YOKE EMITE PASSAPORTES DIGITAIS EM TODA SUA LINHA

YOKE EMITE PASSAPORTES DIGITAIS EM TODA SUA LINHA

Toda a linha de produtos de elevação e rigging da YOKE Industrial Corp. agora está equipada com Passaportes Digitais de Produtos (DPP), conforme a indústria se adapta ao Regulamento de Ecodesign para Produtos Sustentáveis da União Europeia (ESPR).

O extenso catálogo da YOKE inclui acessórios para correntes de elevação Grau 80 e Grau 100, ganchos giratórios de elevação, manilhas, giradores de contato angular, grampos para cabo de aço e pontos de elevação. A empresa integra chips de identificação por radiofrequência (RFID) em cada item, permitindo que os usuários finais utilizem um DPP ao longo do ciclo de vida do produto — e muito mais.

Um DPP é uma ferramenta de gerenciamento de dados que registra informações sobre o ciclo de vida do produto, incluindo composição dos materiais, desempenho energético, diretrizes de manutenção e métodos de reciclagem. Assim, ele promove conformidade e transparência, além de melhorar a eficiência dos recursos e apoiar os objetivos da economia circular.

Faltam menos de dois anos para que todos sejam esperados a trabalhar conforme o Regulamento de Máquinas da UE, substituindo a Diretiva de Máquinas 2006/42/EC. Uma das mudanças mais significativas é a exigência de que a certificação original e os manuais sejam fornecidos digitalmente junto aos produtos.

Enquanto isso, o ESPR busca melhorar significativamente a sustentabilidade dos produtos no mercado da UE, aprimorando sua circularidade, desempenho energético, reciclabilidade e durabilidade. Em vigor desde o ano passado, ele substituiu a Diretiva de Ecodesign 2009/125/EC e estabeleceu um quadro para definir requisitos de ecodesign para grupos específicos de produtos. O ESPR expande o alcance da diretiva para cobrir praticamente todos os produtos físicos e reforça a variedade de requisitos de ecodesign que podem ser aplicados.

A YOKE tem defendido, há anos, o uso mais amplo da tecnologia RFID e do Software como Serviço (SaaS) na indústria de elevação — e continua dedicada a simplificar e digitalizar os processos relacionados à conformidade e rastreabilidade na gestão de equipamentos. Embora as regulamentações estejam agora impulsionando uma aceitação mais ampla, a YOKE já está à frente desse movimento.

Steven Hong, presidente da YOKE, afirmou: “Apoiamos totalmente o ESPR, pois essas regulamentações estão alinhadas com os quatro princípios fundamentais do Sistema de Gestão de Conformidade RiConnect: Conformidade, Rastreabilidade, Status e Net Zero (CTSN)”.

YOKE Issues Digital Product

Chips RFID NFC

Graças ao trabalho da YOKE com a tecnologia de Comunicação por Campo Próximo (NFC), hoje qualquer usuário com um celular capaz de efetuar pagamentos também pode verificar a identidade e o uso seguro de um componente. Importante destacar que a funcionalidade DPP não exige um aplicativo — apenas proximidade entre o produto e o dispositivo inteligente. No entanto, o aplicativo oferece recursos que vão muito além do DPP, incluindo gerenciamento de ativos totalmente digital, documentos de conformidade e verificações pré-uso.

Hong acrescentou: “A indústria de elevação é um mercado altamente maduro e conservador, o que torna difícil a aceitação de novas tecnologias. Devido aos altos custos e à falta de familiaridade com as vantagens das informações digitais, a lacuna entre as indústrias tradicionais e a tecnologia de ponta se aprofundou. No entanto, os chips RFID NFC estão abrindo caminho para a digitalização junto a parceiros e fabricantes globais, revertendo essa mentalidade ultrapassada.”

Cada produto YOKE recebe um DPP exclusivo no momento da fabricação, permitindo que os usuários acessem todas as informações do produto a qualquer momento. O aplicativo, por sua vez, oferece diferentes módulos — como Fabricante e Hospedagem — que proporcionam funções adicionais de gerenciamento de conformidade de ativos. Essa flexibilidade permite um rastreamento abrangente, monitoramento eficiente e um gerenciamento aprimorado de ativos, garantindo a integração contínua da proteção digital e da conformidade regulatória ao longo de todo o ciclo de vida do produto.

Os chips RFID NFC SupraNano podem ser encaixados sob pressão diretamente no aço ou adaptados a polias e outros produtos por meio de etiquetas. As etiquetas BlueSupra, da YOKE, passam por uma série de testes que avaliam impacto e desgaste, enquanto o SupraNano é submetido a rigorosos testes de temperatura (-30°C a +125°C) e resistência à entrada de água (submersão a 6.000m). Outros testes seguem os critérios do padrão militar dos EUA MIL-STD 810H, classificação IP68 à prova d’água, teste de impacto IK10, certificação de resistência a explosões ATEX e resistência à corrosão CRES.

Hong concluiu: “A tecnologia não apenas está ajudando a indústria a se adequar às normas, mas também está nos afastando das etiquetas rígidas tradicionais, que apresentam diversos problemas, como dificuldade de atualização, baixa precisão e desgaste com o tempo, tornando difícil acompanhar as rápidas mudanças do mercado.

Em contraste, a tecnologia oferece dados mais precisos, maior transparência, atualização em tempo real e rastreamento remoto, sem ser impactada pelo ambiente. Essa mudança não só melhora a eficiência da gestão de dados, como também reduz o desperdício de recursos, apoiando os objetivos da economia circular moderna e do desenvolvimento sustentável.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×