COMODIDADES E NOVAS REGRAS NA CARGA E DESCARGA EM PARANAGUÁ

COMODIDADES E NOVAS REGRAS NA CARGA E DESCARGA EM PARANAGUÁ

A campanha internacional do Maio Amarelo visa conscientizar a população para reduzir o número de acidentes de trânsito e, este ano, tem como tema “Juntos Salvamos Vidas”. A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá – abraçou a causa.

A partir do dia 23 de maio, além das novas medidas de segurança que entram em vigor, a sala de espera, banheiros e chuveiros no pátio de triagem serão liberados para uso. A expectativa é de melhora nas operações e no bem-estar dos caminhoneiros que passam pelo terminal.

As primeiras novidades estão localizadas no SAV, ou pré-gate, que é um pátio de triagem no qual os motoristas aguardam para sua entrada no terminal e dispõe de uma área de uso comum para os caminhoneiros. Com as melhorias finalizadas, o SAV da TCP conta agora com dois postos de vigilância, banheiros femininos e masculinos equipados com chuveiros, além de uma sala de descanso que conta com sofá, ar condicionado e água.

O posto 1, com vigilância 24h, sete dias por semana, tem como principal objetivo garantir a segurança do local e respeito às normas de utilização do espaço. Já o posto 2 funcionará de segunda à sexta, das 8h às 18h, e terá além do vigilante, um controlador de fluxo para auxiliar na entrada do SAV e na Rua Barão do Rio Branco.

Ao adentrar no terminal, o motorista agora deverá obedecer novas regras, dentre elas, a proibição de descida do caminhão nas quadras de contêineres do terminal. Agora, este procedimento será permitido apenas em novas áreas exclusivas para trava e destrava dos locks, e suporte em casos de necessidade.

“As novas regras de segurança são essenciais para que não ocorram acidentes e para que a organização seja intensificada no SAV. Será realizada uma campanha informativa junto aos caminhoneiros, com distribuição de material impresso e envio de conteúdo online por Whatsapp, para que as mudanças fiquem claras para todos e não haja dúvidas com relação aos novos procedimentos”, diz Thomas Lima, Diretor Comercial e Institucional da TCP.

Tecnologia para reduzir a espera

O tempo do caminhoneiro dentro do terminal também é uma preocupação da TCP, que busca soluções para diminuir sua média, hoje entre 35 e 45 minutos. Para tal, o terminal aumentou o número de ternos operacionais de 4 para 6 em menos de um ano e, até o final de 2022, deve chegar a 7 ternos de trabalho simultâneos. (ternos são as equipes que realizam todo o processo de embarque ou desembarque de uma carga, o equivalente a um time completo que atua em determinado processo no terminal).

Além disso, mais iniciativas visando a melhora para o trabalho dos caminhoneiros são esperadas neste ano, com o lançamento de um aplicativo de agendamento e novos gates, como são chamados os portões de acesso ao terminal.

“Contamos com o auxílio de grandes empresas de transporte nesta fase de desenvolvimento do aplicativo. O lançamento deverá ocorrer ainda esse ano. Acreditamos que a comunicação com o caminhoneiro ficará mais fácil e dinâmica, e os processos não terão mais necessidade de documentação física ou uso de papel” , revela o diretor da empresa.

O diretor enfatiza os investimentos contínuos que a TCP tem feito em sua estrutura para atender com qualidade todos os públicos que utilizam suas instalações. Inclusive, uma série de obras e melhorias estão sendo realizadas no terminal ao longo de 2022, com o objetivo de proporcionar melhores condições de trabalho e segurança aos colaboradores e terceiros que circulam pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá.

Quem é a TCP

A TCP é a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá — o maior terminal de contêineres da América do Sul — e a TCP Log, empresa que atua como uma plataforma de logística integrada, fornecendo soluções completas para importadores e exportadores.

Responsável pelo maior investimento do setor portuário Brasil na atualidade, onde já foram aplicados mais de R$ 600 milhões nas obras de ampliação da capacidade de movimentação do terminal de 1,5 milhão de TEUs/ano para os atuais 2,5 milhões de TEUs/ano, a TCP está se preparando para atender a demanda de mercado brasileiro pelos próximos 30 anos.

Desde março de 2018, a TCP integra o portfólio da China Merchants Port Holding Company (CMPort), o maior e mais competitivo desenvolvedor, investidor e operador de portos públicos da China. Atualmente, as operações e investimentos da empresa se estendem pelas áreas costeiras em Hong Kong, Taiwan, Shenzhen, Ningbo, Shanghai, Qingdao, Tianjin, Dailian, Zhangzhou, Zhanjiang e Shantou. A empresa também vem ampliando sua presença no Sul da Ásia, na África, no Mediterrâneo e na Austrália.

Em 2020, o portfólio global de portos da CMPort abrangia 6 continentes, 26 países e regiões e 50 portos. Em 2019 a CMPort movimentou 110 milhões de TEUs.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×