Uma das maiores do país, IC Transportes renova frota só com Volvo. Financiamento foi feito pelo Banco Volvo. Empresa de Sumaré (SP) é dedicada ao transporte rodoviário de produtos sólidos, líquidos e gases a granel. Adquiriu 200 caminhões Volvo – 193 FHs e sete VMs – para renovar parte de sua frota. A transportadora é a maior do Brasil no segmento de gases do ar. E está entre as principais no setor de granéis sólidos.
“Nossos valores são parecidos com os da Volvo. Isso facilita a relação. E é um dos motivos da parceria de mais de duas décadas”. Quem afirma é Ivan Luis Camargo, vice-presidente comercial. “Acreditamos em um negócio sustentável. Com atenção total à segurança das pessoas e ao meio ambiente”.
Hoje, 70% da frota da IC é Volvo. “O custo-benefício é muito bom em todos os aspectos. Além de ter caminhões excelentes, incluo o pós-venda e a relação com a rede de concessionárias. Bem como os planos de manutenção, o tratamento de dados e o direcionamento de treinamentos. É todo um pacote que permite resultados cada vez mais eficientes para a empresa”. A IC Transportes tem oficinas na sede em Sumaré e na filial em Cubatão, ambas em São Paulo. Todos os veículos Volvo da transportadora têm plano de manutenção Ouro, o mais completo da marca.
Pacote de segurança Volvo
Sobre o FH e o VM, Ivan Luis Camargo elenca a alta confiabilidade, disponibilidade e baixo consumo de combustível. Além da tecnologia de segurança, a parte autônoma e de dados para acompanhar o desempenho. E melhorar o treinamento dos motoristas. “Uma soma que assegura baixo custo operacional. E, com isso, eleva nossa competitividade no mercado”.
Os novos caminhões da empresa são equipados com o pacote de segurança Volvo. Entre vários itens, estão o sistema de controle de estabilidade ESP (reduz o risco de o veículo tombar em curvas e manobras erradas). Alerta de mudança de faixa (câmera que alerta se o motorista passar sobre as faixas da estrada sem sinalizar, indicando fadiga). Detector de atenção (monitora a condução e emite alerta em caso de fadiga e sonolência do motorista). E sistema de frenagem em emergência, que monitora os veículos à frente. Adapta a velocidade e, caso o motorista não reduza a velocidade, freia sozinho o caminhão.