LOCADORAS APRIMORAM SISTEMA DE GESTÃO

A era digital criou a expectativa de acesso instantâneo à informação. Mais ainda, entre gestores e empresários, para a tomada de decisões rápidas. Em época de crise ou recessão econômica, essa expectativa tornou-se, na maior parte dos casos, uma questão de sobrevivência no mercado. Tanto que os fornecedores de tecnologia da informação (TI) poucas vezes foram tão requisitados, como agora, no Brasil. E a demanda não é mais por softwares específicos, mas por sistemas integralizadores, que consolidem os controles e processos existentes e deixem as empresas, literalmente, ao alcance da palma da mão dos responsáveis por sua gestão.

Sistemas como esse existem já há algum tempo, e atendem pela sigla ERP, que significa “Enterprise Resource Planning” (Planejamento dos Recursos da Empresa). Grandes fornecedores de TI, como a SAP, Oracle e TOTVS, por exemplo, tem soluções ERP, mas, como ocorre sempre quando se trata da implantação de softwares ou sistemas de um modo geral, acabam prevalecendo, nos vários segmentos de mercado, os que tiverem maior conhecimento do negócio dos clientes envolvidos. Sim, porque, por melhor que seja a solução oferecida, ela deve se adequar às particularidades da operação e customizações específicas dos diferentes clientes atendidos.

Guindastes: um modelo de locação diferente do tradicional

O chamado ERP não foge à regra. A SAP, por exemplo, é muito forte nesse segmento e conquistou uma grande fatia do mercado no passado – tanto que muitos chamam até hoje esse sistema de SAP. Junto às empresas do segmento de locação de equipamentos, no entanto, a TOTVS vem se notabilizando. Primeiro porque é o maior fornecedor brasileiro e possui todas as informações “tropicalizadas” – o que é fundamental, no que se refere, por exemplo a impostos, logística, suprimento, dentre outras particularidades brasileiras.

A TOTVS conta também, dentre suas “Business Partners (as empresas que efetivamente implantam os sistemas nas empresas), com a It Up, de Curitiba (PR), hoje com base em São Paulo (SP), que já tem um histórico considerável junto às empresas de locação de equipamentos, guindastes de gruas, em particular. A It Up tem como clientes empresas como a Transremoção, Locar, IV Guindastes, Cunzolo ( São José dos Campos), Cordeiro Guindastes e Guindastes Tatuapé.

“Quando falamos de locação de guindastes, estamos falando de um tipo de locação totalmente diferente do modelo tradicional”, diz Luiz Cintra, diretor da It Up. Ele lembra que é preciso considerar, por exemplo, a mobilização do equipamento, equipes de apoio, integrações e exames dessa equipe, configurações de equipamento, e quais acessórios irão para obra, assim como o controle desses mesmos acessórios. “Temos que ter prontamente a disponibilidade dos equipamentos, saber quais estão em manutenção, quais equipamentos estão em cliente, quais operadores ou equipes estão disponíveis”.

Customizações para o segmento de guindastes

Segundo Cintra, para o desenvolvimento de um produto que atendesse às necessidades do segmento foram dedicados mais de cinco anos, considerando-se três áreas básicas do negócio: operacional, comercial e manutenção. “É o ‘core business’ do negócio. Com isso, conseguimos integralizar totalmente os dados com o sólido ERP TOTVS em todos os seus módulos”.

Ele cita o caso da área comercial, onde é possível trabalhar com vários tipos de base de cálculo, seja ela por hora, dia, mês, semana ou qualquer período que o cliente escolher, assim como, em um único contrato, ter o controle de todas as obras e equipamentos do mesmo cliente. Desse modo, quando o comercial faz a venda da locação, o responsável já vai receber a informação e consegue preparar os equipamentos e acessórios. E isso é tudo integrado até gerar as medições e o equipamento retornar do cliente.

Um aspecto importante, diz Luiz Cintra, é que, muitas empresas fazem questão de colocar a sua marca nesse produto fornecido pela It Up, com as mais variadas customizações. Na Guindastes Tatuapé, Luiz Carlos Bellangero, responsável pela Controladoria/RD da empresa, cita o caso do controle de pneus, dentre as muitas facilidades que o sistema oferece. “Conseguimos acompanhar claramente a utilização individual de cada pneu do equipamento, desde a data de compra, até a identificação do local do equipamento em que ele se encontra instalado”.

O mais interessante, porém, diz ele, é a possibilidade de administrar o tempo de vida útil, a rodagem, os consertos, e qual a data prevista para sua substituição – e, através da análise do uso, avaliar a probabilidade de uma segunda recapagem desse pneu e continuar controlando o mesmo.

Para Bellangero, o sistema da TOTVS implementado pela It Up para controle e gestão de equipamentos de locação, é uma das melhores ferramentas apresentadas nos últimos tempos para esse fim. “Ele dá aos usuários a oportunidade de gerar uma grande economia com seus equipamentos. E economia é sempre o objetivo das empresas quando adquirem um sistema integrado para gerenciamento de seus negócios”. Por Wilson Bigarelli

 

Funcionalidades do ERP para locadores de guindastes

Controle de integração e ASO dos operadores,
Controle de acessórios que acompanham os equipamentos (contrapeso, moitão, etc)
Gestão comercial, montagem de propostas, contratos e “prospects”
Linha do tempo de disponibilidade dos equipamentos, com gráficos e controle de status
Controle automatizado da programação dos equipamentos
Controle de locação dos equipamentos por período, por horímetro ou por potência utilizada
Controle de hora trabalhada de mão de obra, integrado automaticamente com Módulo Rh
Rastreabilidade dos equipamentos e acessórios
(com controle de todos os acessórios locados junto a cada equipamento)
Integração com o pedido de vendas a par tir do contrato
Controle dos equipamentos por notas fiscais de saída e de entrada
Ao gerar pedido de locação, os valores de receita e despesas atrelados são
provisionados em contas a pagar e contas a receber
Controle de receita por projeto (previsto x realizado)
Controle de combustível e manutenção dos equipamentos
Controle das medições por projeto
DRE por equipamento, relatórios e indicadores KPI
Controle de fretes a terceiros ou frota própria, “Mob/Desmob”
Controle de por taria, entrada e saída de veículos e equipamentos com check-list.

 

 

 

 

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