A Transremoção há muitos anos é usuária de guindastes da marca Luna, tendo em sua frota modelos semi-industriais, sobre caminhão, com capacidade para 24 (TM 120), 26 (TM 130) e 28 t (TM 140). E também guindastes articulados da mesma marca, com capacidade para 31 t e 28 t.
No final do ano passado, a empresa recebeu da mesma Luna, além de duas carretas de 15 m com suspensão a ar, dois novos guindastes articulados, com capacidade para 62 t, os guindautos modelo LN 62508 BR – 6H2M, da linha MAXIMUS. A grande novidade, porém, foi o novo guindaste sobre caminhão TM 220, com capacidade para 44 t.
É o primeiro em operação no Brasil. Desenvolvido pela fábrica da Luna, em Caxias do Sul (RS), em dois anos entre engenharia e projeto, recebeu configuração final e incorporou recursos indicados pela Transremoção e pode vir a ser um equipamento padrão para outras empresas que também trabalham com remoção industrial ou atividades afins.
Com reforço estrutural no chassi e controle remoto para operação à distância, o TM 220 recebeu uma terceira lança hidráulica (e não mais a cabo, como modelos anteriores), que permite abrir com segurança a lança com carga para pequenos ajustes finais no seu posicionamento final. Um outro recurso adicional são os roletes, que podem ser abaixados, para movimentação do caminhão com carga.
“Nos últimos quatro anos, superando uma fase muito difícil pela qual passou, a Luna, honrando todos os seus compromissos, nunca deixou de investir em tecnologia e qualidade, processo de fabricação e projetos”, diz Sérgio Dalzotto, diretor comercial da Luna. Ele agradece a parceria da Transremoção no desenvolvimento do TM 220 e diz que já há duas outras unidades em fabricação. “Trata-se de um equipamento único na América Latina e tenho certeza que atenderá as necessidades de nossos clientes”.