APP DE GESTÃO OPERACIONAL NA VERTICAL EQUIPAMENTOS

APP DE GESTÃO OPERACIONAL NA VERTICAL EQUIPAMENTOS

Desde 2021, a Vertical Equipamentos vem customizando o seu App Operacional, que permite troca de dados e envio de informações em tempo real. Agora, em julho deste ano, a locadora da Bahia finalizou com sucesso os testes, tomando por base um guindaste de 400 toneladas. Em um primeiro momento, o aplicativo precisa de internet para funcionar. Mas já está em desenvolvimento uma forma de utilizá-lo off-line, potencializando o seu uso em tempo real, mesmo em áreas com infraestrutura de comunicação precária, principalmente na zona rural.

Segundo Ricardo Scher, gerente comercial da Vertical Equipamentos, que integrou a equipe de desenvolvimento interno ao lado de Ezequiel dos Santos e Francislei França, a previsão é ampliar, até setembro, o uso do aplicativo em guindastes a partir de 100 t, até o final do ano, e, em 2023, com possibilidade de antecipação, toda a frota – inclusive carretas e linhas de eixo –. Ele ressalta que o app é totalmente personalizado, levando em conta rotinas e demandas da área operacional e também dos parceiros e clientes da locadora.

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Funcionalidades

O App Operacional da Vertical Equipamentos tem links diretos com as áreas de Operação, Engenharia e Manutenção. Esses setores são responsáveis por vincular todas as informações dos equipamentos, que são compartilhadas em tablets utilizados pelas diversas equipes da empresa. Ao mesmo tempo, os gestores recebem informações em tempo real das operações.

Diariamente, com o uso do tablet, o operador realiza um check-list completo nos equipamentos, levando em conta da aparência do equipamento às condições do motor, sistemas elétricos, mecânicos e de lubrificação, lança, itens de segurança e a sua própria operação. Também estão disponíveis ao operador todos os acessórios e seus certificados que estão acompanhando o equipamento naquela atividade. Caso seja necessário incluir novos acessórios, ele mesmo pode adicionar na lista do tablet.

O operador tem fácil acesso aos documentos dos equipamentos, desde o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e) até as licenças de tráfego necessárias. Outros documentos também estão disponíveis para consulta, como o plano de manutenção do equipamento e a tabela de carga. A equipe de engenharia disponibiliza todos os relatórios de visita técnica realizados para o atendimento e/ou o Plano de Rigging da atividade.

As operações são monitoradas pela central na sede da Vertical. Sempre que ocorrer alguma não conformidade, o operador abre uma ocorrência através de áudio no próprio tablet.O operador pode comunicar à distância, por exemplo, alterações no plano de Rigging, defeitos, danos ou quebra de equipamentos, e uso de acessório para uma operação não planejada por parte do cliente. “Se houver alguma inconsistência no planejamento, este pode ser alterado na sede e enviado de imediato para o app”, explica Ricardo Scher.

Segundo ele, a adaptação dos operadores, que receberam treinamento específico, tem sido excelente. Neste mês de agosto, está sendo finalizada a inclusão no sistema da documentação de toda a equipe da área operacional da empresa. “É uma informação importante não só internamente, mas também para os contratantes de serviços, para a conferência de Atestados de Saúde Ocupacional (ASO) e a qualificação da equipe mobilizada em um determinado projeto”, explica o gerente comercial. Ele antecipa que o próximo passo nesse gerenciamento à distância é a inclusão das medições da obra, algo que já está sendo implementado.

Avaliação dos clientes

Ao final do serviço, o operador contata o cliente para que o mesmo realize o preenchimento da pesquisa de satisfação – avaliando não somente a operação, como também a equipe e a frota. Desse modo, os gestores conseguem monitorar os resultados e aprimorar a qualidade dos serviços prestados. A Vertical Equipamentos, até o momento, fez uso do aplicativo em contratos com seus clientes na área industrial e o retorno tem sido bastante positivo.

“Com a utilização do novo sistema de gerenciamento via tablet, foi possível verificar de forma simples e rápida a documentação do equipamento e da atividade a ser executada, trazendo agilidade ao processo, confirma Lúcio Prado, da Unigel.

“Fizemos a desmontagem de gruas em obra no setor de construção civil, e ficamos impressionados com o app. Além de nos permitir avaliar o serviço em tempo real, ainda traz diversas informações e documentações de extrema relevância para fiscalizações e monitoramento. Realmente é um diferencial que destaca ainda mais essa empresa que é referência nesse segmento”, diz Sidnei Souza, da Moura Dubeux).

Carlos Sergio, da EQS/Refmat, é da mesma opinião. “Quero parabenizar a Vertical pela implantação do app de gestão. De forma simples, podemos ter informações sobre o guindaste, como plano de manutenção, plano de rigging, acessórios e licenças. Parabéns a todos pela iniciativa”.

Foto em destaque: Equipe responsável pelo desenvolvimento do App: da esquerda para a direita: Ezequiel dos Santos, Ricardo Scher e Francislei França

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VERTICAL EQUIPAMENTOS (verticalequipamentos.com.br/)     

Tipos de Serviços: Empresa especialista em engenharia e movimentação de cargas. Atuação em locação de Guindastes, Transportes e Remoção Industrial.

 Contato Comercial: Ricardo Scher
Telefone: (71) 98187-5574
E-mail: ricardo.scher@verticalequipamentos.com.br
 

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