A XCMG Brasil acaba de entregar dois guindastes modelo XCA800BR, com capacidade para 800 t. O primeiro deles para a Mamuth Transportes de Máquinas; o segundo, para a Tomé Equipamentos e Transportes, empresas de movimentação de cargas sediadas em São Paulo, com atuação em várias regiões do país. Desenhado para o mercado nacional e vocacionado para operações todo terreno, o modelo XCA800BR possui 8 eixos (Kessler), todos direcionais e 6 trativos, transmissão ZF de 12 marchas com retarder e pneus Michelin. Pode contar com dois motores, sendo um Weichai de 660CV, usado para locomoção, e outro Mercedes-Benz de 280CV, para performance. Possui lança telescópica de sete sessões e comprimento de 17 a 92 metros.
O engenheiro Frederico de Oliveira, da XCMG Brasil, destaca a versatilidade do equipamento, que pode ter sua lança montada com 4 sessões e utilizar a cabeça independente, configuração que garante aumento de performance para trabalhos em raios menores. “Por possuir Windpower jib de 19,2 a 36,2 m, permite operar com até 126,2 m de comprimento de lança. A combinação da lança telescópica e jib fixo permite maior comprimento, atingindo 135 metros de lança. Conta, ainda, com o Luffing Jib, que quando montado com o Superlift, pode içar cargas até 154 m com precisão e segurança”.
Outro ponto muito importante, segundo ele, é que “o XCA800BR chega ao Brasil depois de muitas conversas com uma das maiores empresas do setor, que esteve na XCMG China em maio de 2023, discutindo as melhores configurações para o mercado brasileiro”. Frederico de Oliveira cita como exemplo dessas solicitações dois tipos de configuração de lança principal, com 55 e 92 m de comprimento. Assim como eixo diferencial flexível que permite um maior vão livre entre o solo e a base do diferencial, permitindo assim trafegar em vias irregulares sem raspar o diferencial no solo.
Customizações especiais também foram incorporadas ao projeto. Tais como: usar Luffing Jib sem a necessidade de utilização do Superlift, Luffing Jib com toda a lança principal retraída, câmeras de vídeo na cabeça da lança, tambores de carga, dentro da lança principal, e possibilidade de trafegar com 19,2 m de Windpower jib sobre o equipamento com basculamento automático.
Geraldo Peleje, gerente de vendas de guindastes da XCMG Brasil, diz que a XCMG foi a primeira marca chinesa de guindastes a estudar e entender que mercado brasileiro tem características bem diferentes do mercado chinês. No Brasil, lembra ele, é muito comum a utilização de Luffing Jib. Já na China em razão das plantas de óleo e gás, mineração e siderurgia serem amplas e espaçosas, a utilização do Luffing Jib para superar as interferências raramente é necessária.
Até porque, no mercado chinês há uma grande disponibilidade de guindastes de grande porte. “Se um equipamento de 500 t utilizando somente a lança principal e o Superlifit não for suficiente, eles simplesmente mobilizam um de 800 t e param mais distante o obstáculo. No Brasil, em sua grande maioria, as plantas são menores e mais verticalizadas, sendo necessário utilizar máquinas mais compactas e com acessórios mais inteligentes
Ele entende que a introdução do modelo QAY 650 A, com capacidade para 650 t, comercializado para a Mamuth Transporte de Máquinas, em 2022, com o suporte de uma equipe de técnicos chineses com grande experiência no produto, para passar todo o conhecimento para o time Mamuth, já familiarizado com equipamentos de grande tonelagem, foi um divisor de águas no mercado nacional. “Essa ação conjunta mudou a concepção do usuário brasileiro em relação a produtos chineses da mesma categoria. Além do que a XCMG foi a primeira a trazer guindastes de 400, 450, 500, 650, 800 e 3000 t e todos feitos para o mercado brasileiro, com todas as Rac’s, 100% em português”.
Peleje explica que essa decisão estratégica fez com que a empresa demorasse um pouco mais para disponibilizar equipamentos no país. “Mas é um dos grandes diferenciais da XCMG: estudar, entender, adequar e produzir produtos personalizados para o Brasil e não simplesmente trazer produtos desenvolvidos para o mercado chinês para o Brasil”. Para ele, o modelo XCA800BR foi realmente o guindaste da marca que teve a melhor configuração para o mercado nacional até os dias de hoje. “Nosso equipamento é todo em português do Brasil, não somente no painel do caminhão, como também os computadores. Toda a operação de montagem e serviço pode ser controlada remotamente, de modo seguro e ergonômico, permitindo a visualização em tempo real do status do computador principal”
Para a Mamuth, o guindaste de 650 t e agora o de 800 t aumenta a capacidade de oferta para seus clientes, grandes empresas dos segmentos de mineração, construção civil, energia, mobilidade urbana e transporte internacional. Ricardo Mok, diretor comercial da área de guindastes da empresa, lembra que os projetos no Brasil estão tomando cada vez mais proporções maiores, com vigas mais longas e pesadas, reatores e caldeiras maiores e mais pesadas.
Sem esquecer do mercado eólico, com torres e componentes maiores e mais pesados. “A XCA800BR é capaz de alcançar uma altura maior com mais capacidade e ainda pode ser deslocada no parque eólico com um wind-power jib de 19,2m sobre o guindaste que ao bascular se acopla automaticamente à cabeça da lança e rapidamente está pronta para a ação, sem e necessidade de um guindaste auxiliar. Esse Wind power jib pode chegar até 36m para alcançar maior altura com boa performance”.
Segundo ele, assim como a Mamuth inovou entrando no mercado de 450 t e 650 t e obteve um grande sucesso, a empresa depois de muito estudo viu a necessidade de aumentar sua capacidade de içamento e conseguir atender os seus clientes de forma plena, sem a necessidade de subcontratar equipamentos de grande porte, conseguindo assim um melhor custo benefício e atendimento personalizado aos seus clientes.
Em relação às customizações para o mercado brasileiro, ele destaca a introdução de dois tipos de comprimento de lança e o diferencial flexível. “A linha XCA já é uma linha que vinha bem completa desde os primeiros produtos. Em termos de mobilização, montagem e desmontagem no canteiro de obras, ele diz que as condições são semelhantes a de equipamentos de grande porte de outras marcas. “Com um controle de carga dos eixos ativos de forma digital, diretamente e com controle de limite de velocidade máxima em relação ao peso total do deslocamento no site de trabalho”.
Ele aponta algumas novidades no XCA800BR em termos de eletrônica embarcada, cinemática e controles. “Dentre outras, todas as telas são maiores, com mais definição, mais intuitivas e sensíveis ao toque na parte do LMI. Só no caminhão não é sensível ao toque para evitar toques acidentais durante a viagem do equipamento”.