A IMPORTÂNCIA DO USO DE GRUAS EM IÇAMENTOS DE CARGAS

 

Um importante empreendimento comercial está sendo erguido próximo à Basílica de Aparecida do Norte, com foco no enorme público de devotos, da própria cidade e municípios de entorno. A iniciativa é da Congregação do Santíssimo Redentor, entidade ligada à Igreja Católica, e as obras e execução do projeto estão a cargo da Lotus Projetos de Engenharia. Os trabalhos tiveram início em março e a expectativa é que o shopping esteja concluído em 24 meses.

Um equipamento chave nos próximos 15 meses é a grua Terex, modelo CTT181-B1-8TS21, locada pela Lotus, junto a Locar Guindastes e Transportes Intermodais. O equipamento, com altura de 55, 4 m, tem lança de 60 m e capacidade de carga na ponta de 2,6 t. Essa última condição foi determinante na escolha dessa grua em particular. Os materiais para construção civil a serem serão içados tem peso máximo equivalente.

Essa grua, já mobilizada no local, desde o dia 20 de março, e montada sobre chumbador, irá movimentar todos os insumos para a obra (materiais diversos de concretagem e estruturas). A montagem foi feita por um guindaste Liebherr LTM 1500, com lança de 50 m com Luffing jib. O Plano de Rigging é de responsabilidade da IPS – Engenharia de Rigging.

A obra tem como ponto de partida a demolição da Galeria Hotel Recreio – com preservação e reforma de sua fachada, que é tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Existem dois grandes desafios na operação dessa grua. Primeiro que, como o equipamento teve que ser instalado em um talude, foi preciso o acompanhamento de um geólogo, contratado pelo próprio cliente, para dimensionar toda a fundação. Ou aspecto importante é que a passarela principal da Basílica fica ao lado da grua. De modo que, quando a movimentação do material tiver que passar por cima da passarela, a mesma terá que ser interditada.

Ainda com relação à mobilização dos equipamentos, um dos diferenciais importantes na solução técnica apresentada pela Locar, em relação aos demais concorrentes, foi a montagem do guindaste LTM 1500 no estacionamento e não na rua, para que causasse menos transtorno no trânsito da região – um ponto crítico em uma cidade turística e de grande movimentação.

Para a montagem da grua a Locar deslocou quatro montadores e para sua operação da grua no dia a dia, um operador e um sinaleiro. Na montagem do guindaste LTM 1500 estiveram envolvidos um operador, um ajudante, um sinaleiro e um supervisor de equipamentos.

Conexão Aeroporto

Um dos grandes projetos de transporte metroferroviários do Governo do Estado de São Paulo, recém-inaugurado e em fase pré-operacional, é a linha Jade (13) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A par de sua inegável importância social, interligando sobre trilhos a cidade de São Paulo com Guarulhos e o Aeroporto de Cumbica, projeto teve como ponto alto a construção de dois viadutos estaiados sobre as rodovias Ayrton Senna e Hélio Smidt e um monotrilho de nove quilômetros de extensão. Diversas locadoras e terceiros estiveram envolvidos nesse trecho da obra, dentre os quais a Locar Guindastes e Transportes Intermodais. Os trabalhos de içamento em seu caso incluíram estruturas metálicas, concreto e ferragens, dentre outros tipos de cargas, com peso máximo na ponta das gruas de 1,3 t.

A locadora optou por dois equipamentos Terex CTT91, com lança de 50 m e altura de 66,8 m. O critério de escolha do equipamento, segundo a Locar, é que, com apenas uma ancoragem, foi possível atender aos 66,8 m de gancho que o cliente necessitava.

De acordo com a locadora, o maior desafio da operação foi o de atender ao cronograma bastante apertado em termos de prazos. Foi preciso, portanto, trabalhar em regime de dois turnos  (24 horas ininterruptas) para garantir a velocidade requerida, sem comprometimento da qualidade dos equipamentos e dos procedimentos de manutenção preventiva. A utilização da grua – e não de guindastes – garantiu também que o trânsito não tivesse que ser interrompido em algumas movimentações. Outros fatores foram o período de locação de longo prazo (12 meses), o tipo de carga e o raio necessário para alcance. Também pesou na decisão a produtividade da grua e o fato de não ser preciso patolar e despatolar diversas vezes, resultando em menor custo, quando comparado a guindaste.

Equipe e equipamentos estiveram mobilizados de março de 2017 a março de 2018. A montagem e desmontagem foi feita por equipe de 5 pessoas (operador, montador e ajudantes) e também envolveu guindastes auxiliares de 75, 130 e 220 t.

Locar também constrói no galpão no aeroporto

Se colaborou com a execução da estrutura de transportes sobre trilhos entre São Paulo e o Aeroporto de Cumbica, a Locar Equipamentos e Transportes Intermodais também trabalha atualmente no próprio aeroporto, nas operações de içamento de dois galpões (hangares) da companhia América Airlines. A obra está a cargo da Afonso França Engenharia e Comércio e as operações de içamento foram contratadas pela Delsa Construções Industriais e Metálicas.

Os dois hangares, com área conjunta de 178,5 m x 99,07 m, utilizam em seu processo construtivo tanto estruturas metálicas quanto pré-moldados. Estão sob responsabilidade da Locar o içamento das estrutura metálicas para a cobertura dos hangares e o içamento das tesouras da fachada e lateral. Estão mobilizados, fixos na obra, quatro guindastes XCMG, modelo QY25, com capacidade para 25 t, e três outros guindastes Liebherr, para atendimento por demanda, modelo LTM 1090 (100 t) – além de plataformas elevatórias de trabalho, com altura de até 40 m.  A obra tem cronograma de 12 meses e as operações de içamento de 4 meses. Segundo, Nilza Soares, gerente comercial da Locar, o principal desafio é atender esse cronograma de curto prazo e operar com limitações de altura (75 m).

 

 

 

 

 

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