A Arteris Litoral Sul recebeu autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para construção do primeiro Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros no trecho administrado – na rota entre as capitais Curitiba e Florianópolis. A concessionária irá investir R$ 15 milhões, e as obras têm duração prevista de 12 meses.
O PPD será construído pela concessionária na altura do km 220 da BR-101/SC, em Palhoça, na área da antiga praça de pedágio desativada no local. Ao todo, serão 39 mil metros de área construída, com destaque para o prédio principal.
A edificação fica na margem sul da rodovia e terá dois pavimentos com copa, sala de descanso, sanitários, instalações com chuveiros e vestiários. Além disso, haverá espaço para instalação de mini-mercados automatizados, lavanderia automatizada, farmácia e comércio de itens essenciais aos caminhoneiros.
No lado norte – haverá também uma edificação com instalações sanitárias incluindo banheiros femininos e masculinos – equipados conforme as normas de acessibilidade. A edificação norte é integrada ao prédio principal por meio da passarela sobre a rodovia.
O estacionamento do PPD irá oferecer espaço para 59 vagas, sendo 33 para carretas com comprimento de até 30 metros, e outras 26 vagas para caminhões com comprimento de até 12 metros. As vagas estarão alocadas para possibilitar o estacionamento em ambos os sentidos da BR-101/SC.
Tudo foi cuidadosamente planejado para oferecer conforto e bem-estar. No interior do edifício, a acústica e a iluminação também devem reduzir o ruído externo da rodovia, possibilitando também conforto visual – incluindo a proteção das janelas com películas e iluminação com lâmpadas de LED.
“O projeto é completo e está pronto para se tornar realidade – estabelecendo um marco na história do trabalho dos caminhoneiros no Brasil – oferecendo condições adequadas para que os motoristas cumpram a legislação que preconiza o descanso obrigatório”, afirma o diretor de operações da Arteris Regional Sul, Cesar Sass.
PARABÉNS. Basta de acidentes diários em nossas rodovias. Isto vai possibilitar repouso tranquilo para os caminhoneiros e consequentemente, redução drástica nos acidentes.