O DESAFIO DOS VENTOS

19 de outubro de 2015

Saraiva Equipamentos conquista prêmio de Trabalho em Altura por montagem de WTGs para a WEG, no Ceará

Por Ricardo Gonçalves

tc 2015 saraiva trabalho altura

A Saraiva Equipamentos, prestadora de serviços de movimentação de cargas verticais e horizontais, foi a grande vencedora do Top Crane’2015, na categoria de Trabalho em Altura, criada este ano. A empresa concorreu com a operação de montagem eletromecânica de WTGs (Wind Turbine Generators) no parque eólico de Ibiapina, na Chapada da Ibiapaba, na divisa do Ceará com o Piauí, a uma altitude de 878 m acima do nível do mar e dimensionado para a geração de 400 MW. A Saraiva Equipamentos foi contratada pela própria WEG, que iniciou recentemente a fabricação de aerogeradores no Brasil e passou a disputar o mercado de equipamentos eólicos com grandes players globais.

Para superar os desafios de logística e engenharia envolvidos, a Saraiva Equipamentos propôs um serviço integrado, envolvendo atividades de transporte, içamento e instalação. Também se comprometeu a mobilizar equipes experientes e qualificadas, utilizar equipamentos de ponta com acessórios especiais para içamento e montagem dos componentes.

Para executar o projeto, mobilizou como equipamento principal um guindaste sobre esteiras Liebherr LR 1600, com capacidade máxima de 600 t em raio de 11 m. A operação foi realizada a uma altura de 90 m, tendo como complicadores a dimensão e o peso da carga (70 t). O alcance horizontal chegou a 120 m e uma equipe de 70 pessoas esteve envolvida. Os componentes precisaram percorrer uma distância de aproximadamente 4.000 km, o que exigiu um rigoroso planejamento e acompanhamento operacional, em vista de um cronograma bastante enxuto de apenas 45 dias. A operação foi bem-sucedida e com redução de custos de 15% em relação ao orçamento inicial.

Com matriz em Recife (PE) e filiais em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Norte, a Saraiva Equipamentos conta com um total de 1096 funcionários, dos quais 228 são operadores. A empresa conquistou as certificações ISO 9001, OHSAS 18001 e CRCC.

No ano passado, os seus equipamentos acumularam 487 mil horas trabalhadas. A frota possui uma idade média de até 5 anos. Estão disponíveis um total de 212 guindastes sobre pneus, dentre os quais 79 Grove, 43 Liebherr e 20 Terex, além de 18 equipamentos sobre esteiras: Manitowoc (16), Liebherr (1) e Sany (1). A capacidade máxima de elevação na frota é de 1.200 t/m e o destaque, o modelo Liebherr LTM 11200-9.1.

Tags: , , , , , , ,


Deixe um comentário


Veja também