PÓRTICOS HIDRÁULICOS X GUINDASTES

PÓRTICOS HIDRÁULICOS X GUINDASTES

Por: Camilo Filho*

O pórtico hidráulico foi desenvolvido originalmente no começo dos anos 60. Foi projetado para içar e movimentar máquinas pesadas e seus componentes. Isso, dentro de edifícios e áreas fabris onde os espaços são confinados, onde guindastes convencionais não tinham acesso. Os conceitos básicos e o projetos dos pórticos surgiram da mentes imaginativas dos riggers e engenheiros. Os quais precisavam resolver problemas variados de içamentos.

portico hidraulicoO primeiro pórtico hidráulico “puro” foi projetado e construído em 1963 por Hartley Belding. Na época engenheiro e dono da Belding Engineering Company, em Chicago, Illinois, EUA. Sua empresa ganhou um contrato para relocar uma fábrica da Elkay Sink Company, em Illinois. Entre os equipamentos a serem movimentados constavam várias prensas grandes e altas. Belding concebeu o sistema de pórtico como um método prático de içamento das prensas. E horizontalização para o transporte e vice versa no destino.

Cada perna deste sistema consistiu de três cilindros de caminhão basculante de simples estágio. Com diâmetro de 102 mm, montados na vertical e soldados a uma base estrutural simples. Embora as bases não possuíssem rodas, o conjunto podia ser movido se necessário apoiando-se as bases sobre um tipo de tartaruga.  O conjunto era acionado por uma bomba hidráulica. E tocado por um motor a gasolina com uma pressão de trabalho de 10.000 psi. A capacidade por perna era de 34 t e o curso de 2,44 m.

A evolução dos pórticos hidráulicos

Os pórticos hidráulicos evoluíram. E hoje são uma alternativa efetiva e economicamente viável no içamento de cargas pesadas se compararmos com os guindastes. Vários melhoramentos foram efetuados em seu projeto. Assim como vários acessórios foram incorporados. Tendo em vista o aumento da segurança na operação (indicador de altura eletrônico, barras estabilizadoras, válvulas holding, powerlinks e etc.).

Acompanhando a evolução de seus projetos, temos hoje disponíveis no mercado pórticos com capacidade de 1200 t com uma altura de 14 m. Pórticos hidráulicos são equipamentos extremamente versáteis no içamento e movimentação de cargas pesadas ou não. Em locais confinados ou em campo aberto. Muitas vezes substituem guindastes, com um custo de mobilização/desmobilização e de locação  incomparavelmente menor.

Assim como o guindaste ou outra atividade de movimentação de carga qualquer, o pórtico também exige planejamento e engenharia na sua aplicação. Os procedimentos básicos para o uso de pórticos hidráulicos não são os mesmos aplicados aos guindastes convencionais. Içamentos usando-se pórticos hidráulicos podem e devem ser feitos com segurança.

É muito importante no entanto entender que os pórticos podem tornar-se rapidamente instáveis e tombar! São completamente diferentes dos guindastes convencionais, que possuem outriggers. As pernas do pórtico tem fatores de segurança limitados contra o tombamento. E a razão é muito simples: suas bases são pequenas se comparadas com sua altura!

*Camilo Filho – Engenheiro Mecânico, especialista em içamentos pesados, com mais de 29 anos de experiência em operações com guindastes e movimentação de carga; varios cursos na área feitos no exterior, responsável por vários trabalhos de grande envergadura no Brasil e no exterior. Atualmente é diretor técnico da  IPS – Soluções Técnicas em Movimentação de Cargas www.ips.eng.br  e é membro da ACRP – USA. Sugestões e comentários enviar para camilo@ips.eng.br  .

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×