Operando desde o final do ano passado na frota da britânica ALE Heavylift, especializada em transportes especiais, um novo modelo de caminhão trator promete revolucionar a movimentação de cargas extrapesadas. Trata-se do caminhão Trojan 8870, desenvolvido pela própria empresa, que tem 72 t de peso bruto e atinge velocidade de transporte de até 77 km/h, tracionando uma carga máxima de 300 t (em inclinação de 14%) ou de 500 t (rampa de 7%).
Esse desempenho é obtido com apenas uma unidade do cavalo mecânico, já que é possível combinar vários tratores em uma mesma composição para a movimentação de cargas ainda maiores, nas tradicionais operações push-pull. Em tais situações, todas as unidades de tração são integradas por computador de bordo, que sincroniza seus sistemas elétrico, de motorização, transmissão e frenagem. Com isto, cada veículo opera simultaneamente em uma engrenagem compensada, com torque e rotação de motor combinados, entre outros parâmetros.
O sistema de frenagem também pode ser controlado da mesma forma, o que permite adicionar uma quantidade ilimitada de veículos ao comboio. Segundo o gerente de projetos da ALE, Gary Butler, que trabalhou no desenvolvimento do Trojan, tais recursos tornam o transporte mais suave, evitando a transmissão de trancos à carga e diminuindo a manutenção dos equipamentos. Ele destaca que o sistema de controle eletrônico também resulta em maior eficiência no desempenho, com redução nas emissões de poluentes e economia de 40% no consumo de combustível.
“Queríamos renovar nossa frota com caminhões que não existem no mercado em termos de capacidade, eficiência e desempenho; portanto, desenvolvemos o nosso modelo com base na nossa experiência e nas necessidades que detectamos em operações com cargas de grande porte”, diz Butler. O Trojan 8870 tem tração 8×8 e é equipado com um motor Volvo Penta de seis cilindros em linha (Euro V), que entrega um potência de 700 HP (1.800 rpm) e um torque de 3.220 Nm (1.200 rpm).
Sua cabine, em aço, conta com padrões militares em termos de robustez e o trem de força conta com eixos dianteiros Dana e sistema de transmissão automática Allison de seis velocidades, com conversor de torque e tomada de força (PTO). A ALE construiu seu primeiro caminhão Trojan na unidade de Hixon, no Reino Unido, e planeja a montagem de outras cinco unidades. Duas delas vão atender contratos da empresa no mercado britânico e quatro serão destinadas às suas operações nos Emirados Árabes Unidos.