A LUBRIFICAÇÃO DOS CABOS DE AÇO (PARTE 2)

A LUBRIFICAÇÃO DOS CABOS DE AÇO (PARTE 2)

DICAS

Por Camilo Filho (*)

A lubrificação de um cabo desempenha um papel muito importante e é essencial para uma vida útil longa e um melhor desempenho. Como dito anteriormente, durante o processo de fabricação, o cabo recebe lubrificação intensiva e está preparado para um início perfeito. Isso fornece ao cabo ampla proteção contra a corrosão e visa reduzir o atrito entre os elementos que o compõem, bem como o atrito entre o cabo e as polias ou tambores.

Essa lubrificação não dura toda a vida útil do cabo e, por esse motivo, todos os padrões internacionais recomendam a relubrificação do cabo antes que surjam sinais de ressecamento e corrosão. Atenção especial deve ser dada às áreas do cabo que passam sobre as roldanas, no tambor ou a partir dele.

Maior vida útil e melhoria na operação diária

Ao escolher a graxa para relubrificação, deve-se garantir que ela esteja de acordo com as recomendações do fabricante do cabo. É importante que esta graxa usada para relubrificação seja compatível com a graxa inicial usada na fábrica, evitando-se assim interações indesejáveis entre os seus componentes químicos.

Interessante notar que os cabos galvanizados também precisam dessa lubrificação, não tanto para proteção contra a corrosão, mas para reduzir o atrito interno do cabo, bem como para componentes externos como roldanas ou tambores. Também aqui a vida útil e a operação diária são fortemente melhoradas quando o cabo é lubrificado adequadamente.

Existem várias técnicas para aplicação do lubrificante:

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O mais comum atualmente é aplicar o lubrificante com um pincel ou esfregar.

Às vezes, um método de gotejamento contínuo é usado. Se apenas um pouco de lubrificante for necessário, os bicos de pulverização podem ser utilizados.

Vários outros sistemas permitem a aplicação de um banho de lubrificante contínuo.

O método mais efetivo é a lubrificação pressurizada. Este método, dependendo da aplicação do cabo, expulsa toda a areia e outros contaminantes sólidos, limpando o cabo e relubrificando-o de fora para dentro. A penetração máxima do lubrificante nas folgas do cabo só pode ser garantida se for aplicada lubrificação a alta pressão. Com este método, as duas metades de uma luva, que são equipadas com vedações de borracha, são presas à volta do cabo e aparafusadas. Enquanto o cabo passa pelo lubrificador, o lubrificante é pressionado na luva a uma pressão de até 30 bar.

Sistema de lubrificação pressurizado para cabo de aço

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Estudos indicam que a lubrificação pressurizada do cabo em relação à lubrificação manual, no mínimo dobra a vida útil do cabo, sendo que em determinadas aplicações chega a triplicar esta mesma vida útil. Quando lubrificamos o cabo manualmente, o lubrificante é aplicado somente na periferia do cabo, enquanto que, quando pressurizado, este mesmo lubrificante ocupa os mínimos espaços existentes, não deixando margem para que a corrosão inicie.

 

IMPORTANTE

Todos os diferentes métodos de relubrificação de cabos de aço devem ser executados regularmente desde o início da vida útil do cabo!

ATENÇÃO NA LIMPEZA DOS CABOS DE AÇO

Se um cabo de aço estiver muito sujo, ele deve ser limpo externamente de tempos em tempos. Isso se aplica particularmente a cabos que operam em condições extremamente abrasivas e àqueles que absorvem produtos químicos.

Na prática ou vida real, a limpeza eficaz sem ferramentas adequadas é um trabalho bastante trabalhoso. Primeiro, o desengraxe total do cabo, e depois são recomendados equipamentos com escovas rotativas de latão e, em seguida, secagem com jato de ar.

Lubrificação por aspersão diretamente no tambor 

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Infelizmente, hoje há uma tendência de se lubrificar menos os cabos de aço e trabalhar com eles mais secos do que antigamente.Uma das razões, além da falta de um programa de manutenção eficaz, é porque torna mais fácil a verificação do checklist diário da máquina no que tange à inspeção do cabo que é “item crítico” e a questão da segurança contra escorregamento, uma vez que o cabo lubrificado eventualmente fica gotejando sobre o deck do equipamento ou no chão no caso de uma ponte rolante – coisas que o pessoal da segurança certamente condenará!

E, finalmente, para responder a pergunta que vale um milhão de dólares: com que frequência e qual lubrificante devemos aplicar?

A resposta é: “Qualquer coisa é sempre melhor do que nada”!

 

Leia também: A LUBRIFICAÇÃO DE CABOS DE AÇO (PARTE 1)

 

camilofilhoCamilo Filho é engenheiro mecânico, especialista em içamentos pesados, com 38 anos de experiência em operações com guindastes e movimentação de carga. Com vários cursos na área feitos no exterior, é responsável por vários trabalhos de grande envergadura no Brasil e no exterior. Atualmente é consultor da IPS – Engenharia de Rigging, é também membro da ACRP (Association of Crane & Rigging Professionals-USA).

 

3 comentários em “A LUBRIFICAÇÃO DOS CABOS DE AÇO (PARTE 2)

    1. Olá Bruno, veja que o autor não faz referência a marcas, mas mostra alguns critérios que você deve levar em conta na escolha.

  1. Bom dia ……
    Cabos galvanizados podem ser lubrificados ????

    Muito obrigado pela atencao.

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