A HISTÓRIA DOS CAMINHÕES COM CESTO AÉREO

A HISTÓRIA DOS CAMINHÕES COM CESTO AÉREO

Por:  Camilo Filho (*)

Os pedidos de indenização por trabalhadores de pomares eram historicamente altos, com a maioria dos acidentes ocorrendo devido a quedas de escadas. Dispositivos de plataforma de trabalho aéreo (PTA), como cestos içados mecanicamente, não apenas reduziram exponencialmente a chance de acidentes, mas também aumentaram a eficiência. Portanto, era apenas uma questão de tempo até que outros segmentos e indústrias, tais como mineração, serviços públicos, silvicultura e construção descobrissem que os caminhões com cesto aéreo (CCA) também eram indispensáveis ​​em seus segmentos de trabalho.

No início, quando os CCA chegaram ao mercado, eles eram comumente conhecidos como ‘colhedores de cereja’ por causa da popularidade de seu uso na indústria de colheita de frutas. Ao longo das décadas, o design desses primeiros caminhões com cesto aéreo avançou continuamente. E passaram a ser projetados sob medida para trabalhos especializados, oferecendo melhores funcionalidades, facilidade de uso, economia de combustível e, claro, segurança.

Qualquer trabalho que exija que os colaboradores consertem, removam ou instalem alguma coisa em determinada elevação em relação ao solo pode exigir os serviços de um CCA. Em sua essência, um caminhão com cesto aéreo é simplesmente um caminhão comercial equipado com uma lança hidráulica, que possui um cesto para transporte de pessoas em sua extremidade. O cesto ajuda a manter o trabalhador seguro enquanto a lança o eleva até onde ele pode usar suas ferramentas confortavelmente e realizar seu trabalho com segurança.

Caminhao com cesto aereo
Avanço contínuo para atender necessidades específi cas em diversos segmentos

DIFERENTES CONFIGURAÇÕES

Lança Telescópica Linear – Nos CCA’s de lança telescópica linear, ao contrário da versão articulada, as lanças dos caminhões são retas não tendo articulação e, portanto, só podem se estender telescopicamente de forma linear. A maior vantagem dos CCA’s telescópicos é o maior alcance horizontal que eles proporcionam, em comparação com qualquer outra lança. Este é um atributo muito útil ao trabalhar em áreas de acesso limitado.

Lança Telescópica Articulada – CCA’s telescópicos articulados tem esse tipo de lanças conhecidas como “lanças tipo canivete” por causa de sua capacidade única de se desdobrar como as lanças articuladas tradicionais com um recurso telescópico adicional. Isso permite maior alcance lateral em elevações mais altas, ao mesmo tempo em que reduz o giro traseiro no lado oposto de onde o trabalho está sendo executado. Em muitos casos, esse projeto específico limita o número de vezes que seu caminhão terá que ser reposicionado, o que aumenta a produtividade.

Com isolamento Do Cesto – CCA’s com cestos isolados são usados ​​principalmente por equipes de serviços públicos e aqueles que trabalham em torno de cabeamento elétrico, porque ajudam a proteger contra eletrocussão acidental. Dois componentes desses caminhões são construídos com materiais dielétricos, como fibra de vidro, para evitar a condução de eletricidade: a lança e a caçamba.

Com Cesto Não Isolado – Como o nome sugere, as lanças não isoladas não têm um revestimento de fibra de vidro e cestos, o que significa que elas não ajudam a proteger da eletrocussão. Estes são utilizados em aplicações em que não há necessidade deste recurso de segurança. Em vez disso, eles são simplesmente feitos de aço.

Montados em Máquinas De Esteira – Vários fatores, como tração, pressão no solo, suspensão e direção, tornam os equipamentos de esteiras montados com cesto aéreo uma alternativa em situações com terrenos acidentados, irregulares ou pantanosos. A tração, por exemplo, é maior quando o equipamento se move sobre esteiras ao invés de rodas e exerce menor pressão sobre o solo.

CUIDADOS NA OPERAÇÃO COM CESTO AÉREO

Na sequência, apresento uma visão geral dos perigos associados às operações de caminhões com cesto aéreo e como os utilizadores podem ajudar a evitá-los seguindo estas dicas básicas de segurança.

Operador e o checklist diário – Só usuários treinados nos procedimentos de segurança e familiarizados com o equipamento devem operá-los. Todos os dias antes de colocar o equipamento para trabalhar, deve ser realizada uma inspeção visual completa. Seguindo um checklist, procure por amassados, trincas, quebras, vazamentos e danos em áreas-chave que possam comprometer a integridade do caminhão. Por exemplo, verifique a pressão dos pneus. Certifique-se de que não haja rasgos, protuberâncias ou desgaste irregular. Verifique toda a parte hidráulica em busca de vazamentos. Verifique se as luzes estão funcionando bem e se não há peças soltas ou faltando.

Inspeção do local de operação – Esta dica de segurança envolve a verificação do solo em busca de lombadas, buracos, taludes, detritos ou qualquer coisa que possa prejudicar a estabilidade. Antes de posicionar o veículo, verifique as interferências visíveis e invisíveis; tais como postes, linhas aéreas, árvores, galerias subterrâneas, tubulações enterradas e etc. Além das interferências, o solo também deve ser firme e nivelado. Lembre-se sempre de acionar os freios de emergência e colocar calços sob os pneus. Isole a área ou pelo menos coloque cones ao redor da área de trabalho como um sinal de advertência. Conheça a distância mínima de operação das linhas de energia e leve isso em consideração antes de operar a lança.

Proteção contra quedas – Sempre que os trabalhadores estão entrando ou saindo do cesto, é importante manter pelo menos três pontos de contato: dois pés e uma mão ou duas mãos e um pé. Durante o tempo chuvoso, atenção especial deve ser dada na hora de pisar nos degraus de modo a que o usuário não escorregue. Nunca suba na borda do cesto para aumentar sua altura ou alcance, ou coloque alguma para servir de degrau no cesto para acessar lugares de difícil acesso. Use equipamentos de proteção individual, o cinto de segurança corporal ou cinto de contenção com um cabo preso a lança ou cesto é fundamental.

Prevenção ao Tombamento – Certifique-se de que os estabilizadores estejam em terreno estável e nivelado. Se necessário, coloque chapas, dormentes ou outro meio para diminuir a pressão dos apoios no solo. Nunca estenda a lança para fora dos parâmetros de trabalho seguros. Não mova o caminhão enquanto o cesto estiver levantado. Além disso, nunca sobrecarregue o cesto.

Proximidade de redes elétricas – Uma maneira inteligente de se manter seguro contra a possibilidade de eletrocussão é tratar as linhas de energia e outros condutores sempre como energizados, mesmo que estejam inativos. Embora o cesto em si possa ser isolado, o ocupante ainda pode ser ameaçado pelo contato com um circuito elétrico vivo. Os cestos aéreos isolados não podem proteger o trabalhador se houver contato fase a fase ou fase a solo.

camilofilho* Camilo Filho é engenheiro mecânico, especialista em içamentos pesados, com mais de 39 anos de experiência em operações com guindastes e movimentação de carga. Com vários cursos na área feitos no exterior, é responsável por vários trabalhos de grande envergadura no Brasil e no exterior. Atualmente é autônomo e consultor da IPS Engenharia de Rigging. Sugestões e comentários enviar para camilofilho@hotmail.com.

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