A Locar Guindastes e Transportes Intermodais S/A, certificada pelas normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001, com sede em Guarulhos (SP), atuação nacional e filiais em Sumaré (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Betim (MG), Uberlândia (MG), Serra (ES), Rio de Janeiro (RJ), Camaçari (BA), Recife (PE), recebeu o Prêmio Top Crane 2024, na categoria Içamento de Cargas, pelos serviços de movimentação de cargas na montagem de correia transportadora no âmbito do Projeto Maximização Capanema. A operação, realizada entre março e abril de 2024, em Ouro Preto (MG), teve como contratante a Construcap CCPS Engenharia e Comércio S/A.
Com dimensões (CxLxA) de 95,5 x 4,7 x 10,62 m e peso 280,0 t, a carga foi elevada a uma altura de 37 metros. Foram utilizados nessa operação dois guindastes sobre esteiras: modelos Liebherr LR1550 (550 t) e Manitowoc M2250 (450 t). Como equipamentos auxiliares a Locar Guindastes e Transportes Intermodais mobilizou dois guindastes sobre pneus – Sany STC1100 (110 t) e Tadano Faun ATF220G-5 (220 t) – um cavalo mecânico Scania G470 6×4, um cambão e 12 Linhas de eixo com plataforma Goldhofer.
Em função das suas dimensões não foi possível montar a estrutura no local da operação, porque a área é de armazenagem de minério. O contratante decidiu realizar a pré-montagem da correia transportadora em três partes: a pré-montagem do módulo central com peso de 80,0 toneladas no local da operação e duas extremidades dos módulos da extremidade, com peso 100 toneladas cada, na área pulmão, a uma distância aproximada de 2,3 quilômetros.
O principal desafio do projeto seria o planejamento da montagem completa da estrutura, porém o transporte dos módulos das extremidades exigiu estudos de transporte dedicado, com igual exigência técnica quando comparado com os estudos de rigging dos guindastes. Para a definição do modelo do conjunto transportador, foi preciso avaliar inicialmente a viabilidade geométrica do trajeto, dimensionando dois módulos de linha de eixo com a mesa de giro, porém, ao calcular a estabilidade, o ângulo do limite de tombamento não era condizente ao trajeto, havendo a necessidade de alterar o conjunto transportador.
Foi realizado o estudo de viabilidade com base nos acessórios disponíveis das linhas de eixo e o que melhor se enquadrou no quesito estabilidade, foi a plataforma unindo os módulos da linha de eixo, porém aumentando o raio de curvatura do conjunto. Com isso, houve a necessidade de adequação do talude, preparação do solo para passagem dos pneus no final do trajeto, retirada de placas e em alguns trechos a peça passou sobre o guarda corpo “Guard Rail”.
A posição dos olhais na extremidade da correia transportadora e as interferências no local não permitiam o içamento com apenas um guindaste, havendo a necessidade de dimensionar dois guindastes treliçados sobre esteira com capacidade de 450 t (M2250 Max-er) e 550 t (LR 1550 com ballast), que permite deslocar com carga içada.
Em função da área de armazenagem de minério, foi definida um espaço mínimo a ser liberado, para a montagem dos guindastes e pré-montagem das estruturas, que ocorriam simultaneamente. Após a montagem dos guindastes e a entrega dos módulos da extremidade com o conjunto transportador, surgiu a necessidade de reposicionar três vezes o modulo até o local de pré-montagem final.
Apesar do guindaste contemplar esteiras que permitem o deslocamento com carga içada quando o solo está nivelado e com capacidade, no trajeto havia um túnel que limitava o deslocamento do guindaste com carga suspensa. Diante disso, o deslocamento sobre o túnel ocorreu apenas com o guindaste sem carga suspensa, devido a capacidade estrutural do túnel e o laudo geotécnico do solo.
Ao final, a montagem da correia transportadora foi realizada com os dois guindastes treliçados sobre esteira. O trabalho como um todo foi executado no prazo programado de 60 dias.