A Cordeiro Guindastes, locadora com sede no Ceará e atuação nas regiões Norte e Nordeste, acaba de integrar em sua frota um guindaste telescópico Zoomlion ZAT8000V863, com o qual amplia a capacitação técnica de sua frota de 600 para 800 t.
Segundo Aldelfredo Mendes, diretor comercial da Cordeiro Guindastes, o Zoomlion ZAT8000V863 integra um processo de ampliação de frota, atualmente com 89 equipamentos, para atendimento de novos contratos, em particular no segmento eólico (em parques com alturas e torres de até 140 m) e no setor de mineração, onde encontrará aplicação inicialmente na montagem e desmontagem de máquinas. “A capacidade de carga do Zoomlion ZAT8000V863, evidentemente, não foi a única razão de escolha. A equipe técnica interna analisou criteriosamente todas as outras características técnicas do equipamento, que são cruciais para suas operações”.
Vários parâmetros foram considerados. Tais como: alcance da lança, estabilidade e segurança, versatilidade, facilidade de transporte e montagem, tecnologia de controle e automação, durabilidade e manutenção; e economia de combustível e eficiência energética. No primeiro caso, para alcançar áreas de difícil acesso ou realizar operações em alturas consideráveis. No quesito “estabilidade e segurança” foram considerados recursos como sistemas avançados de estabilização, controle automático de carga e mecanismos de segurança adicionais para garantir operações seguras e estáveis, mesmo em condições adversas.
Dois outros aspectos – versatilidade e facilidade de transporte e montagem – também foram aprovados. Ou seja, a capacidade do guindaste de se adaptar a diferentes tipos de cargas e condições de trabalho, incluindo a possibilidade de configuração da lança em várias opções que atendam aos mais variados segmentos de mercado e setores da economia, como parques eólicos, indústrias, mineração, petróleo e gás. E a rapidez de sua mobilização e facilidade de montagem e desmontagem.
A engenharia da Cordeiro Guindastes considerou igualmente a tecnologia de controle e automação, para operação mais precisa e eficiente, com redução de riscos de erros humanos. Além da robustez do equipamento e a facilidade de manutenção, bem como a eficiência energética, reduzindo custos e o impacto ambiental.
O Zoomlion ZAT8000V863 está sendo integrado às operações da Cordeiro Guindastes com configuração completa. A locadora, no entanto, solicitou uma alteração na área de patolamento. Por padrão de fábrica, ela seria em “X”, de 12 x12 m, mas a engenharia da Cordeiro Guindastes preferiu que fosse em “H”, em 10,6 x 9,6 m, caracterização de uma área útil de patolamento menor, ideal para operações com terrenos de difícil acesso e com limitação de área.
Aldelfredo Mendes tem uma expectativa positiva em relação à performance do equipamento e diz que a experiência da locadora com a marca Zoomlion tem sido satisfatória. “Trabalhamos com a Zoomlion desde 2009, com a chegada das primeiras máquinas no Brasil, e temos um bom suporte do time técnico Zoomlion”. Como agora, com o Zoomlion ZAT8000V863, se trata de um equipamento, de grande porte, e sem um histórico de operações no país, a Cordeiro Guindastes incluiu no investimento algumas salvaguardas extras.
“Está incluso um amplo pacote de suporte técnico, que garante: entrega técnica de um mês para três operadores e sinaleiros, treinamento técnico de manutenção para dois técnicos da Cordeiro, suporte de um técnico Zoomlion dedicado por 12 meses, além de estoque de peças no Brasil para este equipamento”.