de Guindastes Móveis com equipamento vibratório suspenso livremente para cravação/extração de estacas) também é um documento importante.
A ICSA alerta que o uso de guindastes móveis em conjunto com equipamentos vibratórios suspensos livremente para aplicações de cravação/extração de estacas apresenta riscos únicos que podem potencializar a ocorrência de acidentes, exigindo que considerações adicionais sejam revisadas antes do início das operações.
Os dois documentos podem ser baixados aqui diretamente do site da Crane Brasil, nos links abaixo:
Trabalhando com Guindastes Móveis Terrestres em Embarcações Flutuantes
Ou nos sites da ESTA em www.estaeurope.eu ou no ICSA em www.icsa-crane.org.
O objetivo principal da ICSA é facilitar o diálogo entre as partes interessadas da indústria de guindastes sobre segurança, questões técnicas e regulamentares e promover posições de consenso sobre questões de interesse comum. Incluindo o ESTA, o ICSA tem atualmente sete membros ativos da Austrália, Canadá, Europa, Japão e EUA.