Por: Eugenio Rocha (*)
As operações de içamento de cargas são consideradas essenciais e estratégicas na cadeia produtiva industrial, merecendo e exigindo atenção especial dos gestores da produção, manutenção e dos profissionais em Segurança do Trabalho, visando mantê-las sempre em elevados níveis de regularidade, segurança e confiabilidade.
Neste contexto, é necessário enfrentar e superar diversos desafios que, se forem negligenciados, poderão ocasionar a intercadência operacional, cujos efeitos são sempre indesejáveis e danosos para a cadeia produtiva.
Dentre estes desafios, destacam-se seis situações que devem ser consideradas pelos gestores com a importância que requerem, ou sejam:
Desafio 1 – Adotar Plano de Manutenção Preventiva dos Equipamentos:
Promover e garantir a segurança e regularidade das operações, além da extensão da vida útil dos equipamentos de içamento, contabilizando ganhos expressivos em economia e produtividade.
Desafio 2 – Melhorar o Arranjo Físico dos Ambientes das Operações:
Planejar e viabilizar melhorias nos níveis de mobilidade e acessibilidade durante as operações de içamento, obtendo ganhos em segurança e produtividade, reduzindo tempos e racionalizando movimentos.
Desafio 3 – Garantir a Qualidade dos Acessórios de Içamento:
Priorizar a qualidade, a conformidade e a compatibilidade dos acessórios de içamento utilizados como requisitos obrigatórios, assim como adotar os procedimentos para a sua inspeção visual, dimensional e testes não destrutíveis.
Desafio 4 – Qualificar Adequadamente as Equipes Operacionais:
O processo de qualificação das equipes operacionais deve atender as etapas de avaliação médica e psicotécnica, avaliação teórica e prática, além das exigências previstas na NR. 1, item 1.7.1.2, e subitens.
Desafio 5 – Adotar um Plano de Içamento de Cargas:
O plano estabelece as diretrizes básicas, normas regras e procedimentos padronizados que devem ser adotados e cumpridos pelas equipes antes, durante e após as operações de içamento de cargas na indústria.
Desafio 6 – Analisar os Riscos do Sistema Interno de Içamento de Cargas:
A análise de riscos é uma ferramenta extremamente eficaz na identificação, avaliação e definição de ações preventivas direcionadas ao sistema de içamento de cargas, viabilizando e mantendo a sua operabilidade nos padrões adequados de segurança e confiabilidade.
Compreender e superar estes desafios não é tarefa fácil, porém, necessária para que as operações de içamento de cargas na indústria, representem efetivamente, a garantia da segurança, regularidade, fluidez, e produtividade necessárias aos processos e etapas que compõem a cadeia produtiva, assegurando à indústria as condições necessárias para o devido cumprimento das suas obrigações junto aos seus clientes.
Deve-se destacar a necessidade de proclamar aos gestores de produção, manutenção e Segurança do Trabalho, para que reflitam sobre cada um destes reais desafios, e não meçam esforços no sentido de motivar e incentivar seus pares e equipes a analisá-los e superá-los, obtendo desta forma melhorias significativas nas condições de trabalho, e assegurando resultados cada vez mais expressivos para todo o sistema interno de içamento de cargas.
Eugenio Rocha é consultor e instrutor especializado em Movimentação de Materiais. Técnico em Segurança do Trabalho. Tecnólogo em Logística. Trabalhou na Magnesita S.A. e Cia de Cigarros Souza Cruz. Mais de 80 projetos realizados em capacitação profissional, com mais de 5.000 profissionais treinados em quase 300 treinamentos ministrados. Contatos para: safemov@gmail.com