ALSTOM EM TAUBATÉ IRÁ FORNECER 37 TRENS PARA O CHILE

ALSTOM EM TAUBATÉ IRÁ FORNECER 37 TRENS PARA O CHILE

A Alstom ganhou um contrato de 355 milhões de euros para fornecer seu sistema de sinalização Urbalis CBTC, 20 anos de manutenção e 37 trens Metropolis para o Metrô de Santiago, no Chile. Os novos trens, combinados com o sistema de sinalização CBTC, ajudarão a otimizar a capacidade, o desempenho e a eficiência da nova Linha 7 do Metrô de Santiago, que está prevista para ser inaugurada até o final de 2027. A linha terá 26 quilômetros de extensão e 19 estações, com investimento de US$ 2,528 milhões.

Os novos trens serão produzidos na fábrica de Taubaté (SP), no Brasil, com os primeiros carros previstos para serem entregues em 2025. A Alstom vai abrir mais de 750 postos de trabalho no Estado de São Paulo, dos quais cerca de 700 em Taubaté. Para atender aos projetos, a Alstom está investindo cerca de €14 milhões em modernizações e adaptações da sua fábrica, com o objetivo de iniciar a produção dos novos projetos já a partir de 2022.

Além dos trens da Linha 7 do Metrô de Santiago, os novos projetos Alstom que serão produzidos na fábrica da empresa em Taubaté são:

  • Linhas 8 e 9 da Via Mobilidade: fornecimento de 36 trens Metropolis, com 8 carros cada.

  • Linha Universidades 6-Laranja de São Paulo: fornecimento de 22 trens Metropolis, com 6 carros cada.

  • Linha 5, Metrô de Bucareste, na Romênia: fornecimento de 13 trens Metropolis, sendo 78 carros ao todo.

  • Wanda ZS Line, metrô de Taipei, em Taiwan: fornecimento de 35 trens Metropolis, com 4 carros cada.

  • Segunda Fase da Linha 2 Circular de Taipei, em Taiwan: fornecimento de 29 trens Metropolis, com 4 carros cada.

A flexibilidade do trens da linha Metropolis

Com uma flexibilidade que oferece uma variedade de configurações, a linha de trens Metropolis da Alstom está em operação em todo o mundo há mais de 20 anos. Cada um dos 37 trens Metropolis automáticos de 102 metros de comprimento que a Alstom entregará ao metrô de Santiago terá capacidade para transportar até 1.250 pessoas e proporcionar uma melhor experiência aos passageiros.

Os carros terão 4 portas largas de cada lado para facilitar a entrada e saída dos usuários, corredores largos e passarelas abertas entre os carros para garantir a circulação dos passageiros dentro e entre os carros. Os trens Metropolis de Santiago também contarão com ar-condicionado, um sistema avançado de informações para passageiros com informações de rota e estação.

Com configurações flexíveis, os trens metropolitanos Metropolis da Alstom atendem às diferentes necessidades dos clientes em todo o mundo há mais de 20 anos: desde perfis pequenos a grandes medidores de trilhos, configurações de carros de 2 a 9, diferentes sistemas de tensão, rodas de aço totalmente automatizadas ou operadas manualmente e designs internos individualizados. Esses trens podem ser adaptados à infraestrutura existente e às múltiplas necessidades de capacidade e apresentam baixos níveis de ruído, alta reciclagem e eficiência energética otimizada para minimizar o impacto ambiental. Mais de 30 cidades encomendaram ou operaram com trens Metropolis, incluindo Amsterdã, Cingapura, Cidade do Panamá, Barcelona, Paris, Riade, Dubai, Sydney e Montreal.

No Chile, a Alstom distribuirá seu sistema de sinalização Urbalis CBTC ao longo dos 26 quilômetros da nova linha. Urbalis reduz o intervalo entre os trens, maximizando, assim, a capacidade do sistema, e ajuda a melhorar a eficiência energética das operações. A Alstom também integrará medidas avançadas de cibersegurança ferroviária para melhorar a proteção dos sistemas de controle de trens da Linha 7, tanto para os trens quanto para a sinalização.

Foto: Divulgação Alstom

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