COMO HÁ MUITO TEMPO NÃO SE VIA

COMO HÁ MUITO TEMPO NÃO SE VIA

Operação da Locar Guindastes e Transportes, em parceria com a Brasil Projects, que viabilizou o transporte intermodal , entre Porto do Açu e Macaé, no Rio de Janeiro, foi reconhecida neste ano com o Prêmio Top Crane. Além do peso, as dimensões das cargas (C x L x A) – 10,520 x 5,750 x 5,100 (estator) e 12,090 x 5,100 x 4,760 (turbina de gás) – e as restrições da infraestrutura no percurso deram o tom ao planejamento, que definiu a rota, a opção terrestre-marítima, e o dimensionamento de equipamentos. A operação foi concluída no intervalo de 119 dias, com antecipação de 20 dias.

Toda a rota, considerando-se os dois modais utilizados, perfaz um total de 160 Km, vencidos por composições de transporte diferenciadas, tendo como destaque a Viga Cometto (com capacidade para 400 toneladas). Foram utilizados como veículos tratores quatro cavalos mecânicos: Oshkosh IMP (1), MB 3850/A (2) e Scania R480 (1). Foram utilizadas também dois conjuntos de 24 linhas de eixo Goldhofer e um equipamento auxiliar de elevação (XCMG QY70K).

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A engenharia envolvida no projeto levou em conta as seguintes variáveis:

“Realizar transporte intermodal dentro do cronograma previsto, considerando janelas de maré, porto, tratativas com concessionárias, órgão competentes, seguradoras e partes interessadas;

Resistência estrutural dos berços, em função do apoio das peças no conjunto transportador e costado;

Viabilização geométrica para transporte do Porto do Açu para Macaé, considerando a limitação estrutural das obras de artes de 14,7 toneladas por eixo;

Realização da viabilidade geométrica, em função das restrições estruturais das obras de artes apresentada;

Realização de modificação da viga Cometto comportar a carga com dimensões superiores ao previsto no projeto e adaptação para suportar 48 linhas de eixos (24 + 24), quantidade inédita, garantindo a distribuição uniforme de carga, para transpor a limitação estrutural das obras de arte;

Utilização de vigas para apoio na turbina de gás para viabilizar o costado e o carregamento na Viga Cometto, devido ao centro de gravidade muito deslocado do centro geométrico;

Para atender o prazo de execução, as peças teriam que ser carregadas sobre a linha de eixo na balsa para o transporte marítimo. No primeiro carregamento marítimo foram duas peças carregadas e, no segundo carregamento, uma peça. Dessa maneira, foi possível atender cronograma e o load in das peças, em função tempo restrito da maré;

Realização de simulações de raio de curvatura para viabilizar o trajeto;

Liberação de licenças pertinentes para o transporte da viga, para transpor dentro de uma cidade, com uma quantidade de eixos que nunca havia sido utilizada em vias públicas”.

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Ao final da operação, a redução de custos estimada leva em conta possíveis problemas que poderiam ter ocorrido como ruído de comunicação, atrasos em função de alinhamento técnico e no fornecimento de equipamentos que foram evitados. Mesmo porque, a Locar Guindastes e Transportes conta com engenharia e frota própria para atender todo o escopo.

Incluindo a Viga Cometto, de propriedade da empresa, que foi determinante na viabilização da operação, em função do peso por eixo ficar abaixo de 14,7 t. Dessa maneira, não houve necessidade de reforçar nenhuma ponte, bem como a transposição do equipamento com a utilização de pórtico.

 

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