Os componentes dos parques eólicoss exigem diferentes soluções de transporte, dependendo da rota. Às vezes, uma plataforma baixa “clássica” ou uma semi-rebaixada é suficiente, mas às vezes o requisito é muito mais complicado. O adaptador para torre eólica com dispositivo de rotação livre, montado num reboque 4+7, preenche a última lacuna da linha Faymonville.
Esta combinação é utilizada quando segmentos de torres com uma carga útil de até 100 toneladas devem ser transportados em estradas sinuosas. O veículo é baseado na dianteira em um dolly de 4 eixos com suspensão pneumática – opcionalmente com pneus 17,5” ou 22,5” – que pode ser configurado compara cavalos mecânicos 6×4 e 8×4 ou 8×4 e mesmo 10×4. “As diferentes variantes de base e as opções de pneus tornam o conceito extremamente interessante para o usuário”, afirma o Gestor de Produto Rainer Noe, explicando a abordagem flexível.
Para torres com flange interno ou externo
Os dois adaptadores de torre instalados facilitam a conexão aos segmentos de torre em grampos de 3 ou 4 pontos sem estrutura adicional. Na versão básica, os componentes são concebidos para diâmetros internos de 2.650 a 5.400 milímetros. “E está disponível uma extensão para 6.300 milímetros caso segmentos de torre ainda maiores precisem ser movidos”, diz Rainer Noe, descrevendo a solução para possíveis versões XXL.
Foram projetados para máxima flexibilidade, pois também podem ser acomodados segmentos com flange externo. Até mesmo o transporte de diversas casas de máquinas é possível com este sistema. O curso vertical de 1.600 milímetros facilita a ultrapassagem de obstáculos elevados ao longo do percurso, como rotundas, barreiras de segurança ou limites de estradas.
Segurança operacional é a prioridade
Segundo a Faymonville, o reboque autodirigido de 7 eixos está agora estabelecendo novos padrões em segurança rodoviária. “Somos o único fornecedor do mercado com suspensão hidráulica. Este princípio é utilizado para elevar ou abaixar o reboque autodirecional de um lado, aumentando consideravelmente a estabilidade do comboio em passagens críticas”, afirma Rainer Noe, descrevendo a tecnologia empregada. “O sistema de direção possui quatro cilindros de direção para a direção dianteira e quatro para a direção traseira. Para uma maior otimização do aspecto da segurança, a largura do veículo foi definida para 2.750 milímetros.”
Ele lembra que os sistemas de travamento hidráulico e mecânico evitam o abaixamento ou retração inadvertida do adaptador. “O manuseio geral é intuitivo e simples. Ao manusear o adaptador, o usuário está sempre em uma área segura devido aos controles remotos padrão e tem uma visão perfeita ao carregar e descarregar.”