COMO UTILIZAR GUINDASTES ARTICULADOS

Por Camilo Filho (*)

O que você deve saber antes de autorizar um guindaste articulado a trabalhar no seu projeto? Bem, não deve ser preciso dizer, mas a primeira coisa que qualquer operador deve fazer é ler e entender o manual de operação antes de usar o equipamento. Uma vez que o operador é treinado e tem um conhecimento pleno das particularidades da operação do modelo com o qual trabalha, há outros fatores que devem ser levados em consideração antes que o trabalho possa começar.

Aqui, seguem algumas dicas essenciais, tanto para quem contrata este tipo de equipamento como para quem os opera, de modo que se tenha uma operação segura e bem sucedida:

1- CONTRATE EMPRESAS QUE INVISTAM EM TREINAMENTO

Empresas que investem em treinamento, via de regra tem baixo índice de sinistralidade.

O operador deve ser treinado e certificado no equipamento específico no qual trabalha, de preferência pelo fabricante do mesmo. Também deve ser treinado e certificado nos diversos tipos de acessórios e métodos de amarração da carga.

2- VERIFIQUE AS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS PARA O DIA DO TRABALHO

O tempo também pode afetar a operação, então verifique a previsão meteorológica local para raios, ventos fortes, chuva ou quaisquer outras condições potencialmente negativas.

3- AVALIE A ÁREA DE OPERAÇÃO ANTES DA CHEGADA DO GUINDASTE ARTICULADO

O solo precisa ser avaliado para garantir que ele possa suportar o peso do equipamento e o local precisa ser verificado quanto a utilidades subterrâneas; como tubulações, redes de água e esgoto, cabos elétricos, bem como quaisquer obstruções aéreas.

 4- VERIFIQUE OS RISCOS ANTES DE PATOLAR

Embora os canteiros de obras sejam parecidos, cada um tem seu próprio conjunto de condições específicas. No entanto, é sempre bom verificar se há redes elétricas próximas da área de operação, pedestres e tráfego de veículos, juntamente com quaisquer outras variáveis específicas do local de operação.

5- COLOQUE O EQUIPAMENTO NA DISTÂNCIA CORRETA

O operador precisa saber o peso da carga, distância e altura de onde ela precisa ser posicionada. Usando o diagrama de alcance do guindaste articulado e o gráfico de carga, determine o melhor local de operação.

Atenção ao posicionar o equipamento, tendo em mente a distância correta entre o caminhão guindaste articulado e a área de construção ou instalação.

6- ESCOLHA O MELHOR LOCAL PARA OPERAR

  • Identifique onde você estará içando e girando a carga, bem como certifique-se de que não há obstruções no caminho
  • Certifique-se de que no local onde o caminhão guindaste articulado for patolar está livre para girar e não há outras interferências visíveis e invisíveis
  • Verifique se o solo é adequado para suportar o peso do equipamento mais o da carga a ser içada
  • Verifique se o local foi aprovado e está liberado para o trabalho a ser realizado (em muitas empresas é necessária uma “PT” – Permissão de Trabalho)

7- FAÇA OS PROCEDIMENTOS DE CHECAGEM

Uma vez selecionado o local, o operador precisa realizar o checklist referente às verificações adequadas para funcionalidade e segurança, configurar o equipamento, nivelar o caminhão e tomar todas as precauções para manter o pessoal e os equipamentos não essenciais fora da área de trabalho.

8- ANTES DO IÇAMENTO INSPECIONE OS PONTOS DE IÇAMENTO DA CARGA

Se a carga já tiver pontos de içamento definidos, verifique:

  • Sua localização
  • Sua integridade
  • Defina o método de amarração e os acessórios adequados

9- ANTES DO IÇAMENTO INSPECIONE OS ACESSÓRIOS QUE SERÃO UTILIZADOS

Uma vez definido o método de amarração, é hora de separar e inspecionar os acessórios que serão utilizados na operação.

10- TRABALHE SEGURO, FAÇA USO DE BOAS PRÁTICAS

  • Não esqueça das verificações diárias
  • Antes de qualquer ação, acione o freio de estacionamento
  • Verifique o diagrama de alcance e raio de operação antes de patolar o caminhão
  • Nivele o caminhão
  • Abra todas as patolas a 100%
  • Não sobrecarregue o equipamento
  • Lembre-se: os acessórios fazem parte da carga bruta
  • Ao deslocar-se, as patolas devem estar fechadas, travadas e a lança travada no berço
  • Lembre-se, sempre, muitas perguntas sobre a segurança e o funcionamento do caminhão guindaste articulado podem ser respondidas simplesmente lendo o manual.
camilofilho* Camilo Filho é engenheiro mecânico, especialista em içamentos pesados, com mais de 39 anos de experiência em operações com guindastes e movimentação de carga. Com vários cursos na área feitos no exterior, é responsável por vários trabalhos de grande envergadura no Brasil e no exterior. Atualmente é autônomo e consultor da IPS Engenharia de Rigging. Sugestões e comentários enviar para camilofilho@hotmail.com.

LEIA MAIS DICAS DO CAMILO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×