GUINDASTES TORRE LIEBHERR EM TRABALHOS SUBTERRÂNEOS

GUINDASTES TORRE LIEBHERR EM TRABALHOS SUBTERRÂNEOS

Em um período de dois anos, a Liebherr  comercializou na França 10 unidades do seu guindaste torre 1000 EC-H 40 High-Top. O último foi entregue no canteiro de obras da Grand Paris. Trata-se de uma rede de transporte metro-ferroviária, com 200 Km de linhas que está sendo ampliada.

O projeto Grand Paris inclui a construção de quatro novas linhas (15, 16, 17 e 18), bem como a extensão da linha 14 para o norte e sul. Como 90% delas são subterrâneas, estão sendo utilizada perfuratrizes, que trabalham  de 15 a 55 m de profundidade. Além de perfurar, essas máquinas também instalam anéis de concreto pré-moldadas no teto dos túneis. As peças pesam de 7 a 8 t.

Elas são descarregadas e armazenadas com um 1000 EC-H, equipado com uma garra de segmento de 4 t. E depois baixadas para a estrutura do túnel em lotes de dois ou três. Uma vez lá, os elementos de concreto pré-moldado são assentados em vagões de manuseio de materiais e transportados para a máquina de perfuração de túneis, que os monta.

Precisão e segurança na operação

O modo de posicionamento fino do Sistema Micromove do guindaste permite que isso seja feito com precisão milimétrica, apesar do peso pesado das peças. Outros sistemas de assistência, como o sistema eletrônico anticolisão e o amortecimento da oscilação, também garantem uma operação precisa e segura.

liebherr-1000-ec-h-800Outra adequação do equipamento é que a aplicação requer capacidade de elevação superior a 25 t. O que não é o padrão na França, onde a maior parte das gruas tem capacidade de 12 a 16 t. Por conta disso, os modelos 1000 EC-H 40 se tornaram uma referência ao longo dos trechos do Grand Paris. Estando mobilizados meses e até anos em operação contínua. Onde são submetidos a cargas mecânicas particularmente pesadas e repetitivas. E sua capacidade garante desgaste prematuro do componenetes, como o anel de giro, por exemplo. Eric Klingenstein, gerente de projetos especiais, comenta: a experiência da Liebherr em tais condições não apenas garante que o usuário leve em consideração a tabela de carga e a altura do gancho durante a seleção, mas também garante alto desempenho de manuseio.

Nesse obra, os guindastes de torre têm sido uma parte importante da cadeia de produção desde o primeiro dia. Portanto, qualquer tempo de inatividade inesperado da máquina levaria à lentidão do trabalho e consequências financeiras significativas. Por isso, o Serviço Liebherr tem que oferecer disponibilidade máxima e tempos de resposta rápidos. Para tanto, montou um estoque de peças de reposição localizadas em suas próprias instalações de serviço em Fontenay-Tresigny. A Liebherr também otimizou o projeto e com conectores de montagem rápida Connect & Work agilizou a mobilização. Algo fundamental, em razão do tamanho dos elementos a serem montados.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×