A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO DE REMOÇÃO E RIGGING

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO DE REMOÇÃO E RIGGING

Por Camilo Filho (*)

Os trabalhadores envolvidos com atividades industriais de içamento e remoção devem ser treinados, tanto em procedimentos de segurança, quanto de operação. A segurança deve ser a principal preocupação, pois qualquer tarefa envolvendo cargas içadas pode ser extremamente perigosa, se não tratada com o devido planejamento e atenção. Não podemos subestimar o valor dos trabalhos de içamento e remoção.

Um aspecto fundamental é a experiência do rigger e da sua equipe. E experiência no caso é ter conhecimento dos elementos envolvidos na operação, tais como, o peso da carga, a capacidade dos acessórios, o limite de carga de trabalho do cabo de içamento, eslingas e outros equipamentos. Elementos, enfim, que podem afetar a segurança do içamento, reduzir a capacidade e, por outro lado, garantir práticas seguras nos içamentos e deslocamentos da carga através de remoção. Mudar cargas do ponto “A” para o ponto “B”, por meio de guindaste ou manualmente por remoção, é uma atividade complexa. E por isso, durante o planejamento, deve ser detalhada minuciosamente.

Os riggers devem ter a capacidade de reconhecer fatores como pêndulo, vento, condições meteorológicas adversas, terreno, localização de redes elétricas (linhas aéreas de energia ou enterradas). Todos esses fatores, representam riscos à operação e devem ser devidamente mitigados.

O que os riggers devem saber

Quando o rigger é experiente, sabe deduzir os pesos, capacidades e CG da carga. Sabe como amarrar e içar a carga para que ela suba estável. Lembrando que toda carga deve ser balanceada para garantir a estabilidade, pois cargas desequilibradas inclinarão ou balançarão quando içadas, resultando em possíveis acidentes com lesões às pessoas ou danos aos equipamentos e à propriedade.

Os riggers também devem estar completamente familiarizados com a inspeção e uso de materiais e acessórios envolvidos na operação de movimentação da carga; seja ela vertical ou horizontal. Isso inclui saber qual a lingada correta para o trabalho – as lingadas, tipicamente, consistem em correntes, cabos de aço ou cintas sintéticas conectadas a manilhas, ganchos e olhais.

Todos os aspectos das operações de içamento e remoção devem ser supervisionados por um rigger experiente e, desta forma, requer um especialista altamente treinado, no mínimo, nos seguintes temas:

  • Procedimentos básicos de segurança
  • Matemática e física aplicada à movimentação de cargas;
  • Mitigação de riscos em içamento de cargas;
  • Amarração segura para içamento de cargas;
  • Mitigação de riscos em trabalhos de remoção industrial.

Ainda, cada membro da equipe deve trabalhar em conjunto, coesos, para mover, içar, carregar, descarregar e posicionar as cargas sem lacunas com a segurança!

Camilo Filho é engenheiro mecânico, especialista em içamentos pesados, com 38 anos de experiência em operações com guindastes e movimentação de carga. Com vários cursos na área feitos no exterior, é responsável por vários trabalhos de grande envergadura no Brasil e no exterior. Atualmente é consultor da IPS – Engenharia de Rigging, é também membro da ACRP (Association of Crane & Rigging Professionals-USA).

 

1 comentário em“A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO DE REMOÇÃO E RIGGING

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×