DARCY PACHECO MOBILIZA PRIMEIRO LG 1750 COM LANÇA SX

DARCY PACHECO MOBILIZA PRIMEIRO LG 1750 COM LANÇA SX

O Grupo Darcy Pacheco recebeu no final do ano passado o primeiro guindaste Liebherr LG1750 com lança SX. O sistema de lança reforçado SX surgiu para atender, principalmente, o segmento eólico com sua demanda crescente por torres cada vez mais altas e a mais nova geração de aerogeradores. Segundo Rene Porto, gerente divisional de guindastes móveis sobre esteiras e pneus da Liebherr Brasil, o sistema de lança SX permite um aumento na capacidade de içamento de aproximadamente 20% e uma maior tolerância à influência de vento. Com isso, os usuários do equipamento ganham em eficiência e produtividade.

Ele explica que o fato do LG1750 com lança SX ser vocacionado para o mercado eólico não limita a sua utilização a esse segmento. Pelo contrário, é um equipamento que poderá prevalecer e trazer ganhos para o usuário e seu cliente final em várias aplicações.  “Operações que demandam alta capacidade de carga e alta mobilidade, como montagens eletromecânicas, atividades de implantação de infraestrutura fabril e portuária”, explica Rene Porto.

Liebherr LG1750 com lança SX

Sobre a lança SX especificamente, ele lembra que sua tecnologia é novidade no Brasil, mas já foi amplamente testada e é bastante utilizada em outros países. ”O guindaste Liebherr LG1750 com lança SX possibilita alta capacidade de carga e mobilidade, principalmente por se tratar de uma máquina com um chassi sobre pneus, portanto, mais estreito. O LG 1750 circula com mais facilidade nas vias do parque. Além disso, trata-se de uma máquina rodoviária, ou seja, é possível desloca-la pelas rodovias respeitando os limites de 12t por eixo”.

O guindaste Liebherr LG1750 com lança SX e oiro eixos tem capacidade de carga máxima de 750 t, no raio de 7,0 m, altura máxima de içamento de 193 m e raio máximo de 136. “É uma solução bastante interessante, lembra Rene Porto, para atender às novas demandas dos parque eólicos, cujos equipamentos estão cada vez maiores e mais altos”.

A seguir, entrevista com Eduardo Donadon da Silva, diretor técnico e suprimentos, e Guilherme Silva, diretor comercial e operações, da Darcy Pacheco, primeira usuária do guindaste Liebherr LG1750 com lança SX no Brasil

eduardo-guilherme
Eduardo Donadon da Silva, diretor técnico e suprimentos, e Guilherme Silva, diretor comercial e operações

Crane Brasil: A Darcy Pacheco já tem, entre os destaques de sua frota, duas unidades 1750 (LTM), com upgrade para 800 t e agora recebe uma outra unidade (desta vez LG e lança SX). Qual o ganho em capacidade de elevação? O LG 1750 passa a ser o equipamento de maior capacidade de frota da Darcy Pacheco?

Darcy Pacheco: O LG1750 SX foi adquirido pensando no mercado de eólico. Além disso a configuração foi estudada pela equipe de aquisições pensando em volume de serviços de peso dentro de plantas petroquímicas. Esta configuração faz do LG1750 o equipamento com a maior capacidade da nossa frota. Apesar de termos o LTM1750 com capacidade nominal de 800 toneladas, o LG1750 SX tem capacidade de elevar mais de 120 toneladas a uma altura de 165 metros.

Crane Brasil: O que significa, do ponto de vista operacional, a configuração com lança SX?

Darcy Pacheco: Do ponto de vista operacional, a configuração SX traz um ganho de capacidade para o guindaste LG1750 que pode ser de até 40% em relação as configurações que a Liebherr disponibilizava. Isso faz com que a engenharia do cliente possa pensar em fazer menos içamentos durante a montagem do aerogerador

Crane Brasil: Além da maior capacidade de elevação e a lança SX, outros recursos e acessórios do LG 1750 também foram determinantes na escolha do equipamento?

Darcy Pacheco: O LG1750 SX foi desenvolvido pela Liebherr principalmente para atividades de montagem de parques eólicos com torres de altura elevada ou torres medias com componentes de peso elevado. O fato de o LG1750 SX conseguir transitar montado em configuração parcial traz um ganho de deslocamento entre as bases do projeto. Este é um fator determinante visto que as vias dos projetos de forma geral são feitas com 7 metros de largura e não existe neste momento um guindaste sobre esteiras estreitas com capacidade próxima ao LG1750 SX.

Crane Brasil: No caso do LTM 1750, a expectativa de vocês (entrevista para a Crane Brasil 82) era que o equipamento atuasse de maneira forte em paradas de manutenção e projetos de implantação e ampliação de plantas de celulose e petroquímica. E, agora, com o LG 1750 (com lança SX), quais as operações que vocês têm em vista?

Darcy Pacheco: Acreditamos que o mercado de aerogeradores deverá aumentar a sua capacidade de geração em uma única unidade, passando dos atuais 3 a 5 MW por equipamento para uma nova geração onde devem chegar a uma capacidade superior a 6 MW. Com isso, o peso dos componentes e a altura da torre devem ser aumentados criando assim demanda para guindastes desta capacidade.

Crane Brasil: O equipamento, pelo que sabemos, já está mobilizado. Em qual projeto e em que tipo de operações ele está sendo utilizado.

Darcy Pacheco: No momento, este equipamento já se encontra em operação na região Nordeste em projeto eólico onde teremos 86 aerogeradores para fazer a montagem eletromecânica.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×